08/12/2009
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Números e operações |
- Operar intuitivamente com números inteiros (adição e subtração) trabalhando com saldo bancário, fuso horário, diferença de temperatura,etc.
- Utilização dos números naturais (Questionar os alunos se apenas os números naturais são suficientes para o homem).
A atividade é simples e em outras ocasiões o professor pode adaptá-la com outros materiais, como por exemplo, bolas de gude.
A atividade permite aos alunos que operem intuitivamente com os números inteiros.
Neste momento, leve os alunos a refletirem sobre o número de balas que há em cada pote. Em seguida, explore intuitivamente o significado dos rótulos, questionando os alunos sobre outros valores.
A seguir, solicite aos alunos que tentem resolver as questões abaixo, escrevendo suas respostas por extenso.1- Qual o possível significado do rótulo –10 ?
2- Qual o possível significado do rótulo +20 ?
3- Qual o possível significado do rótulo sem nada?
Dando continuidade ao trabalho, explore o significado dos sinais. Para isso, traga outros exemplos de situações em que aparecem os sinais negativos e positivos.
O Sr. Joaquim usou os sinais para indicar que faltavam balas e para indicar que sobravam balas, além das 150 que o pote deveria conter. Então:
1- Para que foi usado o sinal - (menos)?
2- Para que foi usado o sinal + (mais)?
Chegou o momento de explorar os cálculos simples. É aqui que o aluno começa a operar intuitivamente com os números inteiros. Explore questões como:
1- Em que pote há mais balas?
2- Em que pote há menos balas?
3- Quantas balas há em cada pote?
Agora formalize as operações com números inteiros, sem indicar que operação específica o aluno estará realizando:
O Sr. Joaquim colocou ou retirou algumas balas em alguns potes e registrou:
Chegou o momento de consolidar a atividade. Para isso, questione aos alunos:
1- Algum pote ficou com 150 balas?
2- Quais os potes que ficaram com mais de 150 balas?
3- Quais os potes que ficaram com menos de 150 balas?
Reflita com os alunos sobre os números inteiros. Para isso, questione:
Em http://rived.mec.gov.br/site_objeto_lis.php você encontra uma atividade que permite ao aluno fazer uma viagem “virtual” utilizando-se de alguns conceitos matemáticos de forma significativa e prazerosa. As atividades propostas permitem ao aluno utilizar o conceito de números inteiros em atividades que envolvem cálculos de saldo bancário, fuso horário, diferença de temperatura (adição e subtração de números inteiros).
Para isso, será necessário que o aluno interprete os dados fornecidos: temperatura, fuso horário, saldo bancário e em seguida, através da metodologia da Resolução de problemas,faça cálculo de adição e subtração de números inteiros intuitivamente.O aluno deverá registrar no roteiro as respostas das atividades. Além disso, o professor poderá desenvolver mais atividades em sala de aula de forma contextualizada para verificar a aprendizagem do aluno. O professor deverá avaliar durante a atividade computacional o interesse e a participação do aluno. Por exemplo, os comentários, as questões levantadas, a busca por conceitos desconhecidos.
Cinco estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
03/05/2013
Cinco estrelasProfessores Tenho utilizado esse material nas minhas aulas na EJA desde o ano de 2012, e cada vez que aplico a atividade fico mais entusiasmada com o efeito que causa nos alunos. Acrescentei dois exercícios aos sugeridos por vocês. Gostaria de mandar uma cópia para que fosse analisada pelo grupo. Precisaria do e-mail de algum de vocês, se é que existe interesse na minha modesta contribuição.
08/04/2013
Cinco estrelasGostei muito!
24/03/2010
Cinco estrelasexcelente
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns professora gostei de suas sugestões, mostra que vc é uma profissonal de qualidade que tem compromisso com a Educação...