Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Persuasão: a criação de uma peça publicitária

 

14/12/2009

Autor e Coautor(es)
ANA GRAZIELA CABRAL
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalhães

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno, ao fim desta proposta de aulas, poderá:


- conhecer um formato de texto persuasivo, o anúncio publicitário;


- aprender a competir de forma sadia, através de uma eleição da melhor peça publicitária produzida;


- conhecer diferentes formas de argumentação e convencimento;

- aprender a adequar a linguagem de seu texto a um público alvo.

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos cada (250 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Desejável que os alunos tenham uma boa noção sobre argumentação. Para fundamentar essa discussão, recomenda-se o link da aula “Construindo a argumentação: falar, ler, viver e escrever da realidade para a ficção”.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6166 – [acesso em 11/12/09].

Estratégias e recursos da aula

1ª AULA


Professor, esta proposta se dedica a aproximar os alunos da estrutura de uma peça publicitária. Certamente eles são bombardeados por mensagens de marketing diariamente e, justamente por isso, é que se julga importante dar a eles um ponto de vista mais crítico em relação à estrutura de criação desse formato de texto argumentativo.

Inicie explicando aos alunos que a peça publicitária,  genericamente conhecido como anúncio , tem o objetivo de comunicar informações referentes a interesses comerciais, institucionais, políticos, educacionais, governamentais, artísticos etc, para a promoção de uma ideia ou venda de um produto, marca, empresa, serviço.


Isso se faz para persuadir alguém a adquirir um produto, tomar uma atitude, fazer uma escolha e para criar ou consolidar uma imagem favorável de algo.

Mostre aos alunos alguns exemplos de texto publicitário, para que eles percebam que esse é um texto que alia argumentos à imagens. Chame a atenção deles para a existência, em quase todos os modelos de peça, de um slogan chamativo, em que sempre está implícita a recomendação do produto, uma imagem a ele associada e, por vezes, um texto mais extenso contendo informações mais detalhadas sobre o produto, tema ou serviço. É importante que eles notem a existência de jogos de palavras que são imprescindíveis a esse tipo de texto.

Veja os casos abaixo:

http://imagenes.acambiode.com/img-bbdd/CITROEN-PICASSO.jpg - [acesso em 11/12/09].

http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/arquivos/Image/conteudos/imagens/3espanhol/9fumarteenvejeceantes.jpg - [acesso em 11/12/09].

http://farm3.static.flickr.com/2399/2065898109_68967c4819_o.gif - [acesso em 11/12/09].

http://www.santander.com.br/portal/gsb/gcm/package/campanhas/CSL0406_44044.zip/_img/img_campanhas00-g.jpg - [acesso em 11/12/09].

http://www.photoshopcreative.com.br/trabalhos/full/3159.jpg - [acesso em 11/12/09].

http://3.bp.blogspot.com/_HhhQnvqcgYQ/Sfi_3A30sgI/AAAAAAAAACM/ljl9FWhHoZQ/S1600-R/cartaz+USV_2_50.jpg – [acesso em 11/12/09].

http://mansurhlf.files.wordpress.com/2008/09/bicicleta-thumb.jpg - [acesso em 11/12/09].

http://o.castelo.vai.nu/archives/2007/04/16/Dia-Mundial-do-Livro.jpg - [acesso em 14/12/09].

2ª AULA


Agora que os alunos já conhecem a estrutura de uma peça publicitária, cada um fará a sua própria peça. Você pode dividir a turma em equipes de três ou quarto alunos. Os temas podem ser variados: incentivo ao não uso de bebidas alcoólicas ou cigarro; incentivo à leitura; campanha em favor da preservação do meio ambiente. Os alunos podem também escolher um produto que queiram divulgar.


Procedimentos:


1) Entregue a cada grupo uma folha de papel cartão A3 branca e algumas folhas de papel A4 para rascunho.


2) Tendo por base os anúncios analisados, os alunos terão que pensar em argumentos em favor do produto ou tema que irão anunciar.


