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JORNAL
Edição 70 - Atividades na Biblioteca
16/04/2012
 
ou

Biblioteca Escolar – Conhecimentos que sustentam a Prática

Bernadete Campello – Editora Autêntica – Brasil

Esta obra contribui para que bibliotecários e educadores estabeleçam e aperfeiçoem práticas que tornem a biblioteca também um espaço de aprendizagem. Mostra que uma prática baseada em evidências, ou seja, embasada em resultados de pesquisas sobre bibliotecas escolares e a subsequente reflexão sobre eles, pode proporcionar ideias inovadoras que apurem as práticas educativas de bibliotecários. E quem sabe, assim, essas ideias inspirem os profissionais a investigar a realidade da biblioteca escolar no Brasil, descobrindo novas evidências que permitam ampliar o seu papel educativo.


Como usar a Biblioteca na Escola - Um Programa de Atividades para o Ensino Fundamental

Bernadete Campello e outros– Editora Autêntica – Brasil - 2004

Facilitar a tarefa dos educadores para desenvolver nos alunos habilidades para lidar com a informação. Esta é a proposta desta obra, cujo conteúdo segue os preceitos dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). O educador encontrará uma nova metodologia para preparar as crianças e jovens de 4 a 15 anos – respeitando sempre seus estágios de desenvolvimento – para a prática da pesquisa escolar. Assim, os alunos aproveitarão completamente todas as informações oferecidas pela biblioteca.

Baseado na obra da conceituada educadora norte-americana Carol C. Kuhlthau, o livro foi adaptado para a realidade brasileira por um grupo de pesquisadores da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais.


Biblioteca Escolar, eis a Questão!

Lucia Helena Maroto – Editora Autêntica – Brasil

Neste livro, que tem como subtítulo – Do espaço do castigo ao espaço do fazer educativo – a autora tece um relato crítico sobre o surgimento e a atuação das bibliotecas brasileiras no decorrer dos tempos e apresenta iniciativas de promoção da leitura e da valorização da biblioteca desenvolvidas em diversas cidades brasileiras.

Para que a biblioteca tenha um lugar de destaque no espaço escolar, alguns aspectos relacionados ao desenvolvimento de serviços bibliotecários são abordados e discutidos, entre eles: a transformação da biblioteca num espaço democrático de acesso crítico à leitura e ao conhecimento, onde o leitor se sinta artífice da sua própria aprendizagem, seduzido e livre para usufruir das fontes e dos mundos ali inscritos, e o estabelecimento de propostas inovadoras de dinamização e incentivo à leitura e à pesquisa.


A Biblioteca Escolar – Temas para uma Prática Pedagógica

Bernadete Campello e outros – Editora Autêntica – Brasil

Trabalhando em conjunto, professores e bibliotecários planejarão situações de aprendizado que desafiem e motivem os alunos, acompanhando os seus progressos, orientando-os e guiando-os no desenvolvimento de competências informacionais cada vez mais sofisticadas. Tradução e adaptação do livro de Carol Kuhlthau.


Como orientar a Pesquisa Escolar

Bernadete Campello e outros - Editora Autêntica – Brasil

Este livro, que tem o subtítulo - Estratégias para o Processo de Aprendizagem -, revela a complexidade da aprendizagem pela busca e pelo uso da informação, abordando aspectos cognitivos e afetivos do processo da pesquisa escolar, que ocorre em vários estágios. Com a proposta de apresentar uma metodologia sustentada pela chamada abordagem baseada em processo, que entende a pesquisa escolar como uma sucessão de atividades complexas – e em alguns momentos conflituosas –, e não apenas como a apresentação de

um produto final pelo aluno, a obra reforça a ideia da biblioteca como recurso didático fundamental para professores e estudantes. Para isso, disponibiliza sugestões de atividades reflexivas e produtivas para realização do processo de pesquisa. Tradução e adaptação do livro de Carol Kuhlthau.


Democratizando a Leitura: Pesquisas e Práticas

Aparecida Paiva, Aracy Martins, Graça Paulino, Zélia Versiani (Orgs.) – Editora Autêntica - Brasil

As autoras trazem ora experiências concretas diversas, ora reflexões teóricas multifacetadas, para dar vida e função às mais variadas práticas de leitura. O tema escolhido – a democratização da leitura – não poderia ser mais oportuno. A ampliação das matrículas escolares e as próprias facilidades técnicas de produção do livro e do material de leitura em geral têm facilitado a publicação de novos títulos e o surgimento de novos escritores.


