Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Expressões numéricas envolvendo adição, subtração e multiplicação nas séries iniciais

 

10/11/2009

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

Raquel Fernandes Gonçalves Machado

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Edilamar Ferreira

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

ANTOMAR ARAUJO FERREIRA

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Maísa Gonçalves da Silva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Marcia Aparecida Mendes

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Gislaine Saraiva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar uma expressão numérica como uma sequência de operações indicadas com números naturais.
  • Calcular o valor de uma expressão, efetuando as operações existentes na expressão de modo correto (obedecendo certa ordem).
Duração das atividades
3 horas/aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que o aluno domine as operações fundamentais, caso existam alunos com dificuldades, as mesmas deverão ser trabalhadas pelo professor.

Estratégias e recursos da aula

Em aulas anteriores que abordaram expressões numéricas, foram desenvolvidas atividades que apresentavam expressões com adição e subtração.
Esta aula tem como objetivo trabalhar expressões numéricas que envolvam a adição, a subtração e a multiplicação.
A atividade proposta pode ser adaptada para explorar expressões numéricas com as operações adição, subtração e divisão.


1ª etapa - Laboratório de Matemática ou sala de aula.

Material utilizado nesta aula:


*  Massinha de modelar colorida.


Faça a massinha com farinha de trigo. Veja as receitas nos endereços abaixo:

http://amigasarteiras.multiply.com/journal/item/3/Receita_caseira_de_massinha_para_modelar

http://www.katiachedid.com.br/files/atividades/0af1975a05143e463d846497f394b8b9.pdf

http://tiamilenaoliveira.blogspot.com/2009/07/receitas-de-massinha-de-modelar.html

Proponha aos /as alunos/as fazer a massinha que será utilizada na aula de Matemática. Durante este trabalho poderá ser explorado os assuntos de medidas e texto instrucional.

Decida com a turma se o trabalho será desenvolvido em duplas ou em grupo.

Massinha feita, o professor/a apresenta a situação problema envolvendo operações de adição e multiplicação que deverá estar registrada em uma folha sulfite junto com os passos para resolvê-la.

Explique aos/as alunos/as que cada dupla ou grupo deverá usar a massinha para representar a situações problema e resolvê-la seguindo as instruções contidas na folha e suas orientações.

Durante o trabalho, o/a professor/a deverá explorar as situações problema para que os/as alunos/as compreendam e desenvolvam as atividades propostas para atingir o objetivo inicial - trabalhar expressões numéricas que envolvam a adição, a subtração e a multiplicação.

1ª situação

Juliana tem 5 barras de chocolate e ganhou de sua avó 3 pacotes com 4 barras em cada pacote. Quantas barras de chocolate ela tem ao todo?

• Demonstre com a massinha de modelar os acontecimentos da situação problema e tente encontrar quantas barras de chocolate Juliana tem ao todo.       undefined


• Registre, através de desenho, o que o/a grupo/dupla fez para chegar a um resultado.

• Usando uma expressão numérica, represente a solução da situação problema.

                                 _______   +   ____  x  _____ = ______
                                  Possuía         Ganhou

Observando a expressão acima e a representação com a massinha de modelar, complete as frases usando as palavras dentro dos parênteses:

1 . Para descobrir o t otal de barras de chocolate, temos que efetuar primeiro a multiplicação para calcular quantas barras de chocolate Juliana____________ (possuía/ganhou)

2. Em seguida efetuamos a ___________________ (adição/multiplicação) para encontrar o total de barras de chocolate.

Vamos ajudar Juliana a descobrir quantas barras de chocolate ela tem ao todo, resolvendo a expressão.

                                           5 + 3 x 4 =

(O/a professor/a deverá orientar, passo a passo, os/as alunos/a para que eles possam se apropriar da maneira de se resolver uma expressão numérica.)

Agora, apresente uma situação problema envolvendo operações de subtração e multiplicação que deverá ser explorada seguindo os passos e orientações contidas na 1ª situação.

 2ª situação

Vamos resolver outra expressão?

Marília estava na sorveteria ajudando sua tia e contou 18 sorvetes no freezer. Chegaram 2 crianças e cada uma comprou 3 sorvetes. Quantos sorvetes restaram no freezer?

