Janet R. Moyles – Editora Artmed - Brasil
Na obra, a autora justifica a inclusão do brincar no currículo da educação infantil e das séries iniciais e propõe formas efetivas de utilização do brinquedo no desenvolvimento integral das capacidades das crianças.
Tizuko Morchida Kishimoto - Editora Cengage Learning – Pioneira - Brasil
Este livro aborda desde o significado de palavras como jogo, brinquedo e brincadeira, passando pela discussão e importância do jogo na educação infantil, até as teorias sobre este assunto.
Tizuko Morchida Kishimoto – Editora Cengage Learning – Brasil - 2002
O livro trata de concepções sobre o brincar provenientes de três campos de estudo: socioculturais, filosóficos e psicológicos. Perspectivas filosóficas sobre o brincar introduzidas por Froebel e Dewey merecem destaque, ao lado de teorias psicológicas como as de Wallon, Vygotsky, Bruner e Lacan, analisadas pelo grupo brasileiro.
Tizuko Morchida Kishimoto – Editora Cortez – Brasil - 2003
O livro mostra como o brincar surge ao longo da história da humanidade relacionado à criança e à educação, assumindo diversos significados. Entretanto, psicólogos, antropólogos, sociólogos e linguistas contemporâneos criaram referenciais teóricos para explicitar o brincar como uma ação metafórica, que contribui para o desenvolvimento integral da criança e propicia a construção do conhecimento.
Maria Aparecida Coria-Sabini – Regina Ferreira de Lucena - Editora Papirus – Brasil - 2004
Esse livro descreve um conjunto de jogos e brincadeiras envolvendo conceitos e habilidades que são comumente trabalhados com crianças de nível pré-escolar. As atividades abrangem conceitos como o desenvolvimento motor, a atenção, a memorização, a percepção espacial e as noções básicas de cores, formas geométricas, e lateralidade, entre outros.
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