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Desenvolvendo os conceitos de Valor Absoluto e Valor Relativo.

 

16/12/2009

Autor e Coautor(es)
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Raquel Fernandes Gonçalves Machado

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

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Edilamar Ferreira

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

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ANTOMAR ARAUJO FERREIRA

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

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Maísa Gonçalves da Silva

UBERLANDIA - MG

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Marcia Aparecida Mendes

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Universidade Federal de Uberlândia

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Gislaine Saraiva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
* Definir e identificar as diferenças entre valor absoluto e valor relativo.
* Explorar o conteúdo de valor absoluto e valor relativo intuitivamente.

* Capacitar o aluno a resolver problemas e exercícios que envolva valor absoluto e valor relativo de um número.

Duração das atividades
3 horas/aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para que o aluno tenha um bom aproveitamento da atividade o professor deve avaliar a compreensão do que é ordem, a representação através de desenho e representação no Q. V. L. (Quadro Valor de Lugar). Caso haja aluno com dificuldades, as mesmas devem ser trabalhadas de modo a sanar dificuldades existentes.

Estratégias e recursos da aula

xistem alguns conteúdos na matemática que são mais complexos, devido a sua abstração. A complexidade se acentua quando se trata das series iniciais. Para amenizar essas dificuldades, fazemos uso de diversas estratégias diferentes, de metodologias as quais consideramos mais apropriadas. Pensando neste sentido, a proposta a seguir traz um estudo dirigido no qual o aluno é questionado, e através dessas questões vai construindo a definição de valor absoluto e valor relativo.

Mesmo a proposta sendo um estudo, não existe trabalho sem a intervenção do professor. Portanto a ação sobre a interpretação dos alunos deve ocorrer durante toda a atividade. Faça novos questionamentos, aproveitando também perguntas que surgirão dos colegas, pois elas podem ser dúvidas de outros alunos.

Entregue uma folha xerocada a cada aluno e comece a discutir conjuntamente com os alunos como responder e representar as situações seguintes.

Valor Absoluto e Valor Relativo

Observe o numeral:

2

Desenhe conjuntos que representam essa quantidade.

 undefined

Registre esta quantidade no Q. V. L e responda:

O algarismo 2 está colocado em que ordem? _________________

Que quantidade ele está representando? __________________

Conclusão: _________________Registre esta quantidade no Q. V. L e responda:

Padrão de resposta esperado: Logo, concluímos que o numeral 2 representa conjuntos com dois elementos.

Agora, observe o numeral:

23

Represente um conjunto com essa quantidade:

Registre esta quantidade no Q. V. L e responda:

O algarismo 2 está colocado em que ordem? _________________

Que quantidade ele está representando? __________________

Assim vemos que o mesmo algarismo pode representar quantidades diferentes, dependendo de sua posição do numeral.

          - Se o 2 ocupa a ordem das unidades, ele vale _______________.

          - Se o 2 ocupa a ordem das dezenas, ele vale _______________.

          - E se o 2 ocupa a ordem das centenas? Quanto ele valerá? _____________.

Conclusão: ____________________________________

Padrão de resposta esperado: Portanto, dependendo da posição que o algarismo ocupa no numera, ele terá um valor diferente. A esse valor damos o nome de VALOR RELATIVO ou VALOR POSICIONAL.

Em seguida, proponha aos alunos:

Agora é a sua vez

Escreva o valor pos icional que ocupa o algarismo destacado em cada numeral:

A) 242: ____________     B) 31: _____________             C) 623: ____________

D) 827: ____________     E) 543: _____________           F) 811: ____________

G) 20: _____________     H) 1809: ____________           I) 4739: ___________

Observe novamente o numeral:

23

Quantos algarismos formam este numeral? _______________

Quais são eles? __________ e ___________

Já vimos que dependendo da posição que o algarismo ocupa no numeral ele possui um valor relativo.

