Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Música – Jogos de Mãos: resgate, ampliação e composição – aula 7

 

14/12/2009

Autor e Coautor(es)
Kátia Regina Figueiredo Romão
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Débora Ferreira Santos Braga e Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e educação
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Vivenciar a pulsação e a subdivisão rítmica em jogos musicais por meio do canto e do movimento corporal;

Resgatar e ampliar o repertório de jogos de mãos e brinquedos cantados;

Adequar gestos de mãos para brincadeiras tradicionais;

Aprender sobre o processo de transmissão dos jogos musicais;

Realizar o(s) jogo(s) proposto(s) em aula.

Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O hábito do canto nas aulas de música;

Associação do estímulo sonoro ao movimento corporal livre ou não;

Gestual pertencente a jogos de mãos.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

Os jogos de mãos fazem parte do repertório de brincadeiras da infância comum a quase todos os países e culturas, apresentando características similares no que diz respeito a temas, personagens, finalizações, gestos e formas de transmissão. Violeta Hemsy de Gainza, educadora musical argentina, aponta sua importância para a formação da criança e para o desenvolvimento de habilidades motoras, linguísticas e mentais, além de favorecerem o lado social e afetivo da criança. Quanto ao processo de musicalização, constituem importante ferramenta para o desenvolvimento do senso rítmico e do pulso musical, ao possibilitar a incorporação de padrões musicais por meio do canto e do movimento de forma natural.

Ver:

GAINZA, Violeta Hemsy. Juegos de Manos: 75 rimas y canciones tradicionales com manos y otros gestos. Buenos Aires: Guadalupe, 1996.

http://www.violetadegainza.com.ar/

Caro(a) professor(a), chegamos ao segundo momento do plano de unidade “Jogos de Mãos” e partiremos para a adaptação de brincadeiras tradicionais, transformando-as em jogos de mãos. Para tal, é necessário que os alunos já estejam familiarizados com alguns jogos e gestuais diversos (ver da aula 1 à aula 5), pois assim terão repertório para sugestão.

Nessa aula, os alunos deverão adaptar a brincadeira de roda “Corre Cotia” para o gestual de mãos. Sugerimos, como ponto de partida, os jogos de mãos “150” e “Adoleta”, divulgados nas aulas 1 e 2 desta coleção.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=8929

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9578

Atividade 1

Faça uma revisão da brincadeira “Corre Cotia” da maneira como é realizada tradicionalmente.

“Corre Cotia”

Corre cotia
Na casa da tia
Corre cipó
Na casa da vó
Lencinho na mão
Caiu no chão
Moça bonita do meu coração

http://www.tvcultura.com.br/aloescola/infantis/brincarebom/brincadeiras-correcotia.htm

Como jogar?

A turma está sentada em roda e um participante é selecionado para andar em volta da roda, enquanto todos cantam e batem palmas. Ele estará com um objeto em suas mãos (bola, por exemplo). Quando a música chegar ao final (sílaba “ção”, de “coração”), o aluno deverá colocar o objeto atrás de alguém que está sentado, e este deverá pegá-lo. Ambos correm em volta da roda, e o “perseguido” deve sentar no lugar do “perseguidor”. Caso isso aconteça, o “perseguidor” dá continuidade à brincadeira, e uma nova rodada se inicia. Dessa vez ele estará com o objeto em suas mãos e deverá colocá-lo atrás de uma nova pessoa. Caso o “perseguidor” pegue o “perseguido”, este deverá se dirigir ao centro da roda e lá permanecer até que outro seja pego.

Dica

1) Acrescente a música da brincadeira “Galinha Choca”, quando o “perseguido” for pego e tiver de se sentar no meio da roda.

“Galinha Choca”

Galinha choca
Chocou o ovo
Saiu minhoca
Da perna torta!

2) Varie o andamento a cada rodada.

3) Selecione alguns alunos para marcar a pulsação em instrumentos de percussão, já mencionados anteriormente, enquanto a brincadeira acontece.
Observação:
Essa brincadeira, assim como “Corre Cotia”, pode apresentar muitas versões quanto à letra, ao ritmo, à métrica, etc. Vale lembrar que esse é mais um ponto interessante sobre a diversidade de formas de brincar e cantar uma mesma brincadeira a ser discutido com os alunos.

