Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Explorando a criação e resolução de problemas no Ensino Fundamental - Parte 01

 

27/11/2009

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

Raquel Fernandes Gonçalves Machado

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Edilamar Ferreira

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

ANTOMAR ARAUJO FERREIRA

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Maísa Gonçalves da Silva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Marcia Aparecida Mendes

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Gislaine Saraiva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

* Criar e resolver atividades envolvendo adição, subtração e multiplicação.

* Elaborar problemas os quais estarão em avaliações.
* Explorar a compreensão dos alunos sobre classes e ordens.
Duração das atividades
3 horas/aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização da atividade o aluno deve ter condições de identificar quantas classes e ordens um número qualquer possui, bem como efetuar cálculos de adição, subtração e multiplicação com duas três ou quatro ordens. Caso existam alunos com defasagem de aprendizagem em algum desses tópicos as mesmas devem ser trabalhadas paralelamente com estes alunos.

Estratégias e recursos da aula

Durante o ano letivo fazemos uso de diversas estratégias que objetivam não só exercitar, sistematizar, mas também avaliar a compreensão e o desenvolvimento no quais os alunos se encontram. Tendo em vista esta perspectiva foi elaborado um instrumento a ser aplicado com os conteúdos de adição, subtração, multiplicação, ordens e classes.


A atividade pode ser aplicada em dupla ou individualmente, dependendo do que se objetiva. Portanto organize a sala de forma propícia à realização da atividade. Entregue uma folha branca para cada aluno, nesta folha eles irão copiar e responder a atividade que será passada no quadro.

Para agilizar as atividades em sala fazemos uso de muitas folhas xerocadas, principalmente nas series iniciais, mas é preciso trabalhar a organização tanto temporal quanto espacial, ou seja, ao realizar a proposta, o aluno deve dividir o tempo disponível segundo a quantidade de questões. Além do tempo o capricho na atividade deve ser priorizado.

Caso o público alvo seja de alunos do Ensino Fundamental inicial, este é o momento ideal para este tipo de trabalho, pois é nesta fase que a crianças se forma enquanto estudante.


Inicie a atividade passando no quadro:

 

Observe os seguintes números

 

1ª - Questão: Monte um Q.V.L. (Quadro Valor de Ligar) e represente os números que possua pelo menos uma classe completa.

2ª - Questão: Faça uma adição em que:

* a 1ª parcela possua as ordens das dezenas e unidades.

* a 2ª parcela possua as ordens das unidades de milhar, centena, dezena e unidade.

3ª – Questão:

1ª Etapa: Monte uma adição em que:

* a 1ª parcela possua quatro ordens.

* a 2ª parcela possua uma ordem.

2ª Etapa: Com o resultado obtido na etapa anterior, faça uma subtração, onde o subtraendo deve ter três ordens.

4ª – Questão: Monte uma adição em que:

* a 1ª parcela possua uma ordem.

* a 2ª parcela possua duas ordens.

* a 3ª Parcela possua uma classe completa.

4ª Parcela (Possua duas classes).


Com esta atividade será possível perceber quais são as dificuldades dos alunos, pois para realizá-las eles devem pensar. A compreensão de classes e ordens fica clara na escolha inadequada (ou correta) de um número.

Recursos Complementares

Caso o professor sinta necessidade, o mesmo poderá consultar sites contendo problemas e desafios a serem retirados e também problemas interativos on-lines, estes recursos podem ser encontrados nos seguintes links:

http://www.a77.com.br/matematica/

http://www.exatas.mat.br/opfundamentais.htm

http://pascualina1001.blogspot.com/2007/12/problemas-envolvendo-adiosubtrao-e.html

http://www.oei.es/provabrasil.htm

Avaliação
O professor deve se atentar a todos os momentos da realização da atividade, a compreensão e a criatividade na realização da proposta devem ser os pontos principais da avaliação.

Como fonte de registro de avaliação formal utilize as folhas com as atividades entregues pelos alunos.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Minéia da Silva Leal, ESC.EST.PROF.MILETO BATISTA , Amazonas - disse:
    mlealsales@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Essa atividade poderia ser aplicada antes do desenvolvimento de qualquer outra atividade, como uma forma de sondar o conhecimento dos alunos a cerca das operações fundamentais.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.