10/12/2009
Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher, Kátia Zanvettor Ferreira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes | Artes visuais: diversidade cultural e interculturalidade |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Cidadania e cultura contemporânea |
Ensino Fundamental Inicial | História | Localidade |
Com estas aulas os alunos poderão aprender, por meio de pesquisas em diferentes fontes, quem foi o artista brasileiro Aleijadinho. Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:
- Capacidade de efetuar pesquisa em diferentes fontes;
- Elaboração de uma "obra de arte";
- Disciplina e organização no trabalho em grupo.
Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
Motivação:
Para dar início aos estudos sobre o tema destas aulas, o professor deverá perguntar aos alunos se eles já ouviram falar na palavra “aleijado”. Depois de ouvir a opinião e o que os alunos sabem sobre a referida palavra, o professor deverá pedir para que um aluno voluntário leia no dicionário o significado desta.
No dicionário Aurélio a definição da palavra aleijado é a seguinte: “Que tem algum defeito, deformidade ou mutilação física; defeituoso, estropiado”.
Em seguida, o professor deverá perguntar aos alunos o que eles pensam sobre uma pessoa que tem um “defeito”, uma deficiência, e como são os “aleijados”. Após ouvir o que cada um dos alunos têm a falar, o professor deverá contar para eles que o Brasil se orgulha muito de um artista mineiro chamado Antônio Francisco Lisboa , mais conhecido como “Aleijadinho” (Fig. 1).
Figura 1 – Imagem do artista “Aleijadinho”
Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_NZOMrf8Xa78/SSIzcoxhKMI/AAAAAAAAMQ4/-uGfQTaY02g/s400/o_aleijadinho1.jpg Acesso em: 27. Nov. 2009.
O professor poderá mostrar aos alunos algumas imagens de obras do artista (Figs. 2 e 3) esculpidas em pedra-sabão.
Figura 2 – Imagem da obra “Divino Espírito Santo”
Disponível em: http://www.starnews2001.com.br/aleijadinho/espirito-santo-aleijadinho.jpg Acesso em: 27. Nov. 2009.
Figura 3 - Imagem da obra "12 profetas"
Disponível em: http://www.germinaliteratura.com.br/imagens/profetas_nov06.jpg Acesso em: 03. Dez. 2009.
Observação: O professor poderá instigar os alunos a refletir sobre as pessoas que têm algum tipo de deficiência, pois estas, desde que tenham uma educação de qualidade e que privilegie a potencialização de suas habilidades, oportunidades de estudo e trabalho podem desenvolver, como qualquer outra pessoa, atividades importantes, de qualidade, como é o caso de Aleijadinho!
Atividade 2
Neste momento, o professor deverá dividir os alunos em duplas para que eles efetuem pesquisas sobre o artista “Aleijadinho”. Estas pesquisas deverão ser feitas em diferentes fontes, como: livros, jornais, revistas, sites entre outras que falem sobre a vida e a obra do artista.
Sugerimos que alguns sites, cujos links estão disponíveis abaixo sejam visitados (Fig. 4):
http://www.museualeijadinho.com.br/?op=conteudo&id=37&menuId=89
http://www.ritapolis.com/wp-content/uploads/2008/10/profetas_nov06.jpg
http://www.netsaber.com.br/biografias/ver_biografia_c_22.html
http://www.historiadaarte.com.br/aleijadinho.html
http://www.passeiweb.com/saiba_mais/biografias/a/aleijadinho_antonio_francisco_lisboa
Figura 4 – Imagem do site “Museu Aleijadinho”
Atividade 3
Feitas as pesquisas sobre a vida e a obra de Aleijadinho, os alunos deverão, individualmente, fazer em argila ou massa de modelar “obras” que reproduzam as do artista Aleijadinho, ou outras. Com esta atividade, os alunos poderão perceber como é fazer uma obra com as mãos...
Sugerimos que após a elaboração de suas obras, eles organizem uma mostra, uma espécie de “feira artesanal” para apresentar aos demais alunos, professores e funcionários da escola suas produções, além de falar um pouco sobre a vida e a obra de Aleijadinho, artista que deu a inspiração para que eles elaborassem as obras e organizassem este evento!
Sugerimos que em outra oportunidade o professor trabalhe com os alunos outras aulas publicadas no site do professor que trabalhe aspectos relacionados à inclusão de Pessoas com Deficiência na sociedade.
1. Aula “Somos todos iguais?”
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1395
2. Aula “O que é Educação Especial?”
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1037
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos compreenderam quem foi Aleijadinho, o que ele representou e representa para a cultura brasileira e ainda sobre a importância de uma pessoa que tem algum tipo de deficiência ser reconhecida pelos seus talentos e habilidades.
O professor deverá avaliar também os seguintes aspectos:
- Capacidade de efetuar pesquisa em diferentes fontes;
- Obra de arte;
- Organização da mostra;
- Disciplina e organização no trabalho em grupo.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
27/08/2013
Cinco estrelasgostei mesmo da ideia botei fé!!!!!!!!!!!
21/07/2010
Quatro estrelasPlanejamento bem elaborado, com diversas possibilidades de aprendizagem e obtenção de conhecimento da arte barroca brasileira, que muito contribuiu para a atualidade.