Maria Alice Faria – Editora Contexto – Brasil
O livro mostra como professores e alunos podem melhorar o ensino/aprendizagem da língua portuguesa incorporando, em suas atividades, os textos dos meios de comunicação de massa. Faz uma apresentação minuciosa das partes de um jornal, como ele é preparado, e como sua leitura crítica pode transformar as aulas de português numa atividade divertida e proveitosa.
Maria Alice Faria e Juvenal Zanchetta Júnior – Editora Contexto – Brasil
Escrito por especialistas que há anos se dedicam a essas questões, é obra fundamental para aqueles que desejam fazer da sala de aula um espaço privilegiado de reflexão e aprendizado.
Maria Alice Faria – Editora Contexto - Brasil
A preocupação desta obra não é com a teoria, mas com a prática em sala de aula. Ensina a ler, de maneira crítica, todas as partes do jornal, das manchetes aos suplementos, da economia à cultura, da política ao cotidiano. Apresenta minuciosamente o jornal, explica o modo como ele é preparado, e mostra como sua leitura crítica pode transformar as aulas numa atividade divertida e proveitosa.
Nicole Herr - Editora Dimensão – Brasil
A francesa Nicole Herr, Conselheira Pedagógica de Educação, propõe ao professor uma metodologia para trabalhar o suporte jornal em leituras dirigidas com crianças dos 4 aos 10 anos. Sequências detalhadas sugerem trabalhos concretos com crianças a partir da pré-escola, utilizando o jornal como veículo privilegiado para a compreensão da função da leitura. Contém ainda uma seção dedicada ao Jornal Escolar, discutindo vantagens, objetivos e dando subsídios para que o professor elabore seu próprio projeto de JORNAL a ser feito pelos alunos.
Ezequiel Theodoro da Silva (Organizador) - Editora Global – Brasil
Os textos contidos nesta coletânea nasceram de três edições do Seminário Nacional O Professor e a Leitura do Jornal, realizadas em Campinas (SP) em 2002, 2004 e 2006. O objetivo maior desse evento sempre foi aproximar o jornal da educação por meio de exposições, discussões e debates sobre os pontos de intersecção entre esses dois universos. Coroou tal objetivo o desejo de fazer ver que a leitura - de jornais e de outros veículos da cultura impressa - é uma prática vital na formação continuada e na atualização dos professores.
Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!