04/12/2009
Maria de Fátima dos Santos Galvão
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Equivalência de triângulos.
Áreas e equivalência de figuras.
Professor para apresentação desta parte teórica, você vai precisar de um computador e um data show. Caso o colégio não possua o data show, utilize pelo menos um computador. A orientação é representar a primeira imagem de um triângulo, com o software Geogebra e ter a participação dos alunos, que estariam criando outros triângulos, mediante as etapas:
• Com a representação de um triângulo QRW inicial, poderia ser anunciada a propriedade “Dois ou mais triângulos que possuem a mesma base e a mesma altura são equivalentes”.
• Solicite aos alunos que determinem outros vértices na reta r paralela à base RW;
• Pergunte aos alunos o que estão observando em relação à altura? Deverão responder que a altura h, h5, h4 mantém se constante.
• Pergunte aos alunos se todos os triângulos possíveis representados, que área possui?
• Deverão responder A área do triângulo = a . h / 2;
• Então concluirão que todos os triângulos apresentarão a mesma área.
Atividade Prática:
Professor com base nesta teoria sugere-se aplicar a equivalência entre triângulos para efetuar transformações construindo figuras equivalentes a figuras conhecidas, que possam ter menor ou maior número de lados.
Exemplo prático 1
• Distribua a figura de um pentágono no material EVA, para que os alunos construam um polígono que tenha um lado a menos que o polígono dado, sendo que deverá ser equivalente.
• Oriente-os a traçar uma diagonal DB dando a ênfase de um triângulo ADE;
• Solicite que tracem pelo vértice A uma reta paralela à base DB.
• Anuncie que prolonguem o lado CB até cruzar com a paralela e determinar um novo vértice A’. Faça com que observem que o triângulo ADB é equivalente ao ADB.
• Solicite que representem o quadrilátero A’DD¹C.
• Faça com que observem que o vértice B não existe mais.
Exemplo prático 2
• Distribua agora a figura de um triângulo, sendo que agora deverão construir um polígono que tenha um lado a mais.
• Solicite que tracem por um dos vértices P um segmento que deverá determinar um ponto V no lado oposto.
• Solicite que o aluno trace pelo vértice L uma reta paralela a base PV.
• Trace um novo ponto nesta reta, exemplo o ponto L’.
Baixe aqui o vídeo do passo a passo
http://www.andrehozumi.com.br/mec/aula04.avi
• Determine que os alunos desenhem o quadrilátero PL’VO.
Atividade Prática
A turma será dividida em duplas e receberão as figuras de dois polígonos :
Hexágono e Quadrado.
Deverão transformar:
O hexágono em pentágono;
O quadrado em pentágono.
As figuras deverão ser equivalentes.
Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, os indicadores para a avaliação poderão ser:
• Os alunos souberam reconhecer e conceituar com as experiências em prática sobre a equivalência de triângulos?
• Os alunos souberam notar que, ao manter a base e a altura fixas, todos os triângulos possíveis serão equivalentes?
Quatro estrelas 1 calificaciones
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24/05/2011
Quatro estrelasA aula é muito interessante, mas um pouco complicada para os alunos, não acha?