04/12/2009
|
|
![]() |
|
|
![]() |
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Operações |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Sistema de numeração decimal |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática | Introdução à estatística |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática | Medidas |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
- Criar letras de músicas utilizando os conhecimentos matemáticos.
- Analisar e discutir os diversos temas propostos nas músicas.
- Ampliar as experiências no campo do ritmo, audição e expressão corporal.
- Ampliar a atenção, o gosto e a sensibilidade em relação a música.
- Criar um espaço informal que propicie o enriquecimento dos conteúdos matemáticos.
Para a aplicação da atividade o professor poderá verificar os conhecimentos matemáticos a serem utilizados pelos alunos ao comporemas músicas. Este trabalho terá de ser feito com cada gupo, pois podem estar trabalhando assuntos diferentes.
Esta proposta tem como objetivo mostrar a Matemática sob outro ângulo. Propondo aos/as alunos/as comporem e apresentarem músicas contendo conteúdos matemáticos.
Que tal unirmos a “alegria”, com aprendizagem lúdica e de forma significativa?
Isto é possível!
Para iniciar esta aula, leve os alunos ao Laboratório de Informática para escutar uma música onde a letra fala de assuntos trabalhados nas aulas de Matemática.
Música: Matemática
Banda: D'Corpo Inteiro
Endereço:
http://www.youtube.com/watch?v=Bo29Ocngm5A&NR=1
Para instigar os alunos a compor músicas, proponha um Festival de Músicas com letras originais como tema os assuntos estudados nas aulas de Matemática.
Monte um cronograma do evento contendo os itens:
Os/as alunos/as, seguindo o cronograma, deverão inicialmente:
Peça o envolvimento dos professores de Língua Portuguesa e de outras áreas de conhecimentos para auxiliar no trabalho da comissão julgadora, selecionando a/s melhor/es música/s apresentadas pelos alunos/as.
Caso seja necessário trabalhe com a letra de uma música apresentada em um dos festivais realizados na ESEBA-UFU - Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia.
NOTE OS NOTÁVEIS
Tem uma regra matemática
Que vcê pode conhecer:
Uns tais de Produtos Notáveis
Agora você vai ver.
Tem três delas principais
Que nós vamos te mostrar,
É só prestar atenção
Que é fácil de decorar.
No produto da soma pela diferença
Você pega o primeiro termo
E eleva ao quadrado,
Menos o quadrado do segundo termo.
O quadrado da soma de dois termos
Você vai querer saber:
a2 + 2ba
Mais o quadrado de b.
No quadrado da diferença
De dois termo, vou falar:
Quase igual ao quadrado da soma,
Mas ao invés de adicionar
2ba à sua conta, você subtrairá.
Autores: Bruno, Ivan ,Rafael ,Adelino , Vítor, Patrícia, Camila, Carine, Rafaela, Lórie, Rejane, Rúbia, Tatiana, Hellen. Alunos do 8º ano (7ª série)da ESEBA-UFU.
PARÓDIAS
Outra opção de se fazer este trabalho é a que você poderá utilizar os softwares Paródias e Cante!
Entre no site indicado abaixo para conhecer o programa Paródias. É grátis, é fácil e é rapidinho!
http://www2.uol.com.br/cante/pparodia.htm
Leve seus alunos ao Laboratório de Infrmática para visitar o site e conhecer o programa que eles poderão utilizar durante a criação de suas paródias.
Assim que cada grupo visitar o site e fizer o download do programa, deverá escolher uma canção que norteará o seu trabalho!
Clicando no Menu: Músicas cada grupo poderá escolher entre: as 10 músicas mais pedidas, as nacionais e as internacionais!
Cada grupo scolherá e salvará em seus computadores.
Assim que eles fizerem o download do software Paródias e da música desejada, eles deverão fazer download do programa CANTE. Veja são 3 downloads! O programa CANTE é o responsável pela visualização da paródia depois de pronta! Ela se encontra no menu, em cima do CANTE: paródias!
Em seguida, abra o paródias e a música escolhida! Os alunos deverão seguir as DICAS de uso do programa PARÓDIAS.
Após terminar e salvar a “produção”de cada grupo, os alunos deverão abrir o software CANTE, selecione a música composta e cantar.
Seguindo os passos propostos o trabalho proposto estará pronto!
Leituras complementares:
http://revistaescola.abril.com.br/matematica/fundamentos/matematica-todas-disciplinas-427173.shtml
A avaliação desta proposta será qualitativa.
Uma estratégia interessante para avaliar esta atividade seria propor aos alunos, que ao final do Festival de Música, escrevam em um mural sua opinião sobre a atividade.
Outra estratégia para avaliar esta atividade seria montar um portfólio.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
04/07/2012
Cinco estrelasGostei bastante de sua aula , pois ajuda a fixar a matéria de uma forma diferente, mais prazerosa para os alunos. Crianço um ambiente criativo e divertido.
09/03/2011
Cinco estrelasachei ótimo esse tipo de aula é diferente e lúdico. desta forma conseguiremos desmistificar que a matemática é impossível para alguns e que ela esta ao alcance de todos.