Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Polígonos Regulares: construção e propriedades dos ângulos internos e centrais– Parte II

 

03/12/2009

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

Raquel Fernandes Gonçalves Machado

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Edilamar Ferreira

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

ANTOMAR ARAUJO FERREIRA

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Maísa Gonçalves da Silva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Marcia Aparecida Mendes

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Gislaine Saraiva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

Hellen Cristina Borges Pires e Valmir Machado dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Representar, medir e operar com medidas de ângulos.

- Aplicar, na prática, as fórmulas para determinar as medidas dos ângulos internos e dos ângulos centrais de um polígono regular.

- Realizar procedimentos que concretizem os saberes teóricos, por meio da construção, com o objetivo de verificar as habilidades que envolvem polígonos regulares.

- Resolver situações-problema do cotidiano, inovar e empreender.

Duração das atividades
Duas horas-aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Definição de Polígono Regular.
- Cálculo dos ângulos internos e centrais de um polígono regular.

Estratégias e recursos da aula

Materiais necessários para a aula:
-Estacas de madeira
-Martelo
-Barbante
-Transferidor de madeira (utiliza-se geralmente o do professor)
-Régua de madeira de 1 m (utiliza-se geralmente a do professor) e/ou trena

Para realizar esta aula, o professor deverá dispor de um local não cimentado, preferencialmente terra ou gramado. Desta forma, fica mais fácil fincar as estacas.

Estratégias para a aual:
1ª parte: em sala de aula.


Divida a turma em grupos de aproximadamente 4 alunos.

Explique aos alunos que será realizada uma aula prática sobre polígonos regulares, refletindo junto a eles a responsabilidade e cuidado que os mesmos devem ter com os materiais que vão ser utilizados, para que assim, ninguém se machuque.

Indique o polígono regular que cada grupo deverá construir, se preferir, faça a escolha por sorteio. Só não utilize polígonos com um número muito grande lados (maior que 20 lados, por exemplo), pois pode desmotivar os alunos no momento da construção.

Peça para que cada grupo faça o calculo para determinar a medida do ângulo interno do polígono que vai construir. Se for necessário, retome alguns conceitos.

Pergunte para cada grupo quantas estacas serão necessárias para construir o seu polígono. Associe a idéia de que as estacas são os vértices e de que o barbante formará os lados do polígono.

2ª parte: no ambiente da aula prática.


Permita que os alunos tentem “sozinhos” construir o polígono. À medida que for surgindo às dúvidas, oriente cada grupo.

Para facilitar, utilize como medida do lado do polígono o metro.

Para construir o polígono o grupo deverá:
1º) fincar a estaca que será o centro do polígono.
2º) Com o metro, determine a distância do centro ao primeiro vértice do polígono. Finque a segunda estaca. Pegue o barbante, amarre-o na estaca central e, esticando bem, leve-o até a segunda estaca e dê duas voltas com o barbante envolta da estaca.
3º) com o auxilio do transferidor, meça o ângulo central e finque a terceira estaca que dará origem a mais um vértice do polígono. Pegue o barbante que está na segunda estaca e dê duas voltas entorno da terceira. Em seguida, vá com o barbante até a estaca central e dê mais duas voltas ao redor da mesma.

undefinedundefined

undefined

4º) repita o processo até concluir a construção do polígono. undefined

Avaliação

Cada grupo deverá registrar os cálculos e os passos que desenvolveu para construir o polígono e entregar ao professor em forma de relatório. O professor deverá avaliar durante a atividade o interesse e a participação dos alunos em cada grupo.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.