Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Tabuando nas séries iniciais – Parte 3 – Concurso de Tabuada

 

30/11/2009

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

Raquel Fernandes Gonçalves Machado

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Edilamar Ferreira

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

ANTOMAR ARAUJO FERREIRA

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Maísa Gonçalves da Silva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Marcia Aparecida Mendes

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Gislaine Saraiva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Aprender a tabuada de forma prazerosa.
- Encontrar estratégias para que facilite a aprendizagem da tabuada.

Duração das atividades
8 horas/aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Multiplicação de números naturais: operação e propriedades,

Estratégias e recursos da aula


Esta aula pode ser aplicada no 4º ano (3ª série) do Ensino Fundamental, podendo estender-se até o 6º ano (5ª série).
A melhor forma de aprender a tabuada é através do treino, adotar uma metodologia lúdica nas aulas poderá ajudar na aprendizagem dos/as alunos/as.
Em sala de aula, o professor deve fazer brincadeiras que despertem o interesse das crianças pela tabuada e assim o aprendizado será mais simples e sem traumas.
Depois de trabalhar a compreensão do algoritmo da multiplicação na aula "Tabuando nas séries iniciais - 1ª parte" e exercitar através de jogos na aula "Tabuando nas séries iniciais - 2ª parte - jogos", chegou o momento de verificar o aprendizado. Sugerimos para esta etapa a Olimpíada da Tabuada e Loteria, que são estratégias utilizadas pelo professor para verificar o aprendizado da tabuada sem expor o/a aluno/a em arguições.

1ª parte: Loterias
Modelo:

  undefinedundefined

Esta atividade poderá incluir uma auto-avaliação:

• Estou sabendo a tabuada?
• Devo continuar estudando a tabuada?
• Preciso dedicar mais tempo no estudo da tabuada?

2ª parte: Olimpíada de Tabuada

Esta atividade deve ser aperfeiçoada gradualmente:


1ª etapa - As primeiras Olimpíadas deverão ter até 20 (vinte) fatos com tempo marcado de 5 a 8 minutos. Aplique 10 (dez) itens de adição e 10 (dez) itens de multiplicação das famílias do 2 (dois), do 3 (três) e do 4 (quatro). Vencendo esta etapa, trabalhe com as outras famílias.


2ª etapa - Após trabalhar com vinte fatos, amplie para 30 (trinta) fatos com tempo marcado de 5 a 8 minutos. Inicie com as famílias do 2 (dois), do 3 (três) e do 4 (quatro), aplicando 15 itens de adição e 15 itens de multiplicação. Vencendo esta etapa, trabalhe com as outras famílias.

3ª etapa – Nesta etapa, trabalhe 45 (quarenta e cinco) fatos com tempo marcado de 8 minutos. Inicie com as famílias do 2 (dois), do 3 (três) e do 4 (quatro), aplicando 15 itens de adição, 15 itens de multiplicação e 15 itens de divisão. Vencendo esta etapa, trabalhe com as outras famílias.

4ª etapa - Olimpíada com 60 (sessenta) fatos com tempo marcado de 5 a 8 minutos, iniciando com as famílias do 2 (dois), do 3 (três) e do 4 (quatro) sendo 20 itens de adição, 20 itens de multiplicação e 20 itens de divisão. Vencendo esta etapa, trabalhe com as outras famílias.

As etapas descritas acima poderão acontecer no 4º ano (3ª série) do Ensino Fundamental ou, em outras séries mais avançadas para sanar dificuldades apresentadas pelos alunos/as.

5ª etapa - Olimpíada com 90 (noventa) fatos com tempo marcado de 5 a 8 minutos, iniciando com as famílias do 2 (dois), do 3 (três) e do 4 (quatro), sendo 30 itens de adição, 30 itens de multiplicação e 30 itens de divisão. Vencendo esta etapa, trabalhe com as outras famílias.

• 6ª etapa - Olimpíada com 120 (cento e vinte) fatos com tempo marcado de 5 a 8 minutos, iniciando com as famílias do 2 (dois), do 3 (três) e do 4 (quatro), sendo 40 itens de adição, 40 itens de multiplicação e 40 itens de divisão. Vencendo esta etapa, trabalhe com as outras famílias.


