Olga Reverbel - Editora Scipione - São Paulo - Brasil
Desenvolve os fundamentos teórico-práticos da expressão teatral como um valioso recurso pedagógico. As atividades sugeridas objetivam tanto o exercício dramático como também a formação cultural do ano.
Você vai ver neste livro: a pedagogia da expressão; atividades globais de expressão; técnicas de expressão; o jogo dramático; a dramaturgia na escola.
Betina Rugna – Editora Alaúde – Brasil
A proposta deste livro é capacitar educadores a inserir a linguagem teatral no processo educacional. As técnicas e conceitos descritos nesta obra são aplicáveis a crianças e jovens do ensino fundamental e médio, pois é possível adequar exercícios e atividades para cada faixa etária, segundo sua complexidade. Compreende textos e exercícios práticos sobre a percepção e a consciência do corpo como instrumento de comunicação e expressão, além de trazer um guia que ensina todo o processo de criação de uma peça teatral, desde o planejamento e montagem até a apresentação de um espetáculo. Há ainda orientações para que o professor possa criar seu próprio roteiro teatral.
Heloise Baurich Vidor – Editora Mediação – Porto Alegre - Brasil
Este livro é particularmente oportuno na medida em que valoriza o teatro como componente curricular face aos presentes impasses do cotidiano escolar contemporâneo: a indisciplina, o desinteresse dos alunos pela escola, e outros problemas psicológicos e sociais. Um segundo mérito da autora é a sua abordagem contemporânea sobre drama e teatralidade, propondo a aproximação entre a prática do artista com a prática do professor e exemplificando tais pressupostos com a narrativa de experiências desenvolvidas no ensino fundamental.
Vera Lúcia Bertoni dos Santos - Editora Mediação - Porto Alegre – Brasil - 2002
Este livro inaugura a série Educação & Arte com um texto envolvente a respeito da expressão dramática das crianças. A autora, professora de artes cênicas e atriz, ressalta aos pais e educadores o grande significado das brincadeiras, dos jogos de faz-de-conta e das representações teatrais para o desenvolvimento infantil. Destina-se a professores de educação infantil e séries iniciais, arte-educadores e pais.
Taís Ferreira – Editora Mediação - Porto Alegre – Brasil
O livro trata de um estudo de recepção em que se investiga a relação de um grupo de crianças espectadoras com a linguagem teatral na contemporaneidade, tomando a escola como principal mediação entre as crianças e o teatro.
Valmor Beltrame (Org) – Editora da Universidade de Santa Catarina - Brasil
Artigos de diversos autores sobre a arte e a técnica do Teatro de Sombras.
Ana Lúcia F. Cavalieri - Editora FTD – Brasil - 1997
Uma abordagem clara e ampla a respeito das diversas etapas que constroem uma peça teatral, desde o vocabulário até a direção. Tudo dividido em capítulos e acompanhado de atividades, textos e sugestões de leituras, filmes e temas para reflexão e muito mais. Este livro tem como objetivos mostrar os elementos de montagem teatral como a improvisação, a construção de personagens, a direção, a cenografia, a iluminação, a sonoplastia e o vocabulário. Recomendada para aulas a partir do 7º ano do ensino fundamental e cursos de teatro.
O teatro é uma ferramenta pedagógica que abrange todos os aspectos concernentes ao desenvolvimento do aluno não só no âmbito educacional como também no social. Durante a preparação de uma peça, o aluno envolve-se com diversas áreas, como a de línguas, educação física, música, artes plásticas, etc., permitindo-se testar suas aptidões. A autora reuniu quatro peças cuja principal característica é a simplicidade, uma vez que elas não exigem cenários elaborados, não determinam o número de participantes e ainda permitem que o texto seja reduzido sem perder o seu valor.
Ricardo Japiassu - Editora Papirus – Campinas - Brasil - 2007
Este livro é um apanhado de materiais relevantes para educadores interessados em uma prática pedagógica reflexiva em artes. A obra encontra-se organizada em duas partes: a primeira trata de discutir e expor a aplicação de uma proposta metodológica para o trabalho pedagógico com a linguagem teatral na educação infantil, focalizando de modo privilegiado a atividade docente na pré-escola. A segunda parte analisa o desenvolvimento cultural de alunos matriculados no ensino fundamental (séries iniciais), sinalizando a importância e o impacto positivo das práticas pedagógicas envolvendo a linguagem teatral em processos de letramento.
Maria Aparecida Camargo - Editora da Universidade de Passo Fundo – Brasil - 2003
Esta obra demonstra que oportunizar a alunos e professores vivências artístico-culturais e, dentre essas, as teatrais, é contribuir para o desenvolvimento de vida, e vida plena, num verdadeiro processo da educação para a cidadania.
Ruth Salles – Editora Fundação Peirópolis – Brasil - 2007
A coleção, com cinco volumes, traz peças sobre contos de fadas, lendas, língua portuguesa, temas da natureza, mitologia, lendas de santos, aventuras, contos, história do Brasil, temas da Grécia, da Índia, do Egito, de Roma. Traz também as orientações para uso pedagógico das peças, de acordo com cada idade, para crianças e jovens de 7 a 13 anos. A coleção inclui também partituras das músicas que fazem parte das peças.
Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!