Leitura na Escola e na Biblioteca

Ezequiel Theodoro da Silva – Editora Papirus – Brasil

Todo bom leitor é consequência da atmosfera reinante no seu contexto social, principalmente daquela presente na escola e na biblioteca. Nesse livro, o autor aprofunda e discute as condições de produção da leitura na sociedade brasileira, dando ênfase ao trabalho realizado por professores e bibliotecários.


A Casa da Invenção

Luís Milanesi – Ateliê Editorial – Brasil – 1997

Diante das novas tecnologias - que põem em dúvida o papel das bibliotecas - Luís Milanesi propõe que elas deixem de ser apenas coleções de livros para empréstimo, estendendo sua função convencional e ocupando espaços maiores na sociedade. Nesse sentido, este livro, sem ser um receituário, esboça um projeto de uma biblioteca/centro de cultura possível num país que precisa de informação para se desenvolver.


Como incentivar o Hábito da Leitura

Richard Bamberger – Editora Ática - Brasil - 1995 – 6ª edição

O livro traça o panorama do ensino da leitura em várias partes do mundo.


Contar Histórias com Arte e Ensinar Brincando

Aurora Ferreira – Editora Wak – Brasil – 2007 – 1ª edição

É um livro ideal para professores da educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental, uma vez que a percepção, a imaginação e as habilidades motoras se desenvolvem nessa fase e, tanto a arte como as histórias instigam a imaginação e a criatividade infantil, despertando o ser poético que habita em cada criança.

Escrito a partir de experiências cotidianas, o livro apresenta um trabalho lúdico e didático, envolvendo a arte e as histórias infantis ao mesmo tempo em que apresenta jogos pedagógicos, com o objetivo de ensinar brincando. Seu conteúdo é direcionado para as histórias ilustradas por meio de fantoches, bonecos de sucata, origami, figuras em silhueta. Contextualizando com as histórias, os jogos pedagógicos são abordados de forma lúdica e interdisciplinar, envolvendo atividades de matemática e auxiliando a alfabetização.


A Arte de Contar Histórias

Nancy Mellon – Tradução: Amanda Orlando e Aulyde Soares – Editora Rocco - Brasil

O livro é um guia que ensina a construir histórias passo a passo e a utilizá-las para provocar mudanças de comportamento. Especialista na cura através da arte, a autora garante que, através das figuras arquetípicas comumente evocadas nas tramas e da ajuda de alguns artifícios que pretendem valorizar as narrativas, é possível trazer à tona as aspirações e dramas das vidas internas das pessoas. Segundo a autora, “acima de tudo, o ato de contar histórias nos dá amor e coragem para encarar a vida: no processo de imaginação de uma história maravilhosa, novos espíritos nascem para encarar as maiores aventuras de nossas vidas e conceder um estímulo sábio às outras pessoas, para que sigam seus próprios caminhos, não importando a idade que tenham."


Contar Histórias – Uma Arte sem Idade

Betty Coelho – Editora Ática – Brasil

Este livro mostra que para contar uma história é necessário planejar o que se vai contar, saber para quem e de que modo vai contar. Funciona como um plano de narrativa, um roteiro para auxiliar aqueles que desejam se tornar praticantes da arte de contar histórias e ainda não descobriram por onde começar.


Biblioteca Escolar - Estrutura e Funcionamento

Edson Gabriel Garcia (Org.) – Editora Loyola – Brasil

Esta é uma coletânea de textos diferentes que discutem a estrutura ideal e real das bibliotecas escolares - e seus similares - bem como sua prática possível aqui agora. São perspectivas diferentes que vão desde a justificativa da necessidade das bibliotecas escolares até a questão dos multimeios.


Escola, Sala de Leitura e Biblioteca Criativas

Lucila Martinez e Gian Calvi – Editora Global – Brasil

Esta obra aborda questões relacionadas à escola e biblioteca de forma didática, criativa, atualizada e em consonância com as conquistas legais no campo da educação. É um convite para criar espaços de leitura em todo lugar. Para todos que se interessam pelo desenvolvimento de nosso país, pois uma população que não lê não possui perspectivas de crescimento social, econômico ou moral.

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