Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


AIDS e preconceito! Aprendendo com o Dia Mundial de Luta contra a AIDS

 

17/12/2009

Autor e Coautor(es)
katia Zanvettor Ferreira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Andréa Marques Leão Doescher, Lívia Raposo Bardy , Erwin Doescher.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cidadania e participação
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Outros Ética (respeito mútuo, justiça, solidariedade e diálogo)
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Estas aulas procuram oferecer uma reflexão sobre a relação entre a AIDS, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, e o preconceitoque a sociedade tem com relação às pessoas com estas. Refletir sobre as matérias jornalísticas que tratam do tema e apresentam a campanha do Dia Mundial da Luta contra a AIDS.

Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:

- Capacidade de análise de textos com conteúdo informativo;

- Língua escrita (elaboração de um texto informativo);

- Disciplina e organização no trabalho em grupo.


Duração das atividades
100 horas (duas aulas)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não é necessário nenhum conhecimento prévio.
Estratégias e recursos da aula

- Projeção de vídeo;

- Uso de jornais e notícias disponíveis na Internet;

- Uso do Laboratório de Informática.

Motivação

Projete para os alunos o vídeo disponível no YouTube “Um simples abraço” que trata do preconceito em relação a pessoas portadoras do vírus da AIDS.

Disponível em:http://www.youtube.com/watch?v=-AZq4lS0D8Q . Acessado: 01 dez. 2009.

Sugestão:

O professor poderá baixar o recurso no computador e salvá-lo em DVD para apresentar para a turma na sala de vídeo, se este espaço estiver disponível na escola.

O vídeo, que é uma campanha contra o preconceito, mostra um homem que assume ser portador do vírus HIV com uma placa em uma rua movimentada. Ele pede um abraço para as pessoas como uma forma de demonstrar que não são preconceituosas, a mensagem se estabelece a partir da reação das pessoas.

Depois da apresentação do vídeo, o professor poderá iniciar um debate perguntando aos alunos se eles mesmos seriam capazes de abraçar o personagem da propaganda ou não. Aproveite as respostas para propiciar uma reflexão sobre o preconceito e o medo que os alunos, por ventura, possam demonstrar da doença em questão.

Apresente para o alunos também a imagem da campanha feita sobre o tema em que um jovem fica dentro de uma bolha para demonstrar que o preconceito isola (Fig.1).

undefined

Figura 1 – Imagem de um jovem preso em uma bolha para representar o isolamento causado pelo preconceito. Disponível em: http://www.aids.gov.br/data/documents/storedDocuments/%7B29D07F2C-600D-4698-9835-953CDCABA59D%7D/%7B06E58CEE-62BE-49AD-BE7E-042D1B2A1BF3%7D/Bolha17_site_2.jpg. Acesso em: 08 dez. 2009.

Atividade 1

Depois do debate, no laboratório de informática, o professor poderá sugerir que os alunos pesquisem sobre o dia 01 de dezembro, que é o Dia Mundial do Combate à AIDS (Fig. 2), e sobre sua importância. O professor poderá disponibilizar algumas reportagens sobre o assunto, especialmente, sobre a campanha brasileira deste ano (2009) que enfatiza o preconceito que ainda existe em relação à doença.

undefined

Figura 2 – Imagem do símbolo da campanha contra AIDS. Disponível em: http://pe360graus.globo.com/obj/136/95910,250,80,0,0,250,188,0,0,0,0.jpg Acesso em: 01 dez. 2009.

Links das Reportagens (Fig.3):

http://www.aids.gov.br/data/Pages/LUMISC00B1070ITEMIDC5A75910E9E64004A63CB5561DC49A51PTBRIE.htm. Acesso em: 01 dez. 2009.

http://www.jornalagora.com.br/site/index.php?caderno=19&noticia=74340. Acesso em: 01 dez. 2009.

http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL1399820-5606,00-CRISTO+REDENTOR+GANHA+ILUMINACAO+VERMELHA+CONTRA+A+AIDS.html.Acesso em: 01 dez. 2009.

http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI3363873-EI715,00-Acoes+lembram+Dia+Mundial+de+Luta+contra+a+aids.htmlAcesso em: 01 dez. 2009.

http://pe360graus.globo.com/noticias/cidades/criancas-e-adolescentes/2009/12/01/BLG,2299,4,87,NOTICIAS,1309-DIA-MUNDIAL-LUTA-CONTRA-AIDS-ALERTA-CRIANCAS-ADOLESCENTES.aspx.Acesso em: 01 dez. 2009.

undefined

Figura 3 – Imagem do cristo vermelho em homenagem ao Dia Mundial de Combate à AIDS. Disponível em: http://g1.globo.com/Noticias/Rio/foto/0,,33319493-FMM,00.jpg. Acesso em: 01 dez. 2009.

Sugestão: Como forma de organizar a leitura, o professor poderá lançar algumas questões sobre os textos lidos para que os alunos, em grupo de quatro ou cinco pessoas, respondam.

  • O que se comemora no dia 1 de dezembro?

  • Qual é a e ênfase da campanha deste ano?

  • Qual o tipo de preconceito que existe em relação à AIDS e aos portadores da doença?

  • Crianças e adolescentes também são vítimas da doença? Porquê?

  • A prevenção é ainda a única forma de evitar a doença. Como podemos nos prevenir?

Promova uma discussão com os alunos com base nas respostas dadas ao questionário. O professor poderá aproveitar o momento para tirar dúvidas, compartilhar informaç ões e corrigir conceitos errôneos, ou ainda, conceitos preconceituosos – se eles porventura aparecem neste momento!

Feito isto, os grupos deverão criar uma propaganda em um cartaz para o Dia Mundial de Combate à AIDS e o preconceito, que poderá posteriormente ser colocado na sala de aula ou pregado na escola. Sugira que na propaganda o importante é passar uma mensagem, convencer o leitor da idéia que está sendo comunicada, preferencialmente em um texto curto, podendo ou não ser acompanhado por uma imagem.

O trabalho final será a apresentação para a turma das propagandas realizadas pelos grupos.

Recursos Complementares

Sugerimos que o professor, em uma outra oportunidade, trabalhe com algumas das aulas disponíveis nos links abaixo dos professores Paulo Rennes e Andreza Leão que problematiza a AIDS e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=4898
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=11913
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=11980

Avaliação

A avaliação deverá recair sobre a compreensão da turma ao tema debatido, isto é, a AIDS e o preconceito. O professor deverá ainda avaliar o envolvimento dos grupos com as atividades propostas de pesquisa e produção dos textos, assim como o empenho na confecção da propaganda. É importante observar também a capacidade de análise crítica dos alunos em relação ao conteúdo jornalístico pesquisado.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.