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O saltar e suas possibilidades: Saltar para bem longe

 

02/12/2009

Autor e Coautor(es)
WILSON VASSALLO FAGUNDES
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá perceber e experimentar:

  • Identificar movimentos corporais associados ao saltar;
  • Saltar horizontalmente de diferentes formas;
  • Jogos de saltos horizontais em “brincadeiras infantis”.
Duração das atividades
100 minutos. 02 Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ë importante a vivencia anterior de atividades que contenham elementos necessários que antecedem a seqüência pedagógica de atividades que envolvam o saltar e o correr. Sugerimos olhar as seguintes aulas no portal que também tratam do tema:

1.      Vamos Correr?

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12934

2.      O saltar e suas possibilidades: O salto vertical

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12936

Estratégias e recursos da aula

1º Momento – Iniciar a aula fazendo a seguinte pergunta: Quem aí conhece um jogo que se chama Amarelinha? Alguém sabe me dizer como se brinca? Vamos vivenciar o jogo?

Atividade 01: “Amarelinha”

O jogo consiste em pular sobre um desenho riscado com giz no chão, que também pode ter inúmeras variações. Em uma delas, exemplificada na figura abaixo, o desenho apresenta quadrados numerados de 1 a 10 e no topo o céu, em formato oval. Tira-se na sorte quem vai começar. Cada jogador, então, joga uma pedrinha, inicialmente na casa de número 1, devendo acertá-la em seus limites. Em seguida pula, em um pé só nas casas isoladas e com os dois nas casas duplas, evitando a que contém a pedrinha.Chegando ao céu, pisa com os dois pés e retorna pulando da mesma forma até as casas 2-3, de onde o jogador precisa apanhar a pedrinha do chão, sem perder o equilíbrio, e pular de volta ao ponto de partida. Não cometendo erros, joga a pedrinha na casa 2 e sucessivas, repetindo todo processo.Se perder o equilíbrio, colocando a mão no chão ou pisando fora dos limites das casas, o jogador passa a vez para o próximo, retornando a jogar do ponto em que errou ao chegar a sua vez novamente. Ganha o jogo quem primeiro alcançar o céu.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Amarelinha

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Após a vivência conduzir na seguinte r eflexão:

2º Momento – Acabamos de v ivenciar uma brincadeira onde o saltar era fundamental, porém ao contrário do que aconteceu na aula anterior (aula - O saltar e suas possibilidades: O salto vertical), pular bem alto já não é mais necessário, agora o que importa é ganhar terreno para frente. Nessa brincadeira não fizemos muito esforço para saltar para frente, afinal os quadradinhos estavam bem próximos uns dos outros, porém imaginam a seguinte situação:

Atividade 02: “Salto sobre o Rio”

Todos vocês estão diante de um rio debaixo de muita chuva. Cada um de vocês tem que atravessa-lo para buscar alimento que se encontra do outro lado. Por serem mais jovens, cabe também a vocês trazer alimento para os mais velhos, forçando assim um ir e vir constante.  Saltar parece ser a única opção, pois entrar na água é arriscado, uma vez que o rio gradativamente está se enchendo e, devido ao desmoronamento das margens, o mesmo se torna cada vez mais largo.

      Vamos ver agora quem consegue fazer mais viagens, com saltos cada vez mais distantes?

Ø      Utilizando duas cordas grandes, o professor marcará um “rio” no chão (deixando as mesmas paralelas uma com a outra) e a cada passagem dos alunos as cordas vão se distanciando, aumentando o espaço entre elas.

Ø      O professor poderá fazer em forma de disputa, retirando os alunos que se “acidentarem” dentro do “rio” com saltos sem sucesso. Ao final os alunos que conseguirem fazer um maior número de saltos serão os vencedores.

Após a vivência conduzir na seguinte reflexão:

Tanto na primeira como na segunda brincadeira, vocês experimentaram saltos onde ocupar espaço para frente era muito importante, e para isso vocês vivenciaram saltos com impulso um dos pés e com os dois. Em algumas situações o salto com impulso um dos pés é a melhor escolha (salto sobre o rio – para ganhar distancia), já em outras os saltos com impulso nos dois pés ganha a preferência (amarelinha - para cumprir a regra do jogo). Além disso, vocês devem ter percebido que quando necessitamos de saltar bem longe, um outro movimento que também já vivenciamos aliado ao saltar torna esse trabalho mais eficiente – Correr (aula - Vamos Correr?).

Atividade 03: “Pula-Carniça”

  • Agora vamos aliar em uma única brincadeira o saltar para frente e para cima? Quem conhece a brincadeira do “Pula-Carniça”?

A brincadeira consiste em colocar todos os participantes, em fila. Os últimos vêem saltando uns sobre os outros, geralmente apoiando as mãos nos ombros ou sobre as costas do que serve de obstáculo a seu salto – “o carniça”, até chegar a frente da fila. Ao chegar no início da fila o aluno se torna – carniça para que os colegas possam pula-lo também.

No jogo temos a oportunidade de pular para cima, visando passar sobre o obstáculo, e ao mesmo tempo devemos ir para frente visando ultrapassar o mesmo.

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Recursos Complementares
Avaliação

Discutir com a turma aspectos relacionados ao saltar horizontalmente e suas diferenças e co-relações com outras possibilidades de salto e movimento. Exemplo de perguntas: Ocupar espaço para frente, para os lados ou para trás é uma tarefa mais fácil ou mais difícil que saltar para ganhar altura (porque)? O saltar para frente visando chegar o mais longe possível requer que simultaneamente também ganhemos altura? E o correr, ajuda nesses casos? Afinal, o que facilita ou dificulta o salto para frente? E quando necessitamos de ganhar espaço para frente e ao mesmo tempo altura, como na última brincadeira, quais são os recursos que podemos utilizar? (ex: o apoio no colega – trepar).

Além da discussão final, o professor deverá observar e analisar todo o processo de vivência e resgate da cultura popular envolvido nas brincadeiras, bem como o que diz respeito à integração, participação, desenvoltura e cooperação durante as atividades e na execução dos movimentos, visando detectar se houve aproximação entre os objetivos da aula e a concretização da mesma.

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