30/11/2009
Hellen Cristina Borges Pires
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Definir figuras congruentes e percebê-las em nosso cotidiano.
Noções básicas de geometria (nível 0 e 1 do conhecimento geométrico).
Material necessário para a aula:
-Figuras geométricas diversas para confecção de um mosaico.
Para iniciar o assunto de congruência, o professor precisa primeiramente definir o que é congruência. Para isso, utilize como recurso pedagógico os mosaicos.
É comum vermos hoje o piso das casas e das calçadas, balcões nos comércios e peças de arte em geral contendo mosaicos em seus formatos. O mosaico é uma combinação perfeita de formas geométricas.
Após apresentar alguns modelos de mosaicos, deixe que o próprio aluno construa o seu mosaico a partir de figuras geométricas dadas. Faça em uma folha, várias figuras geométricas e distribua entre os alunos. Peça para que eles pintem as figuras e construam com elas um mosaico. Nestas figuras, algumas deverão ser congruentes.
Neste momento, destaque que em alguns mosaicos, pode-se perceber figuras geométricas que tem a mesma característica: mesma medida dos ângulos correspondentes e a mesma medida dos lados correspondentes também.
Cabe agora a explicação do que são lados e ângulos correspondentes
Peça para que eles observem nas figuras distribuídas para montar o mosaico, se existem figuras congruentes e, caso exista, quais são.
Depois disto, questione com a turma: Mas será que podemos dizer que estas figuras são iguais?
Após a discursão conclua que, embora elas sejam idênticas (réplicas) umas as outras, e quando sobrepostas coincidem, seus possuem pontos são distintos e ocupam lugares distintos no espaço. Por isso, quando tem-se figuras com as mesmas medidas (de ângulos e lados correspondentes), da-se o nome de figuras congruentes.
Agora sim, apresente a definição de figuras congruentes: “Duas ou mais figuras quaisquer são ditas congruentes somente se seus lados correspondentes tiverem a mesma medida e seus ângulos correspondentes tiverem a mesma medida, simultaneamente”.
Trabalhe alguns exemplos de figuras diferentes das apresentadas para a construção dos mosaicos.
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