Atividade 2

Depois de uma rápida discussão sobre formas de realizar brincadeiras que os alunos conhecem, fale sobre a possibilidade de transformá-las, podendo usar como exemplo a permuta de gestos de mãos entre os jogos “Adoleta” e “150”, sugerida nas primeiras aulas desta coleção.
Proponha, então, a adaptação da brincadeira “Corre Cotia” para a forma de jogar “150”.


Como brincar?

Os alunos ficarão dispostos em duplas, um de frente para o outro. As duplas iniciam a música da brincadeira “Corre Cotia”, fazendo o movimento de mãos juntas e paralelas, para cima e para baixo, marcando a pulsação. Quando os alunos cantarem a sílaba “ção” da palavra “coração”, quem estiver com as mãos por baixo não deve deixar o outro, que está com as mãos por cima, bater e encostar em suas mãos.

Dicas

1) O(a) professor(a) pode combinar com a turma, se esta estiver disposta em duas fileiras, que, ao som de um comando sonoro (pode ser uma palavra chave, ou mesmo o toque de algum instrumento - um pandeiro, por exemplo, ou ao som de uma palma) uma das fileiras deverá dar um passo para a esquerda, trocando, assim, as duplas. Quem estiver na ponta volta para o início da fileira. Caso a turma esteja disposta aleatoriamente pelo espaço, a troca de duplas se dará desta forma.

2) A cada repetição da brincadeira, o(a) professor(a) poderá variar o andamento (lento, muito lento, rápido).


Atividade 3

Proponha, agora, a adaptação da brincadeira “Corre Cotia” para o gestual de mãos do jogo “Adoleta”.

Como brincar?

Organize os alunos em uma grande roda, com os braços estendidos para o lado, na altura da cintura. Cada mão de uma criança encontra a mão de quem está ao seu lado. As mãos estão abertas, de modo que o dorso da mão direita de cada aluno fique apoiado em cima da palma da mão esquerda de quem está ao seu lado direito. Esta arrumação deve ser mantida por toda a roda, pois, assim que a música de “Corre Cotia” inicia, desloca-se a mão direita de forma a bater com a palma na mão direita de quem está ao seu lado esquerdo, e assim por diante, numa espécie de reação em cadeia. As mãos batem umas nas outras de acordo com a pulsação da música. Ao chegar na sílaba “ção”, da palavra “coração”, o participante que irá receber o tapa deve tirar a sua mão. Se isso acontecer, sai da roda quem não acertou o tapa; caso contrário, sai da brincadeira quem recebeu o tapa. O jogo segue até a eliminação de todos da roda, estabelecendo um vencedor.

Dicas

1) Varie o andamento (lento, muito lento, rápido) a cada repetição da brincadeira.

2) Escolha alguns alunos para marcarem a pulsação junto com você em instrumentos de percussão (clavas, agogôs, caxixis) ou com percussão corporal (palmas, estalos, pés batendo no chão).

Recursos da Aula:

Não há recursos materiais necessários para essa aula. O professor poderá utilizar instrumentos de percussão para reforçar a marcação da pulsação.

Recursos Complementares

Imagem (foto) da brincadeira “Adoleta”.

http://www.faberludens.com.br/pt-br/node/230

Projeto Lenga La Lenga: jogos de mãos e copos.

http://www.lengalalenga.com.br/


SILVA, Gabriela Flor Visnadi e. Um estudo sobre brincadeiras cantadas da infância: jogos de mãos apresentados por crianças de Florianópolis. Trabalho de Conclusão de Curso. Florianópolis, Universidade do Estado de Santa Catarina, 2004. Disponível em:

http://pages.udesc.br/~c7apice/arquivos/download/TCC%20Gabriela%20Flor.pdf

Avaliação

O(a) professor(a) deverá observar se os alunos realizaram as três versões propostas para a brincadeira “Corre Cotia” e se cooperaram para um bom rendimento das atividades.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.