Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Tabuando nas séries iniciais – Parte 1

 

19/11/2009

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

Raquel Fernandes Gonçalves Machado

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Edilamar Ferreira

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

ANTOMAR ARAUJO FERREIRA

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Maísa Gonçalves da Silva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Marcia Aparecida Mendes

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Gislaine Saraiva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Aprender a tabuada de forma prazerosa.
- Encontrar estratégias para que facilite a aprendizagem da tabuada.
- Compreender o algoritmo da multiplicação.

Duração das atividades
Duas horas-aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Adição de números naturais: operação e propriedades.

Estratégias e recursos da aula

Esta proposta de aula pode ser aplicada desde as séries iniciais do Ensino Fundamental podendo estender-se até o 6º ano (5ª série).
Nas séries iniciais o professor deverá trabalhar primeiro com material manipulável (pedrinhas, tampinhas, fichas de retalhos de cartolina ou papel cartão e outros) e apropriado para cada turma, com o objetivo de compreender o significado da multiplicação como uma adição de parcelas iguais

    undefined

2 x 1 =______ +______ =_____ x _____=_____

O resultado esperado é:

1 + 1 = 2 x 1 = 2

Continuar o trabalho com tampinhas até formar cada “família”, ou seja, cada tabuada.


Atividades como as que seguem poderão ajudar a compreender o algoritmo da multiplicação.


Descubra o segredo.

undefined                   

A bola quica de ____ em ____ até 20.

Explore a atividade registrando no caderno as descobertas:

• Que número posso repetir 2 vezes para obter 0?

Resposta esperada: 0 + 0 = 0 ou 2 x 0 = 0

• Que número posso repetir 2 vezes para obter 2?

Resposta esperada: 1 + 1 = 2 ou 2 x 1 = 2

• Que número posso repetir 2 vezes para obter 4?

Resposta esperada: 2 + 2 = 4 ou 2 x 2 = 4


Com esta atividade você estará construindo e trabalhando novamente a compreensão do algoritmo da multiplicação.
Para cada “família” crie uma ilustração que possibilitará a exploração e registro da tabuada.


Descubra o segredo

Os alunos do 3º ano estão brincando com peteca e fazendo uma contagem bem interessante

undefined

Explorar a atividade seguindo os passos descritos anteriormente.
Recursos Complementares

Visite o endereço abaixo e veja a possibilidade de trabalhar com a tabuada da multiplicação de todas as “famílias”
http://www.imagem.eti.br/atividades_educativas/tabuada_do_3.html

Esta atividade proporciona o uso dos registros feitos durante cada atividade desenvolvida sugerida nesta aula.

Avaliação

A avaliação acontecerá durante todo o trabalho.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • margarete granoski , celer , Santa Catarina - disse:
    margagro2013@gmail.com

    23/07/2013

    Quatro estrelas

    E muito importante a forma de estudar a tabuada. a forma aprestada gostei muito ,porque é uma maneira do aluno aprederl


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.