04/02/2010
![]() |
![]() |
![]() |
Eziquiel Menta, Rosangela Menta, Antonio Augusto da Silva Dias Neto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Estruturas sintáticas |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais |
Atenção professor! Seria interessante que essa aula fosse articulada com a aula “Grafite é Arte?” que propõem uma discussão sobre o assunto, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=576 e com a aula “Arte Marginal” que também propõem uma discussão sobre as manifestações artísticas urbanas, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13169
Objetivos específicos:
Conhecer as manifestações artísticas urbanas;
Valorizar o uso da linguagem do grafite;
Fazer um vídeo com os grafites encontrados nos arredores da escola.
Prática social inicial do conteúdo:
O professor pode iniciar a aula questionando os alunos se eles sabem qual a diferença entre grafite e pixação. Para instigar a turma o professor pode utiliza o áudio: "Do vandalismo à arte”.
Programa Escola Brasil apresenta um projeto de como transformar pichadores e artistas. (disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/895)
.
.
.
Roteiro de discussão:
Instrumentalização:
Aula 01: 6emeia
Depois dessa primeira discussão, o professor deve apresentar os artistas que são tema da aula. O grupo 6emeia. Seguem abaixo algumas imagens:
Imagem 1
Imagem 2
Imagem 3
Imagem 4
Em Recursos Complementares indicamos alguns sites com reportagens publicadas sobre o grupo.
Atenção professor! Enfatize que os artistas buscam referências na história da arte. Isso, entre outros fatos, pode ser considerada uma das diferenças primordiais entre o grafite e a pixação. O grafiteiro tem por trás de suas realizações um planejamento, que em muitos casos busca referências na história da arte.
Ao final dessa aula o professor deve propor aos alunos que se reúnam em pequenos grupos de 3 a 4 alunos que farão uma gravação (um vídeo documentário ou um vídeo arte) com o tema do grafite. Para isso poderão utilizar aparelhos portáteis como câmeras digitais ou mesmo celulares para captar as imagens. Antes de iniciar as filmagens os alunos deverão elaborar um roteiro sobre o tema que será abordado, quais lugares serão filmados, se haverá entrevistas, com quem?, quais serão as perguntas?, etc. O professor deverá decidir com a turma o tempo máximo de duração do vídeo.
Atenção professor! Se possível essa atividade pode começar na primeira aula e se estender para a aula seguinte. Reserve o laboratório de informática para fazer a edição dos vídeos. Indicamos em Recursos Complementares os softwares para edição do vídeo.
Aula 2: discussão em grupo
Depois de gravados e editados os vídeos, proponha aos alunos uma discussão sobre o grafite e sobre a visão que cada grupo utilizou para criar seu vídeo.
Catarse
Depois da finalização dos trabalhos os alunos deverão fazer uma redação sobre seu processo de aprendizagem: pontos positivos, pontos negativos, dificuldades de aprendizado, influência do conteúdo na prática social, o que mudou em sua visão crítica sobre o grafite.
Prática social f inal do conteúdo
Com base na discussão proposta desde o início das atividades, os alunos deverão elaborar um texto individual contando suas experiências com a pesquisa desenvolvida nessas aulas e também relatos relacionados com o desenvolvimento dos vídeos, bem como a repercussão do blog em âmbito escolar. Propor uma discussão com os demais alunos da escola, envolvendo o Grêmio Estudantil, no sentido que possam perceber a diferença entre Grafitar e Pixar. Na oportunidade procurem estabelecer ações a serem realizadas na escola e na comunidade para valorizar a grafitagem e desestimular a pixação. O professor deverá organizar uma mostra de vídeo para apresentar a comunidade escolar o trabalho dos alunos. Se possível convidar a comunidade para participar das discussões.
Nome | Tipo |
---|---|
Do vandalismo à arte | Áudio |
O professor deverá avaliar:
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
25/09/2014
Cinco estrelasGostei muito, abrange bem o que queremos passar para os alunos de uma forma mais fácil de assimilar. Parabéns!