30/11/2009
Hellen Cristina Borges Pires
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
- Reconhecer triângulos congruentes.
- Conhecer e aplicar as relações de congruência entre triângulos, identificando os ângulos e os seus lados correspondentes, bem como o caso de congruência em que este se enquadra.
-Congruência de figuras
-Condição de existência de triângulos
O caso de congruência explorado nesta aula será A.L.A. (Ângulo-Lado-Ângulo).
Outro caso de congruência é o caso em que os três lados correspondentes são congruentes.
Passos:
1) Construa dois ângulos (cuja soma seja menor que 180°) e um segmento AB.
2) Tome um dos ângulos e coloque sobre um dos seus lados o segmento AB, de forma que o vértice do ângulo coincida com o ponto A.
3) Sobre o ponto B, coloque o vértice do outro ângulo de forma que um lado do ângulo coincida com o segmento .
Observe que os outros dois lados ficaram determinados.
4) Marque o ponto de intercessão das semi-retas que formam os ângulos, e construa os segmentos que determinam os outros dois lados do triângulo.
5) Meça os lados e os ângulos do triângulo.
6) Peça para que os alunos construam outro triângulo usando dois ângulos e um segmento com a mesma medida daqueles construídos inicialmente.
7) Através da manipulação dos ângulos e segmentos, peça para que eles construam outro triângulo. Para formar o triângulo, depois de manipulados ângulos e lado, eles deveram construir os outros dois lados que ficaram determinados.
8) Peça para que os alunos determinem a medida de cada lado e ângulo e depois escrevam uma conclusão sobre os dois triângulos construídos.
A resposta esperada é: Logo, se temos um ângulo, um lado e outro ângulo, nesta ordem, congruentes em dois ou mais triângulos, então os outros dois lados e outro ângulo ficam determinados. Temos então, o caso de congruência ângulo-lado-ângulo.
Software Cabrí Geométrè ou similar como o Goegebra para as construções.
Estas construções podem ser feitas no quadro usando régua, compasso e transferidor. Os passos são os mesmos.
O Cabri pode ser obtido em:
educar.sc.usp.br/licenciatura/2003/cg/cabri_geometre.html
O Geogebra pode ser obtido em:
Para a construção da reta perpendicular no caso cateto-hipotenusa o professor pode usar, se for de sua preferência, o esquadro.Sem estrelas 0 classificações
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