Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Sólidos de Arquimedes

 

20/01/2009

Autor e Coautor(es)
Gílian Cristina Barros
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Matemática Geometria
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Conhecer e reconhecer os Sólidos de Arquimedes.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Elementos que formam os poliedros.
Estratégias e recursos da aula

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1319/imagens/bau_historias.gif

“Dêem-me uma alavanca e um ponto de apoio e eu moverei o mundo.”


Esta é das frases e uma das descobertas mais conhecidas de Arquimedes de Siracusa, que foi um matemático, físico e inventor.
 

Arquimedes foi um notável matemático da Antiguidade e por que não dizer de todos tempos. Seu pai era Fídeas um astrônomo da época.
Várias foram as descobertas e invenções de Arquimedes, desde um sistema de bombeamento chamado Parafuso de Arquimedes, em uso ainda hoje, que realizou em uma visita ao Egito até um método para calcular o número π (pi) utilizando séries.
 

Na Física, na Matemática inúmeras foram suas descobertas. Mas a que discutiremos, neste momento, é que trata dos sólidos de Arquimedes. Você sabia que Arquimedes também definiu sólidos, além dos de Platão?
 

“Todos os sólidos de Arquimedes são poliedros uniformes com faces regulares. Um poliedro com faces poligonais regulares é uniforme quando existem operações de simetria que colocam qualquer vértice sobre qualquer outro vértice e não sobre qualquer outro ponto do espaço, além de aprimorar um método de integração que permitia calcular áreas e volumes de superfícies de muitos corpos.
O cubo, por exemplo, tem as operações de simetria que que consistem na rotação de 90 graus ao redor de um eixo, e a reflexão em um plano perpendicular a esse eixo.”


Referências:
Um pouco de história. Disponível em:< http://mathematikos.psico.ufrgs.br/disciplinas/ufrgs/mat010392k2/ens22k2/sinteticos/pagina3.html >. Acesso em: 07 de dez. de 2008.

Vamos saber mais sobre os sólidos arquimedianos?

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1319/imagens/problematizacao.gif

Para sabermos mais sobre os sólidos de Arquimedes precisamos realizar a atividade 1 da WebQuest Bola de Futebol.

Você sabe o que é WebQuest?

WebQuest é uma metodologia de pesquisa na e para a internet criada por Bernie Dodge em 1995. A sua estrutura é composta por introdução, tarefas, processo, avaliação e conclusão. No campo tarefas é que encontramos as atividades a serem realizadas. Então vamos lá.

Momento 01 - Em duplas no laboratório de informática e na sala de aula.

Professor, não esqueça!

Agora vamos realizar atividades no laboratório de informática ou na sala de artes, se nunca trabalhou com os alunos, oriente-os antes de se encaminharem para este espaço, explique quais os objetivos da atividade que realizarão em tal espaço e estabeleça regras para o uso, bem como, os critérios que serão utilizados para avaliação das atividades realizadas no laboratório, previamente. Se possível estabeleça os critérios para realização de toda a aula com os alunos, já desde o início, independente de ser ou não no laboratório de informática, ok?!?

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1319/imagens/weqbola.jpg

Imagem disponível em: < http://www.webquestboladefutebol.com.br >
 

Para sabermos mais sobre sólidos de Arquimedes vamos realizar a tarefa 1, disponível em: < http://www.webquestboladefutebol.com.br/atividade1.html >

Com seu colega pesquise outros sites além dos indicados que tratem do tema sólidos de Arquimedes.

Momento 02 - Sala de Aula

Vocês devem construir os polígonos que representam as faces para a montagem da bola de futebol. Segundo orientação da atividade 2 da WebQuest Futebol, disponível em: < http://www.webquestboladefutebol.com.br/atividade2.html >.

Antes de realizar a atividade proposta assistam o vídeo.

 

Momento 03 - Construindo um Jogo (em duplas)

 

Em duplas construam um jogo, conforme solicitado na atividade 3, disponível em: < http://www.webquestboladefutebol.com.br/atividade3.html >

 

Momento 04 -

  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1319/imagens/CATARSE.gif

  1. Escolha um dos sites pesquisados no Momento 1 por você e seu colega e faça um breve resumo do conteúdo que apresenta.
  2. Apresente no blog criado por seu professor as aprendizagens e descobertas referentes ao tema estudado.
  3. Em no mínimo, duas laudas apresente uma síntese do conteúdo estudado dando ênfase as características dos sólidos de Arquimedes e a outros inventos e pesquisas de Arquimedes não apresentadas neste estudo.
 Mais a aprender

Além das descobertas e inventos referenciados nesta aula, Arquimedes pesquisou sobre muitos outros assuntos.

Apenas para atiçar a sua curiosidade conheça uma das grandes descobertas clicando no recurso a seguir.

 
E vá até as aulas:
  • Princípio de Arquimedes: um pouco de história, disponível em: < http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1404 > que trata da história do surgimento de tal Princípio e a
  • Princípio de Arquimedes que apresenta como verificar o como e porque os corpos flutuam, disponível em: < http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1100 >.
Recursos Educacionais
Nome Tipo
Princípio de Arquimedes Vídeo
Recursos Complementares
Para criar um blog acesse: |http://blog.uol.com.br/| http://home.services.spaces.live.com/|http://www.blogger.com|
Avaliação
A avaliação será realizada no transcorrer dos questionamentos apresentados, primeiramente observando a formação de conceitos pelos alunos, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, por meio do diálogo, perceber se houve assimilação dos conteúdos propostos. Pela leitura das produções dos alunos, o professor avaliará sugerindo as mudanças e adequações necessárias, estimulando as leituras e quando necessário, o feedback dos conteúdos.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.