• Demonstre com a massinha de modelar os acontecimentos da situação problema e tente encontrar quantos sorvetes restaram no freezer.

• Registre, através de desenho, o que o/a grupo/dupla fez para chegar a um resultado.

undefined


• Usando uma expressão numérica, represente a solução da situação problema.

                        _______         -             ____   x   _____ = ________
                Sorvetes do freezer             Sorvetes vendidos

Observando a expressão acima e a representação com a massinha de modelar, complete as frases usando as palavras dentro dos parênteses:

1. Para descobrir quantos sorvetes restaram no freezer, temos que efetuar primeiro a multiplicação para calcular quantos sorvetes foram __________________ (possuía / vendidos).                        

2. Em seguida efetuamos a ___________________  (subtração / multiplicação) para encontrar o que restou do sorvete.

Vamos ajudar Marília resolver a expressão?

                                         18 - 3 x 4 =

(O/a professor/a deverá orientar, passo a passo, os/as alunos/a para que eles possam se apropriar da maneira de se resolver uma expressão numérica.)

2ª etapa - Laboratório de Matemática ou sala de aula.

Proponha outras situa ções para que os/as alunos/as resolvam expressões numéricas que aparecem multiplicação, adição e subtração e divisão, adição e subtração.

Recursos Complementares

Proponha um jogo para sua turma.
Sugestão
Jogo: Autódromo

Fonte:
http://www.historiadigital.org/2009/07/jogos-operatorios-de-celso-antunes-para.html

Avaliação

A avaliação será paralela ao desenvolvimento da aula, no debate das situações problema criadas e trabalhadas durante a aula.
Proponha um jogo para sua turma (Sugestão: Jogo Autódromo).

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 6/6 - 100%
  • Quatro estrelas 0/6 - 0%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Francisco das Chagas de Freitas, Ufersa , Rio Grande do Norte - disse:
    f.chagas.freitas@bol.com.br

    25/04/2013

    Cinco estrelas

    Gostei muito da estratégia, me ajudou bastante.


  • CRISTIA, Portugal - disse:
    cristiana.s-soares2001@hotmail.com

    03/12/2011

    Cinco estrelas

    Adorei pesquisar este saite o portal do professor se tivessem mais saites com esse nome o portal do professor eu iria-o pesquisar . Se fosse de matematica adora-va . Obrigado(a) pela ( sua\ vossa ) atençao !!!


  • cristiana, Portugal - disse:
    cristiana.s-soares2001@hotmail.com

    03/12/2011

    Cinco estrelas

    Eu achei esta aula excelente porque eu precisei destes dois problemas para o meu teste de matematica. Adorei utilizar o saite «PORTAL do PROFESSOR»


  • Jaline, ESCOLA , Rio Grande do Sul - disse:
    jalinegm@gmail.com

    04/08/2011

    Cinco estrelas

    MATERIAL MUITO BOM!


  • José Herme da Silva, EEEF Silveira Dantas , Paraíba - disse:
    hermes.professor@hotmail.com

    18/05/2011

    Cinco estrelas

    Queridas e querido colega A sugestão de trabalhar o conteúdo de expressões numéricas é ótimo. Adaptei apenas para a adição e subtração pois sou professor do 5º Ano e a turma gostou muito. Fique satisfeito e muito feliz com o resultado. Parabéns a todos pelo grande esforço em ajudar colegas professores e de serem tão dedicados a este processo que se chama EDUCAÇÃO. Obrigado e parabéns a todos!


  • mariane, ESCOLA NOVA DIVINÉA E LÁPIS NA MÃO , Pernambuco - disse:
    sandra.1465@hotmail.com

    29/06/2010

    Cinco estrelas

    eu gostei muito da aula ela me ensinou a fazer contas.que eu nao sabia e eu tenho uma prova de matematica ai minha mãe mandou eu estudar ai fiquei procurando e achei esse ele e muito interessante para as crianças que querem se interessa nas coisa eu quando cresce vou falar foi minha mae e aquele site que hoje estou assim obrigado e vc que e a autora desse site parabêns e faça mais para ajudar-me e a todas as crianças de todo o mundo mais uma vez obrigado e que DEUS lhe abênçoe e ate a próxima...


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.