Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 27 - Jornal na Escola
29/09/2009
 
ou

O jornal na sala de aula

Maria Alice Faria – Editora Contexto – Brasil

O livro mostra como professores e alunos podem melhorar o ensino/aprendizagem da língua portuguesa incorporando, em suas atividades, os textos dos meios de comunicação de massa. Faz uma apresentação minuciosa das partes de um jornal, como ele é preparado, e como sua leitura crítica pode transformar as aulas de português numa atividade divertida e proveitosa.


Para ler e fazer o jornal na sala de aula

Maria Alice Faria e Juvenal Zanchetta Júnior – Editora Contexto – Brasil

Escrito por especialistas que há anos se dedicam a essas questões, é obra fundamental para aqueles que desejam fazer da sala de aula um espaço privilegiado de reflexão e aprendizado.


Como usar o jornal na sala de aula

Maria Alice Faria – Editora Contexto - Brasil

A preocupação desta obra não é com a teoria, mas com a prática em sala de aula. Ensina a ler, de maneira crítica, todas as partes do jornal, das manchetes aos suplementos, da economia à cultura, da política ao cotidiano. Apresenta minuciosamente o jornal, explica o modo como ele é preparado, e mostra como sua leitura crítica pode transformar as aulas numa atividade divertida e proveitosa.


Aprendendo a ler com o jornal

Nicole Herr - Editora Dimensão – Brasil

A francesa Nicole Herr, Conselheira Pedagógica de Educação, propõe ao professor uma metodologia para trabalhar o suporte jornal em leituras dirigidas com crianças dos 4 aos 10 anos. Sequências detalhadas sugerem trabalhos concretos com crianças a partir da pré-escola, utilizando o jornal como veículo privilegiado para a compreensão da função da leitura. Contém ainda uma seção dedicada ao Jornal Escolar, discutindo vantagens, objetivos e dando subsídios para que o professor elabore seu próprio projeto de JORNAL a ser feito pelos alunos.


O jornal na vida do professor e no trabalho docente

Ezequiel Theodoro da Silva (Organizador) - Editora Global – Brasil

Os textos contidos nesta coletânea nasceram de três edições do Seminário Nacional O Professor e a Leitura do Jornal, realizadas em Campinas (SP) em 2002, 2004 e 2006. O objetivo maior desse evento sempre foi aproximar o jornal da educação por meio de exposições, discussões e debates sobre os pontos de intersecção entre esses dois universos. Coroou tal objetivo o desejo de fazer ver que a leitura - de jornais e de outros veículos da cultura impressa - é uma prática vital na formação continuada e na atualização dos professores.

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.