30/11/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
- Aprender a tabuada de forma prazerosa.
- Encontrar estratégias para que facilite a aprendizagem da tabuada.
Multiplicação de números naturais: operação e propriedades,
Esta aula pode ser aplicada no 4º ano (3ª série) do Ensino Fundamental, podendo estender-se até o 6º ano (5ª série).
A melhor forma de aprender a tabuada é através do treino, adotar uma metodologia lúdica nas aulas poderá ajudar na aprendizagem dos/as alunos/as.
Em sala de aula, o professor deve fazer brincadeiras que despertem o interesse das crianças pela tabuada e assim o aprendizado será mais simples e sem traumas.
Depois de trabalhar a compreensão do algoritmo da multiplicação na aula "Tabuando nas séries iniciais - 1ª parte" e exercitar através de jogos na aula "Tabuando nas séries iniciais - 2ª parte - jogos", chegou o momento de verificar o aprendizado. Sugerimos para esta etapa a Olimpíada da Tabuada e Loteria, que são estratégias utilizadas pelo professor para verificar o aprendizado da tabuada sem expor o/a aluno/a em arguições.
1ª parte: Loterias
Modelo:
Esta atividade poderá incluir uma auto-avaliação:
• Estou sabendo a tabuada?
• Devo continuar estudando a tabuada?
• Preciso dedicar mais tempo no estudo da tabuada?
2ª parte: Olimpíada de Tabuada
Esta atividade deve ser aperfeiçoada gradualmente:
• 1ª etapa - As primeiras Olimpíadas deverão ter até 20 (vinte) fatos com tempo marcado de 5 a 8 minutos. Aplique 10 (dez) itens de adição e 10 (dez) itens de multiplicação das famílias do 2 (dois), do 3 (três) e do 4 (quatro). Vencendo esta etapa, trabalhe com as outras famílias.
• 2ª etapa - Após trabalhar com vinte fatos, amplie para 30 (trinta) fatos com tempo marcado de 5 a 8 minutos. Inicie com as famílias do 2 (dois), do 3 (três) e do 4 (quatro), aplicando 15 itens de adição e 15 itens de multiplicação. Vencendo esta etapa, trabalhe com as outras famílias.
• 3ª etapa – Nesta etapa, trabalhe 45 (quarenta e cinco) fatos com tempo marcado de 8 minutos. Inicie com as famílias do 2 (dois), do 3 (três) e do 4 (quatro), aplicando 15 itens de adição, 15 itens de multiplicação e 15 itens de divisão. Vencendo esta etapa, trabalhe com as outras famílias.
• 4ª etapa - Olimpíada com 60 (sessenta) fatos com tempo marcado de 5 a 8 minutos, iniciando com as famílias do 2 (dois), do 3 (três) e do 4 (quatro) sendo 20 itens de adição, 20 itens de multiplicação e 20 itens de divisão. Vencendo esta etapa, trabalhe com as outras famílias.
As etapas descritas acima poderão acontecer no 4º ano (3ª série) do Ensino Fundamental ou, em outras séries mais avançadas para sanar dificuldades apresentadas pelos alunos/as.
• 5ª etapa - Olimpíada com 90 (noventa) fatos com tempo marcado de 5 a 8 minutos, iniciando com as famílias do 2 (dois), do 3 (três) e do 4 (quatro), sendo 30 itens de adição, 30 itens de multiplicação e 30 itens de divisão. Vencendo esta etapa, trabalhe com as outras famílias.
• 6ª etapa - Olimpíada com 120 (cento e vinte) fatos com tempo marcado de 5 a 8 minutos, iniciando com as famílias do 2 (dois), do 3 (três) e do 4 (quatro), sendo 40 itens de adição, 40 itens de multiplicação e 40 itens de divisão. Vencendo esta etapa, trabalhe com as outras famílias.
As duas últimas etapas descritas acima poderão acontecer no 5º ano e 6º ano (4ª e 5ª séries) do Ensino Fundamental ou, em outras séries mais avançadas para sanar dificuldades apresentadas pelos alunos/as.
Nas Olimpíadas poderão incluir os fatos da subtração fazendo as adap tações das quantidades para cada operação.
Esta atividade poderá incluir uma auto-avaliação:
• Estou sabendo a tabuada?
• Devo continuar estudando a tabuada?
• Preciso dedicar mais tempo no estudo da tabuada?
Visite os endereços sugeridos abaixo e trabalhe no Laboratório de Informática os jogos de tabuada.
http://www.amblesideprimary.com/ambleweb/mentalmaths/tabletrees.html
http://www.multiplication.com/flashgames/punypetshop.htm
http://www.imagem.eti.br/jogo_com_numeros/tabuada_de_mutiplicacao_do_1.html
A avaliação acontecerá durante todo o trabalho.
O professor poderá traçar com os alunos, estratégias de estudo para que o/a aluno/a tenha êxito nesta proposta de trabalho.
Quatro estrelas 10 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
07/02/2016
Cinco estrelasPARABENS PELA AULA, EXCELENTE, ADOREI E VOU APLICAR NA MINHA TURMA DE 4º ANO.
25/07/2013
Quatro estrelasGostei da aula, pois com o jogo, os alunos se empenham em acertar as respostas dos exercicios, torna a aula mais divertida e com um bom aprendizado!
14/06/2013
Cinco estrelasGostei muito, vai meajudar.
19/08/2011
Cinco estrelasGostei muito, é uma forma do aluno aprender brincando e com seriedade. Parabéns pela idéia. vou aplicar nas minhas aulas do 6º ano.
18/07/2011
Cinco estrelasAdorei a aula de como estudar tabuada, amei demais.
29/03/2011
Quatro estrelasParabéns pela aula, adorei!!!
23/03/2011
Cinco estrelasAdorei esta aula. Vou aplicar com meus alunos de 4º ano. Costumo aplicar atividades lúdicas com eles semanalmente. Obrigado.
30/11/2010
Cinco estrelasesta atividade,se aplicada quinzenalmente,acredito dar resultados positivios
03/11/2010
Cinco estrelasAtividade envolvente e pode ser facilmente aplicada para dinamizar as atividades em sala de aula
08/04/2010
Cinco estrelasAMEI! EU ADOREI ESSA AULA. VOU APLICAR NA MINHA TURMINHA DO 4ºANO ELES ESTÃO COM DIFICULDADE DE MEMORIZAR, FIXAR A TABUADA. ACREDITO QUE NA DIDÁTICA LÚDICA VAI FUNCIONAR, OBRIGADA, BJS. ANA LÚCIA - RIO DE JANEIRO.