3) Agora eles irão escolher uma gravura de revista ou fazer um desenho que ilustre a peça publicitária. Ressalte a importância de que a peça não fique muito carregada de informações e imagens. Eles devem, também, tomar cuidado com o equilíbrio de distribuição dos elementos que vão compor a peça no papel cartão. Uma boa noção de perspectiva, linearidade e estética é muito importante. Se for possível, nesta etapa do trabalho, convide o professor de Artes da escola para discutir com a turma os conceitos artísticos que compõem uma peça publicitária. A interação com professores de outras áreas é importante para que os alunos percebam que habilidades de leitura e de escrita abrangem outros campos do conhecimento, se conscientizem de que a escrita deve ser cuidadosa para todos os professores e, não apenas, para o professor de português. Ler e escrever são habilidades requeridas em todos as áreas e contextos sociais e, portanto, extrapolam o espaço da sala de aula de português e da escola.


4) Agora o grupo deve produzir um slogan. Devem primar por algo de fácil memorização, que seja facilmente associado à imagem e a ideia que se quer transmitir, de forma que seja formado um só texto.

Após seguir esses passos, cada grupo deve mostrar ao professor o rascunho de seu trabalho. Só então, após as devidas correções, modificações, o trabalho deve ser definitivamente feito no papel cartão, com o máximo de capricho.

3ª AULA

Agora que todas as peças estão prontas, vá ao pátio da escola com os alunos, levando-as. Tenha em mãos uma tesoura e um rolo de barbante. Leve também uma caixa de papelão.


Com a ajuda dos alunos, você fará um cordão com as peças publicitárias que eles produziram. Elas serão expostas no pátio, no formato de bandeirolas de festa junina. Cada peça deverá receber um número, para poder participar do processo de votação que será proposto.


Depois disso, oriente os alunos a pegarem a caixa e enfeitá-la, ou com papel de presente, ou com folhas de revista. Eles devem fazer uma urna com a caixa de papelão. Ela servirá para que a comunidade escolar vote na melhor peça publicitária produzida. Enquanto alguns alunos produzirão a urna, outros podem se encarregar dos cartazes de divulgação da campanha, em que será escrito o convite para que todos ajudem a eleger a melhor peça. Esse é outro momento em que o professor de Artes poderá ser parceiro.


4ª AULA


A apuração dos votos deve ser feita na sala de aula, na presença de todos os alunos. Os votos podem ser contabilizados pelo professor, que irá escrever os resultados no quadro, no decorrer da apuração. Aqui, o professor de matemática pode ser seu parceiro para o desenvolvimento de instrumentos de leitura e de escrita para demonstrar os resultados obtidos (gáficos, tabelas, mapas conceituais..) e sistematizar conhecimentos de proporcionalidade, percentagem, regras de três .

É importante valorizar os trabal hos vencedores. Recomenda-se que a escola premie os três primeiros colocado s. Os seus trabalhos podem ser reproduzidos em tamanho maior e expostos na escola, ou em um blog. O importante é que sejam divulgados, para que pareça que o trabalho foi feito em vão. Não se esqueça de convidar os professores envolvidos (Artes. matemática) para participar dessa atividade. Interessante se os processos de construção das peças publicitárias e dos intrumentos de leitura e de comunicação de resultados forem registrados em imagens ou video e expostos juntos com os trabalhos premiados ou durante o período da votação. Defina como isso poderia ser feito. 

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, esta proposta oferece base para que você avalie a capacidade de manifestação escrita dos alunos, a partir do slogan e da descrição do objeto (caso haja). Observe desde questões referentes à ortografia, até à escolha temática, a adequação da linguagem ao público que se interessará pelo objeto anunciado e a estética da peça num todo.

É pertinente que ao final da proposta você faça um questionário para que os alunos demonstrem se realmente internalizaram algumas noções trabalhadas. Deixe espaço para que eles se manifestem dizendo o que aprenderam com as aulas, para que deem sugestões ou façam críticas. Dar voz aos seus alunos é muito importante, pois são eles os pivôs centrais do processo de aprendizagem.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.