04/02/2010
Edilamar Ferreira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Álgebra |
- Identificar se a função exponencial é crescente ou decrescente, conhecendo sua lei de formação.
- Associar o gráfico da função exponencial y = bx a uma curva que intercepta o eixo “y”no ponto cuja ordenada é y=1 e que não tem ponto comum com o eixo “x”, apenas se aproxima dele.
- Analisar o comportamento do gráfico da função exponencial quando varia a expressão constante expoente.
- Definição de função exponencial e reconhecimento de sua lei de formação.
- Gráfico de funções no plano cartesiano.
O desenvolvimento da atividade envolve a utilização do software Winplot (http://www.mat.ufpb.br/~sergio/winplot/winplot.html), mas é possível adaptá-la a qualquer outro software de construção de gráficos, como por exemplo, "Oficina de funções, Graph", reescrevendo as instruções de acordo com as ferramentas que o programa traz.
ATIVIDADES DE EXPLORAÇÃO DO GRÁFICO DA FUNÇÃO EXPONENCIAL COM O PROGRAMA “WINPLOT”
1) Construa, no mesmo sistema de coordenadas, o gráfico das funções abaixo, usando cores e ou traços diferentes:a) y = 2x
b) y = (3,5)x
c) y = 4x
d) y = (0,1)x
e) y = (0,5)x
f) y = (0,8)x
a) y = 5x (esta é a mais simples)
b) y = 5x+1
c) y = 5x+2
d) y = 5x+3
a) y = 5x-1
b) y = 5x-2
c) y = 5x-3
a) y = 52x
b) y = 53x
c) y = 54x
De acordo com as observações, reponda o que acontece com o gráfico da função quando dividimos a variável por um número?
http://www.baixaki.com.br/download/winplot.htm
http://www.mat.ufpb.br/~sergio/winplot/winplot.html
http://ecalculo.if.usp.br/funcoes/exponencial/fexponencial.htm
http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/medio/expolog/exponenc-a.htm
A avaliação é feita no decorrer das atividades, observando o que os alunos fazem e durante o comentário das conclusões relatadas e se houver tempo, pedir para que um aluno invente uma função exponencial e pergunte a outro colega: se ela é crescente ou não, em que ponto ela intercepta o eixo y, se variar o expoente da função e perguntar o que acontece com o gráfico.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!