20/01/2009
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
“Dêem-me uma alavanca e um ponto de apoio e eu moverei o mundo.”
Esta é das frases e uma das descobertas mais conhecidas de Arquimedes de Siracusa, que foi um matemático, físico e inventor.
Arquimedes foi um notável matemático da Antiguidade e por que não dizer de todos tempos. Seu pai era Fídeas um astrônomo da época.
Várias foram as descobertas e invenções de Arquimedes, desde um sistema de bombeamento chamado Parafuso de Arquimedes, em uso ainda hoje, que realizou em uma visita ao Egito até um método para calcular o número π (pi) utilizando séries.
Na Física, na Matemática inúmeras foram suas descobertas. Mas a que discutiremos, neste momento, é que trata dos sólidos de Arquimedes. Você sabia que Arquimedes também definiu sólidos, além dos de Platão?
“Todos os sólidos de Arquimedes são poliedros uniformes com faces regulares. Um poliedro com faces poligonais regulares é uniforme quando existem operações de simetria que colocam qualquer vértice sobre qualquer outro vértice e não sobre qualquer outro ponto do espaço, além de aprimorar um método de integração que permitia calcular áreas e volumes de superfícies de muitos corpos.
O cubo, por exemplo, tem as operações de simetria que que consistem na rotação de 90 graus ao redor de um eixo, e a reflexão em um plano perpendicular a esse eixo.”
Referências:
Um pouco de história. Disponível em:< http://mathematikos.psico.ufrgs.br/disciplinas/ufrgs/mat010392k2/ens22k2/sinteticos/pagina3.html >. Acesso em: 07 de dez. de 2008.
Vamos saber mais sobre os sólidos arquimedianos?
Para sabermos mais sobre os sólidos de Arquimedes precisamos realizar a atividade 1 da WebQuest Bola de Futebol.
Você sabe o que é WebQuest?
WebQuest é uma metodologia de pesquisa na e para a internet criada por Bernie Dodge em 1995. A sua estrutura é composta por introdução, tarefas, processo, avaliação e conclusão. No campo tarefas é que encontramos as atividades a serem realizadas. Então vamos lá.
Professor, não esqueça!
Agora vamos realizar atividades no laboratório de informática ou na sala de artes, se nunca trabalhou com os alunos, oriente-os antes de se encaminharem para este espaço, explique quais os objetivos da atividade que realizarão em tal espaço e estabeleça regras para o uso, bem como, os critérios que serão utilizados para avaliação das atividades realizadas no laboratório, previamente. Se possível estabeleça os critérios para realização de toda a aula com os alunos, já desde o início, independente de ser ou não no laboratório de informática, ok?!?
Imagem disponível em: < http://www.webquestboladefutebol.com.br >
Para sabermos mais sobre sólidos de Arquimedes vamos realizar a tarefa 1, disponível em: < http://www.webquestboladefutebol.com.br/atividade1.html >
Com seu colega pesquise outros sites além dos indicados que tratem do tema sólidos de Arquimedes.
Vocês devem construir os polígonos que representam as faces para a montagem da bola de futebol. Segundo orientação da atividade 2 da WebQuest Futebol, disponível em: < http://www.webquestboladefutebol.com.br/atividade2.html >.
Antes de realizar a atividade proposta assistam o vídeo.
Em duplas construam um jogo, conforme solicitado na atividade 3, disponível em: < http://www.webquestboladefutebol.com.br/atividade3.html >
Além das descobertas e inventos referenciados nesta aula, Arquimedes pesquisou sobre muitos outros assuntos.
Apenas para atiçar a sua curiosidade conheça uma das grandes descobertas clicando no recurso a seguir.
Nome | Tipo |
---|---|
Princípio de Arquimedes | Vídeo |
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!