25/11/2009
Marco G. B. Burlamaqui
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Números e operações |
Ensino Médio | Matemática | Análise de dados e probabilidade |
Ensino Médio | Matemática | Álgebra |
Ensino Médio | Matemática | Tecnologia para a matemática |
No laboratório de informática (2 aulas)
Professor, para motivar seus alunos apresente situações que sejam reais para o dia-a-dia. Por exemplo:
a) Observe a sequência de figuras cujas quantidades de pontos estão em progressão aritmética
Continuando essa sequência, quantos pontos formarão a 12ª figura?
b) Financiamento: Na compra de um carro a prazo, uma pessoa pagou R$ 3.500,00 de entrada e 12 prestações que decaíam em PA, sendo a 1ª de R$ 660,00; a 2ª de R$ 630,00, a 3ª de R$ 600,00, e assim por diante. Qual o valor da última prestação?
Professor, dê um tempo para que eles possam pensam um pouco e tentem responder as questões apresentadas. Peça a eles que registrem a forma de resolução. Em seguida, apresente a eles o vídeo da aula 33 do Novo TeleCurso, caso não tenha na escola o mesmo esta disponível no sítio http://novotelecurso.blogspot.com/2009/02/progressoes-aritmeticas.html.
Aproveite este momento para tirar as dúvidas que ainda persistirem. Questione:
Professor, caso necessite, existem diversos sítios que apresentam a parte teórica, por exemplo:
Comente também sobre a Sequência de Fibonacci, http://pt.wikipedia.org/wiki/Número_de_Fibonacci, e a Proporção áuera, http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=3711.
Professor, para consolidar os conhecimentos adquiridos, peça a eles que resolvam alguns exercícios do livro didático ou elabore uma lista de exercícios, alguns modelos estão disponíveis em:
Peça a eles que registrem em uma folha de papel a resolução dos exercícios.
Professor, faça o download prévio de um arquivo de planilha de cálculo disponível em http://w13.easy-share.com/3928391.html, neste arquivo existem diversas situações para resolver e conferir exercícios sobre o progressão aritmética. Peça aos alunos que confiram as respostas dos exercícios na planilha de cálculo.
Aproveite este momento e peça a eles criem alguns exercícios para ser utilizado em uma competição entre grupos, de no máximo quatro alunos, onde cada grupo apresenta um problema outro grupo caso consiga resolvê-lo, continua na competição, caso erre, será eliminado. Durante a competição, questione: “Existem alguma relação com as funções do 1ª grau ?”.
A avaliação (1 aula) poderá ser da seguinte forma:
Três estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
17/11/2012
Quatro estrelasAdorei sua aula, gostei muito da forma que você colocou.
12/10/2011
Três estrelasAchei a aula muito boa com vários links interessantes. Entretanto, o link da planilha de exercício http://w13.easy-share.com/3928391.html não funcionou. Existe outro link disponível para tal?