Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Should Drugs be Legalized? – o que você pensa sobre a legalização das drogas?

 

17/12/2009

Autor e Coautor(es)
JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Andréa Marques Leão Doescher e Erwin Doescher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Escrita e produção oral
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com estas aulas o aluno poderá desenvolver estratégias de leitura e a oralidade ao elaborarem uma apresentação referente ao tema drogas e seus efeitos no corpo humano.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É interessante que os alunos já estejam familiarizados com as estratégias de leitura em Língua Inglesa.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.

Motivação

Estando os alunos no Laboratório de Informática, para dar início as discussões do tema destas aulas – drogas, os alunos em duplas irão ler e debater as informações propostas sobre o tema no site “Antidrogas” (Fig. 1).

RECURSO
Site Antidrogas

http://www.antidrogas.com.br/oquedrogas.php

Antidrogas
Figura 1 – Imagem do Recurso

Após a exploração do recurso pelos alunos, o professor questionará os alunos sobre o tema da animação – drogas – promovendo um pequeno debate inicial em Inglês ou em Português, com base nas seguintes questões norteadoras:

1. What do you know about drugs? / O que você sabe sobre drogas?
2. What are some dangerous drugs? / Quais são algumas das drogas perigosas?
3. What drugs are addicting? / Quais drogas são viciantes?

ATIVIDADE 1

Dando seqüência, neste momento o professor deverá propor que em grupos de três a quatro integrantes os alunos pesquisem, em Inglês, sobre o tema drogas, criando apresentações na forma de slides sobre o tema, utilizando o software Power Point. Para a pesquisa sugerimos os seguintes tópicos:

• What is a drug? / O que é uma droga?
• Drugs and the law / Drogas e a lei
• Drugs and you / Drogas e você
• Examples of drugs of abuse / Exemplos de drogas viciantes
• Effects of drugs to the human body / Efeitos das drogas no corpo humano
• Drugs and health / drogas e saúde
• Drugs and behavior / drogas e comportamento

Para a pesquisa, sugerimos os seguintes sites (Fig. 2):

RECURSO
Sites para Pesquisa

1. http://www.abpischools.org.uk/res/coResourceImport/resources04/drugs/index.cfm
2. http://learn.genetics.utah.edu/content/addiction/
3. http://www.bbc.co.uk/health/conditions/mental_health/drugs_use.shtml
4. http://kidshealth.org/teen/drug_alcohol/
5. http://www.drugabuse.gov/ScienceofAddiction/
6. http://www.public.coe.edu/~mbaker/baker/drugs/d&b.htm
7. http://www.homedrugtestingkit.com/drug_info.html
8. http://passyourdrugtest.com/timetable.htm

Utah Drug

Figura 2 - Imagem do Site genetics.utah.edu

Durante a atividade, o professor deverá passar pelas duplas, orientando os alunos na pesquisa dos tópicos, para que anotem as informações relevantes que encontrarem, exercitando a estratégia de leitura scanning, que se refere a busca de informações específicas no texto, a partir da análise das palavras-chave que nele encontram, relacionadas às questões propostas. Os alunos poderão também sel ecionar imagens que considerarem relevantes neste momento.

Após as pesquisas é importante uma breve discussão sobre o tema, de forma a socializar as informações entre todos, e também para que o professor possa corrigir concepções errôneas, que porventura ainda existam.

ATIVIDADE 2

Como continuidade da atividade anterior, o professor proporá que as duplas organizem as informações encontradas na pesquisa, criando uma apresentação na forma de slides (Power Point) a ser exibida posteriormente para a turma.

Maiores detalhes sobre como utilizar o Power Point para criar apresentações podem ser encontradas em (Fig. 3)

RECURSO
Power Point
http://www.slideshare.net/dimmisue/aprender-a-fazer-slides-com-o-power-point  

Apresentação em Power Point
Figura 3 – Imagem do Recurso

Os textos poderão ser curtos, mas deverão conter informações relevantes sobre os tópicos pesquisados na atividade anterior. Neste momento, o professor orientará as duplas quanto à organização do texto. Dicionários em inglês-português poderão ser usados neste momento.

O objetivo da criação da apresentação é desenvolver a oralidade dos alunos, pois ela deverá ser apresentada posteriormente para a turma em Inglês ou em Português. Também é um meio para que possam ampliar sua perspectiva acerca do tema, a partir do contraste de opiniões com os outros membros do grupo e da turma.

ATIVIDADE 3

Os grupos apresentarão para a turma, preferencialmente em Inglês, os slides que produziram, ou seja, as informações que coletaram sobre o tema.
Ao final deste momento, para encerrar as atividades destas aulas, o professor promoverá um debate em aula aberta (Fig. 4) em Inglês ou em Português com base na seguintes questões norteadoras:

1. Should drugs use be legalized? / O uso de drogas deve ser legalizado?
2. What is the difference between drugs and remedies? / O que diferencia drogas de remédios?
3. How can drugs affect health? / Como as drogas afetam a saúde?
4. What are drugs’ psychological effects? / Quais os efeitos psicológicos das drogas?
5. Should drugs be legalized? Why? / As drogas devem ser legalizadas? Por quê?

Debate dos Alunos

Figura 4 – Alunos debatendo em aula aberta
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/7380/imagens/alunos_debate.jpg Acesso em: 04 de novembro de 2009.

Sugestões

1. Entrevistar pessoas da comunidade sobre o que pensam sobre o tema drogas, elaborando vídeos a serem apresentados na escola e postados no Youtube.
2. Em colaboração com o professor de Biologia ou Ciências promover palestras sobre o tema drogas.

Recursos Complementares

1. Dicionário português-inglês

Recurso

Dictionary. com - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=1&tamanhoPagina=25&categoria=3&outrosPaises=false

2. Aula "DROGAS: Tô fora!" publicada no Portal do Professor

Recurso

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9742

Avaliação

O professor deverá avaliar, durante o processo, se o aluno foi capaz de utilizar as estratégias adequadas para a leitura e criação dos textos em Inglês e Português, internalizando (aprendendo) vocabulário relativo ao tema.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.