03/12/2009
Márcia Aparecida Mendes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Grandezas e medidas |
• Identificar triângulos semelhantes
• Construir triângulos semelhantes.
É necessário que o aluno saiba quando dois ou mais polígonos são semelhantes
1ª etapa
• Entregar uma cartolina para cada aluno e pedir para que recortem vários triângulos de tamanhos e formas variadas.
• Depois de recortados os triângulos, reunir os alunos em grupos, colocando-os ao redor da sala formando um círculo.
• Cada grupo reunirá todos os triângulos recortados por seus integrantes e fará uma exploração do material, devendo analisar: classificação, medida de lados, medida de ângulos, elementos, congruência, semelhança, etc.
• Cada grupo separará os triângulos que julgarem semelhantes e os colará em um cartaz fixado no quadro pelo professor.
• Depois de cada grupo colar seus triângulos, outro grupo irá à frente verificar, juntamente com o professor, se realmente os triângulos do primeiro grupo são semelhantes, e assim por diante até que todos os triângulos colados sejam verificados.
2ª etapa
• O professor apresenta um triângulo recortado com as respectivas medidas de lados e de ângulos destacados e solicita aos alunos que construam um triângulo semelhante, podendo, ou não, utilizar malha triangular ou quadriculada.
• Os alunos de cada grupo mostrarão os triângulos construídos para os demais alunos.
• Nessa etapa, o professor deverá questionar:
Para verificarmos se os triângulos apresentados por vocês são semelhantes, devemos sempre fazer a medida dos ângulos e dos lados correspondentes?
• Quase sempre os alunos descobrem se os triângulos possuem medidas dos lados respectivamente proporcionais eles já serão semelhantes ou se já possuírem ângulos congruentes eles serão semelhantes, bastando uma das condições para ser verificada a semelhança. Caso isso não aconteça o professor concluirá demonstrando e explicando também sobre os lados homólogos dos triângulos.
4ª etapa
• O professor entrega uma folha com alguns triângulos semelhantes a um triângulo modelo e pede que os alunos assinalem os lados homólogos e determinem o fator de proporcionalidade de cada um deles em relação ao triângulo modelo.
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