Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Cônicas – Elipse, Introdução

 

25/11/2009

Autor e Coautor(es)
CARLOS ALBERTO JESUS DE OLIVEIRA
imagem do usuário

BRASILIA - DF CEM PAULO FREIRE

Marco G. B. Burlamaqui

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Matemática Análise de dados e probabilidade
Ensino Médio Matemática Álgebra
Ensino Médio Matemática Números e operações
Ensino Médio Matemática Geometria
Ensino Médio Matemática Tecnologia para a matemática
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Definir elipse
  • Identificar os elementos da elipse
  • Construir uma elipse
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

No laboratório de informática (2 aulas)

               Professor comente com seus alunos que no sistema solar, a órbita dos planetas ao redor do Sol é elíptica. Se achar conveniente, comente também com os alunos que algumas órbitas são mais “achatadas” do que outras. A órbita da Terra, por exemplo, é quase circular, enquanto a de Netuno é mais “achatada”. Essa é uma das características da elipse.

Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_a2o7c_8yaG0/Sk6IXAaFL4I/AAAAAAAAABs/epqrbz6ejQg/s320/1615720352_3ef7377059_o.jpg

               A órbita da Lua em torno da Terra também é uma elipse, exagerada nesta figura, e a Lua está 10% mais próxima no perigeu do que no apogeu, o que faz com que seu tamanho aparente mude de um ciclo para outro.

Fonte: http://www.xamanismo.com.br/twiki/pub/Hector/SubHector1189800771It002Ps007/orbita-elipse.jpg

               Professor, peça aos alunos que acessem o sítio http://www.geometriaanalitica.com.br/cq/cq.pdf. Neste sítio, das páginas 69 a 91, temos todo o conteúdo para o estudo sobre elipse, inclusive exercícios, mas oriente-os para que eles somente até a página 72. Este conteúdo esta disponível em outros sítios, por exemplo:

               Professor aproveite o momento para tirar as dúvidas que restarem. Em seguida, peça a eles que acessem o sítio http://www.dmm.im.ufrj.br/projeto/rived/modulo_elipse/index.ht m, trata-se de um objeto de aprendizagem que trata o assunto. Ao acessar o sítio  será mostrada na tela abaixo.  Para começar as atividades, clique com o mouse na seta localizada no canto inferir do lado direito da tela.

               Ao clicar na seta será apresentada a “Atividade 1”. Nela será apresentada uma situação onde os alunos deverão posicionar a elipse verde de forma que coincida com a branca, através das guias localizadas no lado direito da tela. Após conseguir encaixar corretamente, eles deverão clicar em “Validar” e responder as questões que estão no final da tela. Professor, peça a eles que respondam todas as questões primeiro em um folha de papel e, em seguida, informar as respostas no aplicativo.

As outras atividades e exercícios do aplicativo seguem o mesmo padrão. Peça aos alunos que sigam o mesmo procedimento da atividade anterior.

Em sala de aula (1 aula)

Construção manual da elipse

Material: Separe duas tachinhas (de prender papel em quadros de cortiça) ou dois alfinetes, um pedaço de barbante, um lápis, uma régua e uma folha de papel.

Procedimento:

               Trace no papel, com a régua, um segmento de reta de cerca de 20 cm. Marque o extremo desses segmentos com as letras F e F’ – os focos da elipse. Prenda no papel as duas tachinhas (ou alfinetes) nos dois extremos do segmento traçado, os pontos F e F’. Pegue um pedaço de barbante com cerca de 40 cm. Faça dois nós em suas extremidades e prenda esses dois nós às tachinhas, como mostra a figura abaixo:

               Com um lápis, estique o fio, como mostra a Figura abaixo:

               Agora trace com o lápis uma volta completa, mantendo o barbante esticado. A figura que você traçou é uma elipse. Como o barbante tem comprimento fixo, a soma dos comprimentos de qualquer ponto da linha que você traçou aos pontos F e F’ é constante.

               Professor, peça aos alunos que identifiquem, na elipse criada, os seus elementos:

  • Focos: são os pontos F1 e F2.
  • Distância focal: é a distância 2c entre os focos.
  • Centro: é o ponto médio C do segmento F1F2.
  • Eixo maior: é o segmento A1A2 de comprimento 2a. (o segmento A1A2 contém os focos e os seus extremos pertencem à elipse)
  • Eixo menor: é o segmento B1B2 de comprimento 2b (B1B2 ^ A1A2 no seu ponto médio).
  • Vértice: são os pontos A1, A2, B1 e B2.

               Professor, para consolidar os conhecimentos adquiridos, peça a eles que resolvam alguns exercícios do livro didático ou elabore uma lista de exercícios, alguns modelos estão disponíveis em:

               Outras atividades com os alunos estão disponíveis em http://www.eb23-dr-joao-barros.rcts.pt/matelogias/8_ano.htm.

Fonte: http://www.eb23-dr-joao-barros.rcts.pt/matelogias/images/Fotos_maquina_nova_096.jpg

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação (1 aula) poderá ser da seguinte forma:

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.