Vamos agora considerar estes mesmos algarismos independentes da ordem que eles ocupam no numeral:

           - Qual é o valor do algarismo 3? ______________

           - Qual é o valor do algarismo 2? ______________

E para o numeral

32

Sem considerar a ordem do numeral, responda:

a) Qual é o valor do algarismo 3? ________________

b) Qual é o valor do algarismo 2? ________________

Conclusão: _______________________________

Padrão de resposta esperado: Concluímos então, que o algarismo 2 e o algarismo 3, terão o mesmo valor sem considerar a ordem que ocupam no numeral. Portanto, a esse valor do algarismo isolado (independente da posição que ele ocupa no numeral) damos o nome de VALOR ABSOLUTO.

Agora é a sua vez

Observando o numeral a seguir, complete:

4256

A) O valor absoluto do algarismo 6 é? __________________

B) O valor absoluto do algarismo 2 é? __________________

C) 4 é o valor absoluto do algarismo?___________________

D) 5 é o valor absoluto do algarismo? ___________________

Uma estratégia para as próximas aulas é trabalhar com material concreto, ou por meio do Material Dourado ou do Q.V.L. (Quadro Valor de Lugar), diferenciando as quanti dades absolutas e relativas.

Termine a aula aplicando algumas quest ões e desafios a respeito do conteúdo abordado em sala.

Valor Absoluto e Valor Relativo

Atividade

1-) Observando o numero 629, responda:

A) Qual é o valor absoluto do algarismo 6? ___________________

B) Qual é o valor absoluto do algarismo 9 ___________________

C) Qual é o algarismo de maior valor absoluto? ___________________

D) Qual é o algarismo de menor valor absoluto? ___________________

E) Qual é o valor relativo do algarismo 9? ___________________

F) Qual é o valor relativo do algarismo 2? ___________________

G) Qual é o algarismo de menor valor relativo? ___________________

H) Qual é o algarismo de maior valor relativo? ___________________

2-) Complete com o valor relativo ou o valor posicional dos algarismos:

A) 4 307

4: ____________      _____________

3: ____________      _____________

0: ____________      _____________

7: ____________      _____________

B) 2 912

2: ____________      _____________

1: ____________      _____________

9: ____________      _____________

2: ____________      _____________

3-) Vamos formar um numeral com 4 algarismos assim:

* Um deles tem valor relativo igual a 300.

* O outro tem valor absoluto igual a 5 e ocupa a ordem das unidades de milhar.

* O outro tem o valor relativo igual a 40.

* Os algarismos das ordens das unidades simples e das dezenas têm o mesmo valor absoluto.

Este numeral é: __________________

Recursos Complementares
Avaliação

O comportamento e a participação devem ser considerados no envolvimento na realização da atividade, pode-se considerar também como avaliação formal as folhas respondidas pelos alunos no decorrer da atividade e as aplicadas após a mesma como forma de averiguação do grau de compreensão do conteúdo explorado.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 3/5 - 60%
  • Quatro estrelas 1/5 - 20%
  • Três estrelas 1/5 - 20%
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  • Uma estrela 0/5 - 0%

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Opiniões

  • Dinho, casa , Bahia - disse:
    dinhoinacio@hotmail.com

    18/04/2012

    Quatro estrelas

    Gostei bastante, só que deveria ter mais exercicios igual questão 3.


  • iris, Rússia - disse:
    irisgatinha@hotmail.com

    16/04/2012

    Cinco estrelas

    A minha opiniao é que essas atividades estao otomas


  • vanusa , ENE"CRC" , Paraíba - disse:
    vanusagirl1@hotmail.com

    08/04/2011

    Três estrelas

    gostei dessa forma de aprender sobre valor absoluto e relativo,e tambem vai ser de grande ajuda na micro-aula de matematica q eu darei. thau


  • Nelza Jaqueline, EMEF Afonso Guerreiro Lima , Rio Grande do Sul - disse:
    jaqueline.franco@gmail.com

    15/08/2010

    Cinco estrelas

    Ainda não apliquei, mas gostei muito das atividades para introduzir o conteúdo. Muito obrigada por disponibilizar.


  • Dinair Felix Luz, Escola Nossa Senhora da Guia , Mato Grosso - disse:
    dinair2005125@hotmail.com

    21/05/2010

    Cinco estrelas

    Gostei, dos exercicios, muitos alunos tiram suas duvidas


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