21/12/2009
Valiana Alves Teodoro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
- Construir um teodolito.
- Fazer medições de ângulos.
Triângulo retângulo: conceito, elementos, relações métricas e razões trigonométricas.
Com antecedência, numa aula sobre as razões trigonométricas, discuta com seus alunos a importância da trigonometria e suas aplicações. Comente que posteriormente haverá uma aula de campo com o objetivo de medir alturas inacessíveis e que será necessário alguns materiais simples para a construção de um instrumento para medir ângulos.
Faça uma relação do material e apresente à turma para as devidas providências. Coloque uma caixa no canto da sala ou do laboratório de Matemática e recolha o material trazido pelos alunos.
Para a construção do teodolito, solicite aos alunos que tragam:
- Pote redondo com tampa (tipo tronco de cone).
- Canudo oco em formato cilíndrico reto ou tubo de antena de TV (20 cm).
- Dois pedaços de placa de isopor grosso de 20 cm X 20 cm ou pedaços de tábuas com as mesmas dimensões (neste caso será necessário pregos e martelo).
- Pedaço de arame de comprimento maior que o dobro do diâmetro da tampa do pote.
- Cola de isopor.
Enquanto os alunos trazem o material providencie fita crepe, fotocópias de um transferidor de 360º e uma tabela das razões trigonométricas de ângulos de 1 a 89º.
Terminada a parte teórica reserve o laboratório de matemática ou organize a sala dividindo-a em seis grupos e proponha o seguinte Roteiro de Atividades:
Montando o seu Teodolito:
- Cole as placas de isopor em forma de L.
- Recorte o transferidor e cole no isopor.
- Fure a parte superior do pote, e coloque um pedaço de arame paralelo ao seu diâmetro, deixando sobras igualmente dos dois lados.
- Fixe o canudo paralelamente ao arame em cima do pote.
- Cole a tampa do pote no meio do transferidor e encaixe a outra parte.
Como se usa o Teodolito:
Posicione o teodolito caseiro de modo que a sua base fique perpendicular ao objeto que vai observar, por exemplo, um ponto da intersecção entre uma das paredes da sala e o seu teto. Discuta com os alunos sobre as distâncias que podem ser medidas utilizando uma trena e as que requerem escada, por exemplo (inacessíveis). Através do canudo, sugira aos alunos que mirem o pico do objeto (o ponto mais alto), assim o arame marcará um ângulo no transferidor e a leitura será realizada.
Proponha aos alunos que com esse ângulo use os seus conhecimentos de Trigonometria para medir a altura inacessível.
Mostre aos alunos que a situação pode ser representada por uma figura como a que aparece abaixo:
- a altura inacessível, representada pela letra h, sem desprezar a altura x do suporte (base) do teodolito.
- a distância do observador até a linha vertical que passa pelo ponto mais alto, representada por r.
- a hipotenusa (p) do triângulo retângulo.
- o ângulo a obtido no Teodolito.
Uma nova linha no ensino de geometria vem recebendo o nome de Geometria Dinâmica. Trata-se da utilização de softwares de construções geométricas que permitem a transformação de figuras mantendo certo número de suas propriedades.
Utilizando o programa CABRI GÉOMÈTRE II proponha aos alunos que façam a representação da situação:
Sugerimos que o fechamento da atividade seja realizado a partir do aperfeiçoamento da técnica de leitura do ângulo obtido. Tal habilidade, depois de desenvolvida facilitará o trabalho seguinte, que trata da utilização do instrumento em atividades de campo.
Quatro estrelas 9 classificações
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05/11/2012
Cinco estrelasMuito bom, entendi tudo.
05/08/2011
Quatro estrelasmuito boa, clara e objetiva. Satisfaz as principais dúvidas existentes !
08/04/2011
Cinco estrelasAchei a aula muito proveitosa e interessante
28/03/2011
Três estrelasBoa idéia
13/10/2010
Cinco estrelasExcelente. Utilizei com meus alunos. A aprendizagem foi acima do esperado. Parabéns!!!
29/03/2010
Cinco estrelasÓtima aula, as aulas com conteúdo ,da maior incentivo ao aluno. Sou pai de um adolescente, e esse material didático me ajudou muito, a ajudar meu filho.
24/03/2010
Cinco estrelasFaço ARQUITETURA E URBANISMO/FANOR 2010.1, e no momento estava precisando de fazer um trabalho sobre equipamento topografico. Esse TEODOLITO CASEIRO, além de ser uma ótima idéia veio me ajudar e muito no meu trbalho. Obrigado, obrigado...
24/03/2010
Cinco estrelasFoi muito bom ter encontrado esta aula. Precisamos tornar significavas as aulas de matemática.
24/03/2010
Cinco estrelasMuito boa a atividade, ela mostra uma aplicação voltada para a parte prática e ainda uma profissão que pode ser incentivada no futuro do aluno.