30/11/2009
Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher, Andreza Marques de Castro Leão.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | História | Localidade |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral |
Com estas aulas os alunos poderão aprender quem foi o artista brasileiro Cândido Portinari por meio de uma visita virtual ao museu do artista. Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:
- Capacidade de efetuar pesquisas em diferentes fontes;
- Língua escrita (elaboração de murais);
- Disciplina e organização no trabalho em grupo.
Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
Motivação:
Para dar início aos estudos sobre o tema destas aulas, o professor deverá perguntar aos alunos se eles já ouviram falar de Cândido Portinari. Em seguida, poderá mostrar uma foto do artista (Fig. 1), como postado abaixo:
Figura 1- Imagem de Cândido Portinari
Disponível em: http://www.saopaulo.sp.gov.br/patrimonioartistico/sis/fl/imagem/artistas/C%C3%A2ndido%20Portinari.jpg Acesso em: 31.Out.2009.
O professor poderá dizer aos alunos que ele foi um artista brasileiro reconhecido mundialmente, e em seguida perguntar qual o tipo de arte que eles acham que Portinari criava, se era poesia, escultura, pintura e etc. Após ouvir os conhecimentos prévios ou as opiniões dos alunos, o professor poderá mostrar a imagem de algumas das obras mais famosas do artista (Fig. 2). Mostrará as imagens e deverá discutir com os alunos o que cada uma delas representa; qual foi a intenção de Portinari ao criá-las.
Figura 2- Imagem da obra “Estivador”
Disponível em: http://www.portinari.org.br/ppsite/homepage/100_anos/sobre/pop_01.htm Acesso em: 08. Nov. 2009.
Atividade 1
Neste momento os alunos deverão ser divididos em duplas para que possam explorar o site do museu de Cândido Portinari (Fig. 3).
Recurso:
Link do Recurso disponível no Site do Portal do Professor:
http://casadeportinari.com.br/principal.htm
Figura 3- Imagem do Museu Virtual
O site, como um todo, deverá ser explorado pelas duplas - tanto a parte destinado ao “Museu” que contém as obras, o histórico deste, o acervo, quanto à parte destinada ao “Artista” em que a vida do artista é contada, sua biografia entre outras informações.
Para nortear as pesquisas, sugerimos que na parte destinado ao “Museu”, os itens “Histórico” e “Acervo” sejam explorados pelas duplas e na parte “O Artista” que os itens “Biografia”, “O político”, “O poeta” e o “Desenhista” sejam explorados.
Observação: O professor poderá disponibilizar aos alunos outras fontes para a realização das pesquisas, como: livros didáticos, jornais, revistas, entre outros materiais que falem da vida e da obra do artista trabalhado nestas aulas.
Atividade 2
Após a exploração do museu virtual, o professor deverá propor algumas reflexões sobre todo conteúdo pesquisado. Neste momento, os alunos deverão saber que Cândido Portinari foi um artista que tinha a preocupação de representar seu país e seu povo. Para isso, sugerimos que o professor mostre aos alunos algumas de suas obras (Figs. 4, 5 e 6), para que possam a partir destas informações discutir cada uma delas, isto é, o que elas querem nos falar; o objetivo de cada uma e etc.
Figura 4-Imagem de uma obra “Figuras na praia com baú azul”
Disponível em: http://www. portalsaofrancisco.c om.br/alfa/candido-portinari/imagens/o-centenario-de-candido-portinari.jpg Acesso em: 09. Nov. 2009.
Figura 5- Imagem da obra “O casamento na roça”
Disponível em: http://veja.abril.com.br/vejarj/150904/imagens/arte1.jpg Acesso em: 10. Nov. 2009.
Figura 6- Imagem da obra “O Cangaceiro”
Disponível em: http://www.estadao.com.br/fotos/cangaco-int.jpg Acesso em: 09. Nov. 2009.
Além das imagens acima, o professor deverá apresentar aos alunos a seguinte frase:
“Nenhum outro pintor pintou mais um país do que Portinari pintou o seu…” (Israel Pedrosa, 1983, em depoimento ao Projeto Portinari), para que possam perceber como Candido Portinari era visto pelas pessoas, o quanto ele foi e é respeitado.
Em seguida esta frase de Chopin, também poderá ser apresentada aos alunos e em seguida, discutida: “A arte é o espelho da pátria.
O país que não preserva os seus valores culturais
Jamais verá a imagem de sua própria alma.” (Chopin)
Atividade 3
Feitas as discussões das obras de Portinari e das frases acima, todos os alunos deverão elaborar alguns textos para compor um “Mural informativo” sobre o artista, que posteriormente serão apresentados aos demais alunos da escola. Estes textos para o Mural Informativo deverão conter imagens das obras do artista e logo abaixo, uma breve síntese sobre a obra – data de produção, título, e o que tal obra se propõe, a intenção do artista com ela.
É importante que os alunos elaborem um breve histórico sobre a vida de Cândido Portinari e suas contribuições para a cultura brasileira, de forma que este possa ser a introdução do Mural Informativo sobre o artista.
Após a confecção destes materiais, os alunos deverão organizar uma exposição destes materiais, para então propor uma visita aos “corredores de Portinari”, em que serão colocadas suas produções para que os demais alunos e professores da escola possam visitar!
Os alunos deverão ser os guias dos “Corredores de Portinari”, apresentando aos visitantes (professores, alunos e funcionários da escola) a vida e a obra do artista.
1. Sugerimos que em outra oportunidade o professor trabalhe com os alunos esta aula publicada no site do Portal do Professor que aborda a mesma temática – Vida e obras de Cândido Portinari, mais ligada à área das Artes Manuais.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5142
2. Sugerimos também que os alunos elaborem um vídeo apresentando suas produções e a exposição aos “Corredores de Portinari” para que tal vídeo seja submetido à publicação no site “YouTube”.
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam quem foi Cândido Portinari, o que ele representou e representa para a cultura brasileira. É importante que o professor avalie também os seguintes aspectos:
- Capacidade de efetuar pesquisas em diferentes fontes;
- Língua escrita (elaboração do texto informativo);
- Postura dos alunos diante de uma atividade em grupos; dupla e depois coletiva.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
05/02/2014
Quatro estrelasamei o que aprendi hj
24/03/2010
Cinco estrelasmuito boa, supriu minhas necessidades para trabalhar um tema sugerido pelo livro didático.