Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Progressão aritmética – Termo geral

 

25/11/2009

Autor y Coautor(es)
CARLOS ALBERTO JESUS DE OLIVEIRA
imagem do usuário

BRASILIA - DF CEM PAULO FREIRE

Marco G. B. Burlamaqui

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Matemática Números e operações
Ensino Médio Matemática Análise de dados e probabilidade
Ensino Médio Matemática Álgebra
Ensino Médio Matemática Tecnologia para a matemática
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer a noção de sequência
  • Identificar uma progressão aritmética
  • Determinar a razão
  • Calcular qualquer termo de uma progressão aritmética
  • Classificar uma progressão aritmética
  • Utilizar a fórmula do termo geral na resolução de problemas
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Operações aritméticas e algébricas
Estratégias e recursos da aula

No laboratório de informática (2 aulas)

Professor, para motivar seus alunos apresente situações que sejam reais para o dia-a-dia. Por exemplo:

a) Observe a sequência de figuras cujas quantidades de pontos estão em progressão aritmética

Continuando essa sequência, quantos pontos formarão a 12ª figura?

b) Financiamento: Na compra de um carro a prazo, uma pessoa pagou R$ 3.500,00 de entrada e 12 prestações que decaíam em PA, sendo a 1ª de R$ 660,00; a 2ª de R$ 630,00, a 3ª de R$ 600,00, e assim por diante. Qual o valor da última prestação?

               Professor, dê um tempo para que eles possam pensam um pouco e tentem responder as questões apresentadas. Peça a eles que registrem a forma de resolução. Em seguida, apresente a eles o vídeo da aula 33 do Novo TeleCurso, caso não tenha na escola o mesmo esta disponível  no sítio http://novotelecurso.blogspot.com/2009/02/progressoes-aritmeticas.html.

Aproveite este momento para tirar as dúvidas que ainda persistirem. Questione:

  • O que é sequência numérica?
  • O que é uma P.A.?
  • O que é termo genérico?
  • O que é razão?

               Professor, caso necessite, existem diversos sítios que apresentam a parte teórica, por exemplo:

Comente também sobre a Sequência de Fibonacci, http://pt.wikipedia.org/wiki/Número_de_Fibonacci, e a Proporção áuera, http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=3711.

               Professor, para consolidar os conhecimentos adquiridos, peça a eles que resolvam alguns exercícios do livro didático ou elabore uma lista de exercícios, alguns modelos estão disponíveis em:

Peça a eles que registrem em uma folha de papel a resolução dos exercícios.

               Professor, faça o download prévio de um arquivo de planilha de cálculo disponível em  http://w13.easy-share.com/3928391.html, neste arquivo existem diversas situações para resolver e conferir exercícios sobre o progressão aritmética. Peça aos alunos que confiram as respostas dos exercícios na planilha de cálculo.

Aproveite este momento e peça a eles criem alguns exercícios para ser utilizado em uma competição entre grupos, de no máximo quatro alunos, onde cada grupo apresenta um problema outro grupo caso consiga resolvê-lo, continua na competição, caso erre, será eliminado. Durante a competição, questione: “Existem alguma relação com as funções do 1ª grau ?”.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação (1 aula) poderá ser da seguinte forma:

Opinión de quien visitó

Três estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 1/2 - 50%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.