27/11/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
* Criar e resolver atividades envolvendo adição, subtração e multiplicação.
* Elaborar problemas os quais estarão em avaliações.Para realização da atividade o aluno deve ter condições de identificar quantas classes e ordens um número qualquer possui, bem como efetuar cálculos de adição, subtração e multiplicação com duas três ou quatro ordens. Caso existam alunos com defasagem de aprendizagem em algum desses tópicos as mesmas devem ser trabalhadas paralelamente com estes alunos.
Durante o ano letivo fazemos uso de diversas estratégias que objetivam não só exercitar, sistematizar, mas também avaliar a compreensão e o desenvolvimento no quais os alunos se encontram. Tendo em vista esta perspectiva foi elaborado um instrumento a ser aplicado com os conteúdos de adição, subtração, multiplicação, ordens e classes.
Caso o público alvo seja de alunos do Ensino Fundamental inicial, este é o momento ideal para este tipo de trabalho, pois é nesta fase que a crianças se forma enquanto estudante.
Observe os seguintes números
1ª - Questão: Monte um Q.V.L. (Quadro Valor de Ligar) e represente os números que possua pelo menos uma classe completa. 2ª - Questão: Faça uma adição em que: * a 1ª parcela possua as ordens das dezenas e unidades. * a 2ª parcela possua as ordens das unidades de milhar, centena, dezena e unidade. 3ª – Questão: 1ª Etapa: Monte uma adição em que: * a 1ª parcela possua quatro ordens. * a 2ª parcela possua uma ordem. 2ª Etapa: Com o resultado obtido na etapa anterior, faça uma subtração, onde o subtraendo deve ter três ordens. 4ª – Questão: Monte uma adição em que: * a 1ª parcela possua uma ordem. * a 2ª parcela possua duas ordens. * a 3ª Parcela possua uma classe completa. 4ª Parcela (Possua duas classes). |
Caso o professor sinta necessidade, o mesmo poderá consultar sites contendo problemas e desafios a serem retirados e também problemas interativos on-lines, estes recursos podem ser encontrados nos seguintes links:
http://www.a77.com.br/matematica/
http://www.exatas.mat.br/opfundamentais.htm
http://pascualina1001.blogspot.com/2007/12/problemas-envolvendo-adiosubtrao-e.html
http://www.oei.es/provabrasil.htm
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Quatro estrelasEssa atividade poderia ser aplicada antes do desenvolvimento de qualquer outra atividade, como uma forma de sondar o conhecimento dos alunos a cerca das operações fundamentais.