Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Mas que doida tabuada! (Parte 02)

 

08/12/2009

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

Raquel Fernandes Gonçalves Machado

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Edilamar Ferreira

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

ANTOMAR ARAUJO FERREIRA

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Maísa Gonçalves da Silva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Marcia Aparecida Mendes

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Gislaine Saraiva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
*Desenvolver a capacidade de compreender e interpretar um texto.

*Trabalhar/explorar o conteúdo de matemática através de um texto.

*Reproduzir histórias em formato de poesias utilizando as operações de adição, subtração e multiplicação.

Duração das atividades
5 horas/aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos devem ter noções básicas de adição, subtração e multiplicação. Caso haja alunos com dificuldades, os conteúdos podem ser trabalhados paralelamente a partir de atividades motivadoras.

Estratégias e recursos da aula
Neste momento, trabalhe a interpretação do texto. Organize a turma em duplas, para que possam trabalhar juntos, mas como nas perguntas seguintes existem algumas que são pessoais, para que não haja perdas na originalidade, cada aluno responderá as questões em seu caderno.

As perguntas referentes à compreensão do texto podem ser entregues aos alunos em folhas xerocadas, o que agiliza o desenvolvimento da atividade.



Como os alunos estão organizados em duplas, os trabalhos tendem a ficar mais ricos, devido à discussão do grupo. Ao final cada aluno entregará as suas respostas e a produção coletiva para avaliação.

Amplie a questão: “Que tal você contar e escrever a história com as suas próprias palavras? Você pode fazer como se fosse um livro: criar uma capa, ilustrar...”  proponha a turma a criação de historinhas infantis, que envolvam uma situação cotidiana ou imaginaria com as operações fundamentais. Dê algumas condições como:

* Crie um titulo;
* Crie uma capa;
* Organize o texto como se fosse um livro;
* Faça as ilustrações.

A produção dos textos pode ser organizada de modo a compor um pequeno livro, que pode ser xerocado e organizado na própria escola. Caso trabalhe em turmas diferentes faça uma troca dos livros de uma turma para outra, de modo que as turmas envolvidas tenham contato com diferentes histórias que exploram o assunto operações fundamentais.
Recursos Complementares

Uso do cantinho de Leitura da Biblioteca.

Avaliação
A avaliação da atividade será dividida em dois momentos: o primeiro se refere a participação na leitura, participação na discussão em dupla, bem como o comportamento e o segundo na realização da atividade e entrega da produção de texto e respostas da questões.

A principal avaliação nesta parte da proposta deve estar fundamentada na produção dos textos dos alunos.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • midia, IFCE CANINDÉ , Ceará - disse:
    limamidia@yahoo.com.br

    06/03/2013

    Cinco estrelas

    muito boa capacitar o aluno para a dura vida do aluno (mercado de trabalho, concurso)


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.