Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


As curvas na estrada chamada Matemática

 

03/12/2009

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

Raquel Fernandes Gonçalves Machado

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Edilamar Ferreira

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

ANTOMAR ARAUJO FERREIRA

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Maísa Gonçalves da Silva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Marcia Aparecida Mendes

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Gislaine Saraiva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

Márcia Aparecida Mendes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Identificar e construir curvas abertas e fechadas, simples e não simples.

Duração das atividades
Duas horas/aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de trabalhar nenhum conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

1ª etapa

O professor separa a turma em em grupos de quatro alunos e entrega a cada um deles 4 pedaços de barbante simples ou cordões coloridos que chamarão a atenção dos alunos e deixarão um visual mais alegre, uma cartolina ou qualquer outro papel e quatro folhas de sulfite.
Após dar alguns minutos para os alunos explorarem o material, comparar o tamanho dos próprios cordões com os dos colegas, observar as cores e os formatos dos papéis, o professor dará as seguintes instruções.


1. Jogue um dos cordões sobre a carteira ou no chão.


2. Analise o tipo de curva que ele formou.

• As pontas ficaram separadas?
• Houve cruzamentos? Quantos?


3. Reproduza, através de desenho, na folha de sulfite a curva que os cordão fez.
4. Pegue as cartolinas e numa delas escreva: CURVAS SIMPLES (curvas sem cruzamento) e na outra, CURVAS NÃO SIMPLES (curvas com cruzamento).
5. Cole o cordão na cartolina específica formando a curva obtida, sendo o mais fiel possível à forma conseguida.
6. Jogue o segundo cordão.
7. Siga as mesmas instruções dadas para o primeiro cordão.
8. Faça a mesma coisa com o terceiro e o quarto cordões.

2ª etapa

Cada grupo apresentará para a classe as curvas conseguidas, tanto as coladas como as reproduzidas por desenho ressaltando e explicando as simples e as não simples.

3ª etapa

O professor apresentará um painel feito por ele apresentando curvas feitas por cordões e outras desenhadas pedindo aos alunos para classificá-las.

Avaliação

Será feita durante todo o processo culminando com o professor pedindo aos alunos para desenhar em seus cadernos diversas curvas simples e diversas curvas não simples.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.