16/12/2009
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
* Capacitar o aluno a resolver problemas e exercícios que envolva valor absoluto e valor relativo de um número.
Para que o aluno tenha um bom aproveitamento da atividade o professor deve avaliar a compreensão do que é ordem, a representação através de desenho e representação no Q. V. L. (Quadro Valor de Lugar). Caso haja aluno com dificuldades, as mesmas devem ser trabalhadas de modo a sanar dificuldades existentes.
xistem alguns conteúdos na matemática que são mais complexos, devido a sua abstração. A complexidade se acentua quando se trata das series iniciais. Para amenizar essas dificuldades, fazemos uso de diversas estratégias diferentes, de metodologias as quais consideramos mais apropriadas. Pensando neste sentido, a proposta a seguir traz um estudo dirigido no qual o aluno é questionado, e através dessas questões vai construindo a definição de valor absoluto e valor relativo.
Mesmo a proposta sendo um estudo, não existe trabalho sem a intervenção do professor. Portanto a ação sobre a interpretação dos alunos deve ocorrer durante toda a atividade. Faça novos questionamentos, aproveitando também perguntas que surgirão dos colegas, pois elas podem ser dúvidas de outros alunos.
Entregue uma folha xerocada a cada aluno e comece a discutir conjuntamente com os alunos como responder e representar as situações seguintes.
Valor Absoluto e Valor Relativo
Observe o numeral:
2
Desenhe conjuntos que representam essa quantidade.
Registre esta quantidade no Q. V. L e responda:
O algarismo 2 está colocado em que ordem? _________________
Que quantidade ele está representando? __________________
Conclusão: _________________Registre esta quantidade no Q. V. L e responda:
Agora, observe o numeral:
23
Represente um conjunto com essa quantidade:
Registre esta quantidade no Q. V. L e responda:
O algarismo 2 está colocado em que ordem? _________________
Que quantidade ele está representando? __________________
Assim vemos que o mesmo algarismo pode representar quantidades diferentes, dependendo de sua posição do numeral.
- Se o 2 ocupa a ordem das unidades, ele vale _______________.
- Se o 2 ocupa a ordem das dezenas, ele vale _______________.
- E se o 2 ocupa a ordem das centenas? Quanto ele valerá? _____________.
Conclusão: ____________________________________
Padrão de resposta esperado: Portanto, dependendo da posição que o algarismo ocupa no numera, ele terá um valor diferente. A esse valor damos o nome de VALOR RELATIVO ou VALOR POSICIONAL.
Em seguida, proponha aos alunos:
Agora é a sua vez Escreva o valor pos icional que ocupa o algarismo destacado em cada numeral: A) 242: ____________ B) 31: _____________ C) 623: ____________ D) 827: ____________ E) 543: _____________ F) 811: ____________ G) 20: _____________ H) 1809: ____________ I) 4739: ___________ |
Observe novamente o numeral:
23
Quantos algarismos formam este numeral? _______________
Quais são eles? __________ e ___________
Já vimos que dependendo da posição que o algarismo ocupa no numeral ele possui um valor relativo.
Vamos agora considerar estes mesmos algarismos independentes da ordem que eles ocupam no numeral:
- Qual é o valor do algarismo 3? ______________
- Qual é o valor do algarismo 2? ______________
E para o numeral
32
Sem considerar a ordem do numeral, responda:
a) Qual é o valor do algarismo 3? ________________
b) Qual é o valor do algarismo 2? ________________
Conclusão: _______________________________
Padrão de resposta esperado: Concluímos então, que o algarismo 2 e o algarismo 3, terão o mesmo valor sem considerar a ordem que ocupam no numeral. Portanto, a esse valor do algarismo isolado (independente da posição que ele ocupa no numeral) damos o nome de VALOR ABSOLUTO.
Agora é a sua vez
Observando o numeral a seguir, complete:
4256
A) O valor absoluto do algarismo 6 é? __________________
B) O valor absoluto do algarismo 2 é? __________________
C) 4 é o valor absoluto do algarismo?___________________
D) 5 é o valor absoluto do algarismo? ___________________
Uma estratégia para as próximas aulas é trabalhar com material concreto, ou por meio do Material Dourado ou do Q.V.L. (Quadro Valor de Lugar), diferenciando as quanti dades absolutas e relativas.
Termine a aula aplicando algumas quest ões e desafios a respeito do conteúdo abordado em sala.
Valor Absoluto e Valor Relativo Atividade 1-) Observando o numero 629, responda: A) Qual é o valor absoluto do algarismo 6? ___________________ B) Qual é o valor absoluto do algarismo 9 ___________________ C) Qual é o algarismo de maior valor absoluto? ___________________ D) Qual é o algarismo de menor valor absoluto? ___________________ E) Qual é o valor relativo do algarismo 9? ___________________ F) Qual é o valor relativo do algarismo 2? ___________________ G) Qual é o algarismo de menor valor relativo? ___________________ H) Qual é o algarismo de maior valor relativo? ___________________ 2-) Complete com o valor relativo ou o valor posicional dos algarismos: A) 4 307 4: ____________ _____________ 3: ____________ _____________ 0: ____________ _____________ 7: ____________ _____________ B) 2 912 2: ____________ _____________ 1: ____________ _____________ 9: ____________ _____________ 2: ____________ _____________ 3-) Vamos formar um numeral com 4 algarismos assim: * Um deles tem valor relativo igual a 300. * O outro tem valor absoluto igual a 5 e ocupa a ordem das unidades de milhar. * O outro tem o valor relativo igual a 40. * Os algarismos das ordens das unidades simples e das dezenas têm o mesmo valor absoluto. Este numeral é: __________________ |
O comportamento e a participação devem ser considerados no envolvimento na realização da atividade, pode-se considerar também como avaliação formal as folhas respondidas pelos alunos no decorrer da atividade e as aplicadas após a mesma como forma de averiguação do grau de compreensão do conteúdo explorado.
Quatro estrelas 5 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
18/04/2012
Quatro estrelasGostei bastante, só que deveria ter mais exercicios igual questão 3.
16/04/2012
Cinco estrelasA minha opiniao é que essas atividades estao otomas
08/04/2011
Três estrelasgostei dessa forma de aprender sobre valor absoluto e relativo,e tambem vai ser de grande ajuda na micro-aula de matematica q eu darei. thau
15/08/2010
Cinco estrelasAinda não apliquei, mas gostei muito das atividades para introduzir o conteúdo. Muito obrigada por disponibilizar.
21/05/2010
Cinco estrelasGostei, dos exercicios, muitos alunos tiram suas duvidas