03/12/2009
Márcia Aparecida Mendes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Espaço e forma |
• Identificar e construir curvas abertas e fechadas, simples e não simples.
Não há necessidade de trabalhar nenhum conhecimento prévio.
1ª etapa
O professor separa a turma em em grupos de quatro alunos e entrega a cada um deles 4 pedaços de barbante simples ou cordões coloridos que chamarão a atenção dos alunos e deixarão um visual mais alegre, uma cartolina ou qualquer outro papel e quatro folhas de sulfite.
Após dar alguns minutos para os alunos explorarem o material, comparar o tamanho dos próprios cordões com os dos colegas, observar as cores e os formatos dos papéis, o professor dará as seguintes instruções.
1. Jogue um dos cordões sobre a carteira ou no chão.
2. Analise o tipo de curva que ele formou.
• As pontas ficaram separadas?
• Houve cruzamentos? Quantos?
3. Reproduza, através de desenho, na folha de sulfite a curva que os cordão fez.
4. Pegue as cartolinas e numa delas escreva: CURVAS SIMPLES (curvas sem cruzamento) e na outra, CURVAS NÃO SIMPLES (curvas com cruzamento).
5. Cole o cordão na cartolina específica formando a curva obtida, sendo o mais fiel possível à forma conseguida.
6. Jogue o segundo cordão.
7. Siga as mesmas instruções dadas para o primeiro cordão.
8. Faça a mesma coisa com o terceiro e o quarto cordões.
2ª etapa
Cada grupo apresentará para a classe as curvas conseguidas, tanto as coladas como as reproduzidas por desenho ressaltando e explicando as simples e as não simples.
3ª etapa
O professor apresentará um painel feito por ele apresentando curvas feitas por cordões e outras desenhadas pedindo aos alunos para classificá-las.
Será feita durante todo o processo culminando com o professor pedindo aos alunos para desenhar em seus cadernos diversas curvas simples e diversas curvas não simples.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!