Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 49 - Teatro na Escola
11/01/2011
 
ou

Um Caminho do Teatro na Escola

Olga Reverbel - Editora Scipione - São Paulo - Brasil

Desenvolve os fundamentos teórico-práticos da expressão teatral como um valioso recurso pedagógico. As atividades sugeridas objetivam tanto o exercício dramático como também a formação cultural do ano.

Você vai ver neste livro: a pedagogia da expressão; atividades globais de expressão; técnicas de expressão; o jogo dramático; a dramaturgia na escola.


Teatro em Sala de Aula

Betina Rugna – Editora Alaúde – Brasil

A proposta deste livro é capacitar educadores a inserir a linguagem teatral no processo educacional. As técnicas e conceitos descritos nesta obra são aplicáveis a crianças e jovens do ensino fundamental e médio, pois é possível adequar exercícios e atividades para cada faixa etária, segundo sua complexidade. Compreende textos e exercícios práticos sobre a percepção e a consciência do corpo como instrumento de comunicação e expressão, além de trazer um guia que ensina todo o processo de criação de uma peça teatral, desde o planejamento e montagem até a apresentação de um espetáculo. Há ainda orientações para que o professor possa criar seu próprio roteiro teatral.


Drama e Teatralidade: o ensino do teatro na escola

Heloise Baurich Vidor – Editora Mediação – Porto Alegre - Brasil

Este livro é particularmente oportuno na medida em que valoriza o teatro como componente curricular face aos presentes impasses do cotidiano escolar contemporâneo: a indisciplina, o desinteresse dos alunos pela escola, e outros problemas psicológicos e sociais. Um segundo mérito da autora é a sua abordagem contemporânea sobre drama e teatralidade, propondo a aproximação entre a prática do artista com a prática do professor e exemplificando tais pressupostos com a narrativa de experiências desenvolvidas no ensino fundamental.


Brincadeiras e Conhecimento: do faz-de-contas à representação teatral

Vera Lúcia Bertoni dos Santos - Editora Mediação - Porto Alegre – Brasil - 2002

Este livro inaugura a série Educação & Arte com um texto envolvente a respeito da expressão dramática das crianças. A autora, professora de artes cênicas e atriz, ressalta aos pais e educadores o grande significado das brincadeiras, dos jogos de faz-de-conta e das representações teatrais para o desenvolvimento infantil. Destina-se a professores de educação infantil e séries iniciais, arte-educadores e pais.


A Escola no Teatro

Taís Ferreira – Editora Mediação - Porto Alegre – Brasil

O livro trata de um estudo de recepção em que se investiga a relação de um grupo de crianças espectadoras com a linguagem teatral na contemporaneidade, tomando a escola como principal mediação entre as crianças e o teatro.


Teatro de Sombras

Valmor Beltrame (Org) – Editora da Universidade de Santa Catarina - Brasil

Artigos de diversos autores sobre a arte e a técnica do Teatro de Sombras.


Teatro Vivo na Escola

Ana Lúcia F. Cavalieri - Editora FTD – Brasil - 1997

Uma abordagem clara e ampla a respeito das diversas etapas que constroem uma peça teatral, desde o vocabulário até a direção. Tudo dividido em capítulos e acompanhado de atividades, textos e sugestões de leituras, filmes e temas para reflexão e muito mais. Este livro tem como objetivos mostrar os elementos de montagem teatral como a improvisação, a construção de personagens, a direção, a cenografia, a iluminação, a sonoplastia e o vocabulário. Recomendada para aulas a partir do 7º ano do ensino fundamental e cursos de teatro.


Teatro para representar na Escola

O teatro é uma ferramenta pedagógica que abrange todos os aspectos concernentes ao desenvolvimento do aluno não só no âmbito educacional como também no social. Durante a preparação de uma peça, o aluno envolve-se com diversas áreas, como a de línguas, educação física, música, artes plásticas, etc., permitindo-se testar suas aptidões. A autora reuniu quatro peças cuja principal característica é a simplicidade, uma vez que elas não exigem cenários elaborados, não determinam o número de participantes e ainda permitem que o texto seja reduzido sem perder o seu valor.


A Linguagem Teatral na Escola

Ricardo Japiassu - Editora Papirus – Campinas - Brasil - 2007

Este livro é um apanhado de materiais relevantes para educadores interessados em uma prática pedagógica reflexiva em artes. A obra encontra-se organizada em duas partes: a primeira trata de discutir e expor a aplicação de uma proposta metodológica para o trabalho pedagógico com a linguagem teatral na educação infantil, focalizando de modo privilegiado a atividade docente na pré-escola. A segunda parte analisa o desenvolvimento cultural de alunos matriculados no ensino fundamental (séries iniciais), sinalizando a importância e o impacto positivo das práticas pedagógicas envolvendo a linguagem teatral em processos de letramento.


Teatro na Escola: a linguagem da inclusão

Maria Aparecida Camargo - Editora da Universidade de Passo Fundo – Brasil - 2003

Esta obra demonstra que oportunizar a alunos e professores vivências artístico-culturais e, dentre essas, as teatrais, é contribuir para o desenvolvimento de vida, e vida plena, num verdadeiro processo da educação para a cidadania.


Teatro na Escola

Ruth Salles – Editora Fundação Peirópolis – Brasil - 2007

A coleção, com cinco volumes, traz peças sobre contos de fadas, lendas, língua portuguesa, temas da natureza, mitologia, lendas de santos, aventuras, contos, história do Brasil, temas da Grécia, da Índia, do Egito, de Roma. Traz também as orientações para uso pedagógico das peças, de acordo com cada idade, para crianças e jovens de 7 a 13 anos. A coleção inclui também partituras das músicas que fazem parte das peças.

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.