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JORNAL
Edição 113 - Educação Integral
14/05/2015
 
ou

Caminhos da Educação Integral no Brasil

Jaqueline Moll – Editora Penso – Brasil

“Este livro propõe e qualifica o debate da educação integral com base em conceitos e teorias de grandes pensadores da educação, tais como Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro e Paulo Freire, entre outros, explicita a necessidade de novos pactos entre governo e sociedade para que essa agenda se cumpra, abre espaços para o debate sobre a reorganização cotidiana da escola e apresenta experiências bem-sucedidas de estados e municípios empenhados na tarefa de construir uma escola de educação integral a partir do desafio de repensar a escola pública.”


Educação Brasileira em Tempo Integral

Ligia Martha Coimbra da Costa Coelho e Ana Maria Cavaliere – Editora Vozes – Brasil

“O livro defende a implantação do horário integral nas escolas públicas brasileiras, transformando-as em pólos de desenvolvimento social e político do país. São apresentados vários artigos escritos por professores universitários, quadros da administração pública e diretoras de escolas de tempo integral, sobre as experiências praticadas no país, além de um balanço dessas iniciativas.”

 

 


Educação Integral no Brasil – Inovações em Processo

Moacir Gadotti – Editora Instituto Paulo Freire – Brasil – 2009

“Neste livro, Gadotti toca em questões complexas da contemporaneidade e traz à nossa reflexão experiências de educação integral que estão sendo vivenciadas hoje. Ele nos convida a acompanhar e analisar essas "inovações em processo". São iniciativas que vêm ao encontro de uma nova qualidade da educação, buscando criar novos espaços e tempos para o atendimento e desenvolvimento integral de crianças, adolescentes, jovens e adultos. O leitor e a leitora terão nas mãos uma publicação que poderá ajudar também a compreender que vivemos numa sociedade do conhecimento e de múltiplas oportunidades de aprendizagem, onde se exige de todas as pessoas a aquisição dos instrumentos necessários para continuar aprendendo sempre, ao longo de toda a vida.”


Educação Integral – Um sonho possível e de realização necessária

Valter Pegorer – Editora Texto Novo - Brasil

“Neste livro os leitores vão encontrar reflexões e sugestões para a realização do sonho da educação integral, a partir de uma experiência de implantação do modelo num município. Traz os relatos e compartilha as vivências dessa experiência educacional, ao longo de mais de doze anos. Recuando no tempo, o livro apresenta um pouco das tendências históricas da educação integral no Brasil, mostrando que ela se propõe a ser uma questão de justiça social que integra, promove a inclusão e proporciona igualdade de condições a todas as crianças, independentemente de sua classe social. Um livro para educadores e gestores da educação em todos os níveis.”


Educação Integral em Tempo Integral

Ligia Martha Coimbra da Costa Coelho (Org.) – Editora DP et Alii/ De Petrus – Brasil

“O que é educação integral? Que fundamentos a constituem? Quais práticas essa concepção de educação privilegia, e em quais contextos? Que relação existe, ou pode existir, entre educação integral e tempo ampliado e/ou integral? Perguntas como estas povoam o cenário da educação brasileira, sempre que a implantação de um projeto desta natureza emerge no país - foi assim com o Programa Especial de Educação, que criou os Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs), no estado do Rio de Janeiro e, também, quando da implementação dos Centros de Atenção Integral à Criança (CAICs), em nível federal, por exemplo.”


Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro

Edgar Morin – Editora Cortez – Brasil – 2008

“Este texto pretende expor problemas centrais ou fundamentais que permanecem totalmente ignorados ou esquecidos e que são necessários para se ensinar no século que se inicia. Os sete saberes indispensáveis enunciados por Morin constituem eixos e caminhos que se abrem a todos os que pensam e fazem educação e que estão preocupados com o futuro das crianças e adolescentes.”


Os Tempos da Vida nos Tempos da Escola – Construindo Possibilidades

Jaqueline Moll (Org.) – Editora Penso – Brasil – 2013 – 2ª edição

“Esta obra reúne reflexões de diversos educadores brasileiros sobre os desafios postos para a educação contemporânea. As discussões ancoram-se na reorganização e ampliação dos tempos e das práticas escolares estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) e, sobretudo, pelas novas Diretrizes Curriculares da Educação Básica.

Afirmando a importância e o lugar da escola na convivialidade e na educação das novas gerações, a reflexão proposta nesta obra procura colaborar para a reconceitualização da escola e sua reinvenção no contexto das novas configurações sociais e culturais da contemporaneidade. Em outras palavras, este livro pensa e propõe uma escola possível, organizada a partir das teias de significado do presente.”


Aprender Tem Que Ser Gostoso

Maria Augusta Sanches Rossini – Editora Vozes – Brasil – 2011 – 7ª edição

“O livro mostra o quanto a educação está ligada à emoção, à motivação e ao bem-estar do educando. A autora apresenta de forma clara e objetiva as necessidades básicas do ser humano, que não podem ser deixadas de lado ou agredidas pelo educador. Ao contrário elas devem servir de aliadas à aprendizagem como fontes motivadoras.”


Reinventar a Escola

Vera Maria Candau (Org.) – Editora Vozes – Brasil

"Reinventar a Escola" expõe o descontentamento com o papel social e a inadequação dos resultados obtidos pela escola, quebrando o atual paradigma da escolarização. Põe em relevo alguns eixos: a relação entre escola e cultura; a formação e a construção do saber docente; o relacionamento entre saberes e a construção da cidadania ativa. Texto oportuno para coordenadores de ensino e professores pensantes.”


Currículo Intertranscultural – Novos Itinerários para a Educação

Paulo Roberto Padilha – Editora Cortez e Instituto Paulo Freire – Brasil

O livro retoma a proposta freiriana dos Círculos de Cultura, reflete sobre o trabalho docente na perspectiva intertranscultural e propõe um currículo que ultrapasse fronteiras, visando a uma educação criativa e criticamente inclusiva.

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