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JORNAL
Edição 55 - Escola Aberta
24/05/2011
 
ou

Como se faz escola aberta?

Júlio Gomes Almeida – Editora Paulus – Brasil - 2005

Um dos argumentos utilizados para justificar a abertura da escola são os dados levantados por pesquisa da Unesco, os quais apontam uma redução do número de mortes de jovens nos bairros onde as escolas ficam abertas nos finais de semana para que estes possam desenvolver atividades esportivas e culturais. Contudo, embora abri-las no finais de semana seja um passo importante, na experiência relatada neste livro discutem-se seus núcleos internos de poder. Pouco adianta abrir os portões nos sábados e domingos e no dia a dia continuar alimentando os mecanismos simbólicos de exclusão que se articulam no currículo e organizam as vivências cotidianas.


Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos

José Carlos Libâneo – Editora Loyola - Brasil

Neste livro, o autor desenvolve ideias-chave que orientam um fazer pedagógico - crítico e auxiliam o professor a dimensionar seu trabalho no quadro da escola pública, permitindo pensar criticamente temas de didática, de psicologia da aprendizagem, de metodologia de ensino.


Estudos do lazer: uma introdução

Nelson Carvalho Marcellino – Editora Autores Associados – Brasil

O livro procura oferecer elementos para o entendimento das questões relativas ao lazer, esfera da vida das pessoas que vem crescendo em importância, principalmente se considerarmos os centros urbanos. Através de um conjunto de trinta e nove pequenos textos, de linguagem simples e direta, são abordados diversos aspectos dos estudos do lazer, desde seu entendimento, passando pelos conteúdos culturais que o compõem, as dificuldades para a sua vivência, e suas relações com as demais áreas de atuação humana.


Lazer e cultura popular

Joffre Dumazedier – Editora Perspectiva – Brasil – 2008

O presente livro é fruto da longa atividade do autor à testa de várias entidades responsáveis pelo problema. O lazer pode ser considerado um fenômeno central de nossa civilização. Realidade fundamentalmente ambígua, apresenta aspectos múltiplos e contraditórios ainda não perfeitamente determinados pelos cientistas sociais. Esta obra ocupa-se em definir o lazer, explicá-lo por meio de várias correlações socioculturais e, em particular, avaliá-lo a partir de uma perspectiva popular ligada às novas oportunidades oferecidas pela indústria cultural. Obra de grande atualidade, revê os problemas suscitados pela industrialização e a cultura de massa de um ângulo novo e pouco conhecido dos leitores brasileiros.


Introdução aos estudos do lazer

Heloísa Turini Bruhns (Org.) - Editora Unicamp - Brasil

Essa coletânea, embora introdutoriamente, aborda questões presentes na sociedade urbana industrial contemporânea, como o conceito de tempo, a perda da dimensão lúdica, a relação com a cultura, indagações sobre o prazer e a liberdade, o cotidiano, o espaço, as quais oferecem elementos para que seja repensada a sociedade.


Escola Aberta - Vidas e Saberes na Periferia Urbana

Joanna Machado dos Santos, Susete Stefani Hermanns – Editora Mediação – Brasil

Na periferia urbana, um grupo de corajosos professores abre as portas para acolher crianças e jovens "de e na rua", realizando uma verdadeira aventura pedagógica. Em condições precárias para atividades escolares e sem exigir documentação para matrícula, alfabetizaram e iniciaram profissionalmente os jovens que por ali passaram. Sem dúvida, a "paixão", que levou as autoras a escrever esse livro, tomará conta do leitor assim como a certeza de que vale a pena ousar no enfrentamento à exclusão social.


Sociologia e modernidade: para entender a sociedade contemporânea

José Maurício Domingues - Editora Civilização Brasileira – Brasil - 1999

Discutindo e provocando uma série muito ampla de temas e problemas, este livro, ao decantar a sociologia enfrentando e semantizando o moderno, abre aos seus leitores inúmeras portas para a reflexão. O autor vai alinhavando os tópicos e questões com que a sociologia vai tomando forma, em seus momentos de constituição e em seus desdobramentos atuais. Na delimitação de duas categorias-chave para a compreensão do nosso tempo, modernidade e globalização, o texto traça uma linha de argumentação que encadeia a diversidade temática e de formulações. Acentuando a ambiguidade do processo social da modernidade, este livro busca esclarecer a respeito do mundo em que vivemos.


Múltiplos olhares sobre educação e cultura

Juarez Dayrell (Org.) - Editora da UFMG – Brasil –

Este volume é resultado do seminário Múltiplos Olhares Sobre a Formação Humana: Diálogos entre Educação e Cultura. O leitor encontrará aqui artigos de Pierre Sanchis, Paula Montero, Tânia Dauster, Regina Mota, Ana Lúcia Modesto, Nilma Lino Gomes, Ailton Krenak e Marilia Pontes Sposito, entre outros.


O espaço do cidadão

Milton Santos - Edusp - Brasil

A atividade econômica e a herança social distribuem os homens desigualmente no espaço fazendo com que noções como rede urbana ou sistema de cidades não tenham validade para a maioria das pessoas. O acesso efetivo delas aos bens e serviços depende de seu lugar socioeconômico e também do lugar geográfico. O autor se propõe aqui a tratar a questão da cidadania pelo ângulo geográfico, mostrando como a mobilidade ou o imobilismo tornam-se assim categorias de análise. Com a pretensão de contribuir para o debate da redemocratização brasileira, as análises são feitas a partir da realidade do país, mas tentam abarcar também a de outros países subdesenvolvidos.

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