Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como medir uma circunferência

 

19/12/2008

Autor e Coautor(es)
Enio Freire de Paula
imagem do usuário

PRESIDENTE PRUDENTE - SP PLACIDIO BRAGA NOGUEIRA PROF

Elvis Márcio Barbossa, Raquel Gomes de Oliveira, Andréia Teixeira Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
A relação existente entre o perímetro de uma circunferência e o seu diâmetro. Cálculo da área de um círculo.
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Medidas convencionais e não convencionais.
Estratégias e recursos da aula

Sala de aula:
Professor inicie a aula com o seguinte desafio: Como podemos medir o contorno (perímetro) da circunferência de uma lata com o auxílio de uma régua?
Distribua para os alunos algumas latas e réguas. Alguns exemplos de latas que podem auxiliar nesta tarefa são latas de óleo, de refrigerantes ou de cereais.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1330/imagens/exelatas.bmp


Em um primeiro momento, estimule os alunos quanto ao uso de instrumentos para auxiliar na medição. Para isso, o Professor pode sugerir o uso do polegar, da borracha e qualquer outro instrumento como unidades de medidas não convencionais. Logo após, limite os alunos apenas ao uso da régua e estimule-os para não se restringirem apenas ao perímetro da circunferência, mas também a verificar outras medidas no círculo e uma possível relação entre essas medidas e o perímetro da circunferência. Todos os dados devem ser anotados em uma tabela para uma posterior discussão sobre as formas e resultados utilizados pelos alunos.


Laboratório de Informática:
Concluído o trabalho com as latas e a régua, o Professor com o auxílio de um projetor multimídia ou mesmo na sala de informática, distribuindo os alunos em grupos para cada computador, pode exibir uma animação digital intitulada por: Longitud de La circunferência.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1330/imagens/longitudcircunfer.bmp
Esta animação apresenta, em um primeiro momento, uma breve explicação sobre o cálculo do comprimento de uma circunferência a partir do seu diâmetro. Em um momento posterior, propõe um exercício em que o aluno deverá identificar em uma circunferência os conceitos de diâmetro, raio, corda, reta secante, reta tangente e reta em uma área exterior à circunferência. Para ter acesso a esta animação, o professor deverá acessar o seguinte endereço eletrônico:

http://www.genmagic.net/educa/
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1330/imagens/telagenmagic.bmp
Tela do endereço eletrônico GenMàgic.org
Na pagina do portal GenMàgic o professor deve procurar um campo denominado por: Área de descarga, isto é, o local para descarregar o arquivo, pois nele está alojada a animação Longitud de la circunferência e muitas outras.
Com o trabalho concluído, o professor pode questionar os alunos sobre uma forma de calcular a área do círculo utilizando apenas circunferências e após a discussão o professor pode apresentar a animação digital disponível no seguinte endereço eletrônico:


http://www.labvirt.fe.usp.br/simulacoes/fisica/sim_geometria_areacirculo.htm


A mesma está disponível para descarregar no endereço eletrônico:


http://www.labvirt.fe.usp.br/applet.asp?time=11:29:27&lom=10380


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1330/imagens/telalabvirt.bmp
Tela da animação Cálculo da área de um círculo do LabVirt
Esta animação apresenta uma demonstração do cálculo da área de um círculo partindo da idéia de que um círculo é constituído por várias circunferências. Poderá, do mesmo modo, utilizar o cálculo da área de um triângulo retângulo para demonstrar o cálculo da área de um círculo.
 

Recursos Complementares
Professor, estimule os alunos a resolverem situações-problema encontradas em livros didáticos referentes ao assunto abordado.
Avaliação
Pode-se avaliar a participação dos alunos a partir da análise das anotações feitas em aula. O professor pode analisar aspectos como: habilidades para desenvolver maneiras s de medida para o cálculo aproximado do perímetro da circunferência. Além disso, o professor poderá também avaliar se os alunos perceberam o que há de regular entre elementos de uma circunferência, tais como: o perímetro e o diâmetro.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Dirce Maria Burkot, C E João Mazzarotto , Paraná - disse:
    padirce@yahoo.com.br

    17/08/2011

    Cinco estrelas

    Excelente a aula. Já fiz essas atividades, de medir objetos circulares com alunos 7a.série, porém faltava a complementação no laboratório de informática. Ao aluno torna-se mais lógico e fixação do conteúdo.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.