Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aleijadinho: orgulho do Brasil!

 

10/12/2009

Autor e Coautor(es)
Lívia Raposo Bardy
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher, Kátia Zanvettor Ferreira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Artes Artes visuais: diversidade cultural e interculturalidade
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Cidadania e cultura contemporânea
Ensino Fundamental Inicial História Localidade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com estas aulas os alunos poderão aprender, por meio de pesquisas em diferentes fontes, quem foi o artista brasileiro Aleijadinho. Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:
- Capacidade de efetuar pesquisa em diferentes fontes;
- Elaboração de uma "obra de arte";
- Disciplina e organização no trabalho em grupo.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.


Motivação:

Para dar início aos estudos sobre o tema destas aulas, o professor deverá perguntar aos alunos se eles já ouviram falar na palavra “aleijado”. Depois de ouvir a opinião e o que os alunos sabem sobre a referida palavra, o professor deverá pedir para que um aluno voluntário leia no dicionário o significado desta.
No dicionário Aurélio a definição da palavra aleijado é a seguinte: “Que tem algum defeito, deformidade ou mutilação física; defeituoso, estropiado”.
Em seguida, o professor deverá perguntar aos alunos o que eles pensam sobre uma pessoa que tem um “defeito”, uma deficiência, e como são os “aleijados”. Após ouvir o que cada um dos alunos têm a falar, o professor deverá contar para eles que o Brasil se orgulha muito de um artista mineiro chamado Antônio Francisco Lisboa , mais conhecido como “Aleijadinho” (Fig. 1).

Figura 1 – Imagem do artista “Aleijadinho”
Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_NZOMrf8Xa78/SSIzcoxhKMI/AAAAAAAAMQ4/-uGfQTaY02g/s400/o_aleijadinho1.jpg Acesso em: 27. Nov. 2009.


O professor poderá mostrar aos alunos algumas imagens de obras do artista (Figs. 2 e 3) esculpidas em pedra-sabão.


Figura 2 – Imagem da obra “Divino Espírito Santo”
Disponível em: http://www.starnews2001.com.br/aleijadinho/espirito-santo-aleijadinho.jpg Acesso em: 27. Nov. 2009.

Figura 3 - Imagem da obra "12 profetas"

Disponível em:  http://www.germinaliteratura.com.br/imagens/profetas_nov06.jpg Acesso em: 03. Dez. 2009.

Observação: O professor poderá instigar os alunos a refletir sobre as pessoas que têm algum tipo de deficiência, pois estas, desde que tenham uma educação de qualidade e que privilegie a potencialização de suas habilidades, oportunidades de estudo e trabalho podem desenvolver, como qualquer outra pessoa, atividades importantes, de qualidade, como é o caso de Aleijadinho!

Atividade 2


Neste momento, o professor deverá dividir os alunos em duplas para que eles efetuem pesquisas sobre o artista “Aleijadinho”. Estas pesquisas deverão ser feitas em diferentes fontes, como: livros, jornais, revistas, sites entre outras que falem sobre a vida e a obra do artista.


Sugerimos que alguns sites, cujos links estão disponíveis abaixo sejam visitados (Fig. 4):


http://www.museualeijadinho.com.br/?op=conteudo&id=37&menuId=89  
http://www.ritapolis.com/wp-content/uploads/2008/10/profetas_nov06.jpg  
http://www.netsaber.com.br/biografias/ver_biografia_c_22.html  

http://www.historiadaarte.com.br/aleijadinho.html  

http://www.passeiweb.com/saiba_mais/biografias/a/aleijadinho_antonio_francisco_lisboa  

Figura 4 – Imagem do site “Museu Aleijadinho”


Atividade 3

Feitas as pesquisas sobre a vida e a obra de Aleijadinho, os alunos deverão, individualmente, fazer em argila ou massa de modelar “obras” que reproduzam as do artista Aleijadinho, ou outras. Com esta atividade, os alunos poderão perceber como é fazer uma obra com as mãos...
Sugerimos que após a elaboração de suas obras, eles organizem uma mostra, uma espécie de “feira artesanal” para apresentar aos demais alunos, professores e funcionários da escola suas produções, além de falar um pouco sobre a vida e a obra de Aleijadinho, artista que deu a inspiração para que eles elaborassem as obras e organizassem este evento!

Recursos Complementares

Sugerimos que em outra oportunidade o professor trabalhe com os alunos outras aulas publicadas no site do professor que trabalhe aspectos relacionados à inclusão de Pessoas com Deficiência na sociedade.

1. Aula “Somos todos iguais?”
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1395  

2. Aula “O que é Educação Especial?”
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1037  

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos compreenderam quem foi Aleijadinho, o que ele representou e representa para a cultura brasileira e ainda sobre a importância de uma pessoa que tem algum tipo de deficiência ser reconhecida pelos seus talentos e habilidades.
O professor deverá avaliar também os seguintes aspectos:
- Capacidade de efetuar pesquisa em diferentes fontes;
- Obra de arte;

- Organização da mostra;
- Disciplina e organização no trabalho em grupo.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • yan, escola interativa coopema , Mato Grosso - disse:
    yanspupatto@hotmail.com

    27/08/2013

    Cinco estrelas

    gostei mesmo da ideia botei fé!!!!!!!!!!!


  • Rozangela Terezinha Alves Antunes, EEB Leovegildo Esmério da Silva , Santa Catarina - disse:
    rozangela.artes@ibest.com.br

    21/07/2010

    Quatro estrelas

    Planejamento bem elaborado, com diversas possibilidades de aprendizagem e obtenção de conhecimento da arte barroca brasileira, que muito contribuiu para a atualidade.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.