As duas últimas etapas descritas acima poderão acontecer no 5º ano e 6º ano (4ª e 5ª séries) do Ensino Fundamental ou, em outras séries mais avançadas para sanar dificuldades apresentadas pelos alunos/as.


Nas Olimpíadas poderão incluir os fatos da subtração fazendo as adap tações das quantidades para cada operação.

undefined

Esta atividade poderá incluir uma auto-avaliação:

• Estou sabendo a tabuada?

• Devo continuar estudando a tabuada?

• Preciso dedicar mais tempo no estudo da tabuada?

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação acontecerá durante todo o trabalho.
O professor poderá traçar com os alunos, estratégias de estudo para que o/a aluno/a tenha êxito nesta proposta de trabalho.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 10 classificações

  • Cinco estrelas 8/10 - 80%
  • Quatro estrelas 2/10 - 20%
  • Três estrelas 0/10 - 0%
  • Duas estrelas 0/10 - 0%
  • Uma estrela 0/10 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • ALADIR CHAVES, PROFESSORA , Espírito Santo - disse:
    aladirpedagoga@hotmail.com

    07/02/2016

    Cinco estrelas

    PARABENS PELA AULA, EXCELENTE, ADOREI E VOU APLICAR NA MINHA TURMA DE 4º ANO.


  • Bruna, Escola Anita Garibaldi , Santa Catarina - disse:
    brunac2008@gmail.com

    25/07/2013

    Quatro estrelas

    Gostei da aula, pois com o jogo, os alunos se empenham em acertar as respostas dos exercicios, torna a aula mais divertida e com um bom aprendizado!


  • Raimunda Bento, U.E.Coelho Rodrigues (Esc.pública estadual) , Piauí - disse:
    raimundabento@hotmail.com

    14/06/2013

    Cinco estrelas

    Gostei muito, vai meajudar.


  • Diretor: Denes, E.E.I.F: José Fcº das Chagas , Ceará - disse:
    denisvianasousa@hotmail.com

    19/08/2011

    Cinco estrelas

    Gostei muito, é uma forma do aluno aprender brincando e com seriedade. Parabéns pela idéia. vou aplicar nas minhas aulas do 6º ano.


  • Joseneide Almeida de Oliveira, Escola Marcos Evangelista Serra. , Bahia - disse:
    neidedanemann@hotmail.com

    18/07/2011

    Cinco estrelas

    Adorei a aula de como estudar tabuada, amei demais.


  • Alessandra, Rede Estadual , São Paulo - disse:
    alesalencar@yahoo.com.br

    29/03/2011

    Quatro estrelas

    Parabéns pela aula, adorei!!!


  • Giseli Cardoso Vargas, E.M.Francisco Simões Pires , Rio Grande do Sul - disse:
    gisa1vargas@hotmail.com

    23/03/2011

    Cinco estrelas

    Adorei esta aula. Vou aplicar com meus alunos de 4º ano. Costumo aplicar atividades lúdicas com eles semanalmente. Obrigado.


  • maria rodrigues, colegio estadual olavobilac , Tocantins - disse:
    mariap52@hotmail.com

    30/11/2010

    Cinco estrelas

    esta atividade,se aplicada quinzenalmente,acredito dar resultados positivios


  • adila regina roos da silva, E.E.E.F. Bairro Carva,ho , Rio Grande do Sul - disse:
    roosadila@hotmail.com

    03/11/2010

    Cinco estrelas

    Atividade envolvente e pode ser facilmente aplicada para dinamizar as atividades em sala de aula


  • ANA LÚCIA LEITE DE MATTOS, ESCOLA MUNICIPAL RIO GRANDE DO SUL , Rio de Janeiro - disse:
    analualc@bol.com.br

    08/04/2010

    Cinco estrelas

    AMEI! EU ADOREI ESSA AULA. VOU APLICAR NA MINHA TURMINHA DO 4ºANO ELES ESTÃO COM DIFICULDADE DE MEMORIZAR, FIXAR A TABUADA. ACREDITO QUE NA DIDÁTICA LÚDICA VAI FUNCIONAR, OBRIGADA, BJS. ANA LÚCIA - RIO DE JANEIRO.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.