10/11/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
É necessário que o aluno domine as operações fundamentais, caso existam alunos com dificuldades, as mesmas deverão ser trabalhadas pelo professor.
Em aulas anteriores que abordaram expressões numéricas, foram desenvolvidas atividades que apresentavam expressões com adição e subtração.
Esta aula tem como objetivo trabalhar expressões numéricas que envolvam a adição, a subtração e a multiplicação.
A atividade proposta pode ser adaptada para explorar expressões numéricas com as operações adição, subtração e divisão.
1ª etapa - Laboratório de Matemática ou sala de aula.
Material utilizado nesta aula:
* Massinha de modelar colorida.
Faça a massinha com farinha de trigo. Veja as receitas nos endereços abaixo:
http://amigasarteiras.multiply.com/journal/item/3/Receita_caseira_de_massinha_para_modelar
http://www.katiachedid.com.br/files/atividades/0af1975a05143e463d846497f394b8b9.pdf
http://tiamilenaoliveira.blogspot.com/2009/07/receitas-de-massinha-de-modelar.html
Proponha aos /as alunos/as fazer a massinha que será utilizada na aula de Matemática. Durante este trabalho poderá ser explorado os assuntos de medidas e texto instrucional.
Decida com a turma se o trabalho será desenvolvido em duplas ou em grupo.
Massinha feita, o professor/a apresenta a situação problema envolvendo operações de adição e multiplicação que deverá estar registrada em uma folha sulfite junto com os passos para resolvê-la.
Explique aos/as alunos/as que cada dupla ou grupo deverá usar a massinha para representar a situações problema e resolvê-la seguindo as instruções contidas na folha e suas orientações.
Durante o trabalho, o/a professor/a deverá explorar as situações problema para que os/as alunos/as compreendam e desenvolvam as atividades propostas para atingir o objetivo inicial - trabalhar expressões numéricas que envolvam a adição, a subtração e a multiplicação.
1ª situação Juliana tem 5 barras de chocolate e ganhou de sua avó 3 pacotes com 4 barras em cada pacote. Quantas barras de chocolate ela tem ao todo?
• Usando uma expressão numérica, represente a solução da situação problema. _______ + ____ x _____ = ______ Observando a expressão acima e a representação com a massinha de modelar, complete as frases usando as palavras dentro dos parênteses: 1 . Para descobrir o t otal de barras de chocolate, temos que efetuar primeiro a multiplicação para calcular quantas barras de chocolate Juliana____________ (possuía/ganhou) 2. Em seguida efetuamos a ___________________ (adição/multiplicação) para encontrar o total de barras de chocolate. Vamos ajudar Juliana a descobrir quantas barras de chocolate ela tem ao todo, resolvendo a expressão. 5 + 3 x 4 = (O/a professor/a deverá orientar, passo a passo, os/as alunos/a para que eles possam se apropriar da maneira de se resolver uma expressão numérica.) |
Agora, apresente uma situação problema envolvendo operações de subtração e multiplicação que deverá ser explorada seguindo os passos e orientações contidas na 1ª situação.
2ª situação Vamos resolver outra expressão? Marília estava na sorveteria ajudando sua tia e contou 18 sorvetes no freezer. Chegaram 2 crianças e cada uma comprou 3 sorvetes. Quantos sorvetes restaram no freezer? • Demonstre com a massinha de modelar os acontecimentos da situação problema e tente encontrar quantos sorvetes restaram no freezer. • Registre, através de desenho, o que o/a grupo/dupla fez para chegar a um resultado.
_______ - ____ x _____ = ________ Observando a expressão acima e a representação com a massinha de modelar, complete as frases usando as palavras dentro dos parênteses: 1. Para descobrir quantos sorvetes restaram no freezer, temos que efetuar primeiro a multiplicação para calcular quantos sorvetes foram __________________ (possuía / vendidos). 2. Em seguida efetuamos a ___________________ (subtração / multiplicação) para encontrar o que restou do sorvete. Vamos ajudar Marília resolver a expressão? 18 - 3 x 4 = (O/a professor/a deverá orientar, passo a passo, os/as alunos/a para que eles possam se apropriar da maneira de se resolver uma expressão numérica.) |
2ª etapa - Laboratório de Matemática ou sala de aula.
Proponha outras situa ções para que os/as alunos/as resolvam expressões numéricas que aparecem multiplicação, adição e subtração e divisão, adição e subtração.
Proponha um jogo para sua turma.
Sugestão
Jogo: Autódromo
Fonte:
http://www.historiadigital.org/2009/07/jogos-operatorios-de-celso-antunes-para.html
A avaliação será paralela ao desenvolvimento da aula, no debate das situações problema criadas e trabalhadas durante a aula.
Proponha um jogo para sua turma (Sugestão: Jogo Autódromo).
Cinco estrelas 6 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
25/04/2013
Cinco estrelasGostei muito da estratégia, me ajudou bastante.
03/12/2011
Cinco estrelasAdorei pesquisar este saite o portal do professor se tivessem mais saites com esse nome o portal do professor eu iria-o pesquisar . Se fosse de matematica adora-va . Obrigado(a) pela ( sua\ vossa ) atençao !!!
03/12/2011
Cinco estrelasEu achei esta aula excelente porque eu precisei destes dois problemas para o meu teste de matematica. Adorei utilizar o saite «PORTAL do PROFESSOR»
04/08/2011
Cinco estrelasMATERIAL MUITO BOM!
18/05/2011
Cinco estrelasQueridas e querido colega A sugestão de trabalhar o conteúdo de expressões numéricas é ótimo. Adaptei apenas para a adição e subtração pois sou professor do 5º Ano e a turma gostou muito. Fique satisfeito e muito feliz com o resultado. Parabéns a todos pelo grande esforço em ajudar colegas professores e de serem tão dedicados a este processo que se chama EDUCAÇÃO. Obrigado e parabéns a todos!
29/06/2010
Cinco estrelaseu gostei muito da aula ela me ensinou a fazer contas.que eu nao sabia e eu tenho uma prova de matematica ai minha mãe mandou eu estudar ai fiquei procurando e achei esse ele e muito interessante para as crianças que querem se interessa nas coisa eu quando cresce vou falar foi minha mae e aquele site que hoje estou assim obrigado e vc que e a autora desse site parabêns e faça mais para ajudar-me e a todas as crianças de todo o mundo mais uma vez obrigado e que DEUS lhe abênçoe e ate a próxima...