17/12/2009
Andréa Marques Leão Doescher e Erwin Doescher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Escrita e produção oral |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão escrita |
Com estas aulas o aluno poderá desenvolver estratégias de leitura e a oralidade ao elaborarem uma apresentação referente ao tema drogas e seus efeitos no corpo humano.
É interessante que os alunos já estejam familiarizados com as estratégias de leitura em Língua Inglesa.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
Motivação
Estando os alunos no Laboratório de Informática, para dar início as discussões do tema destas aulas – drogas, os alunos em duplas irão ler e debater as informações propostas sobre o tema no site “Antidrogas” (Fig. 1).
RECURSO
Site Antidrogas
http://www.antidrogas.com.br/oquedrogas.php
Figura 1 – Imagem do Recurso
Após a exploração do recurso pelos alunos, o professor questionará os alunos sobre o tema da animação – drogas – promovendo um pequeno debate inicial em Inglês ou em Português, com base nas seguintes questões norteadoras:
1. What do you know about drugs? / O que você sabe sobre drogas?
2. What are some dangerous drugs? / Quais são algumas das drogas perigosas?
3. What drugs are addicting? / Quais drogas são viciantes?
ATIVIDADE 1
Dando seqüência, neste momento o professor deverá propor que em grupos de três a quatro integrantes os alunos pesquisem, em Inglês, sobre o tema drogas, criando apresentações na forma de slides sobre o tema, utilizando o software Power Point. Para a pesquisa sugerimos os seguintes tópicos:
• What is a drug? / O que é uma droga?
• Drugs and the law / Drogas e a lei
• Drugs and you / Drogas e você
• Examples of drugs of abuse / Exemplos de drogas viciantes
• Effects of drugs to the human body / Efeitos das drogas no corpo humano
• Drugs and health / drogas e saúde
• Drugs and behavior / drogas e comportamento
Para a pesquisa, sugerimos os seguintes sites (Fig. 2):
RECURSO
Sites para Pesquisa
1. http://www.abpischools.org.uk/res/coResourceImport/resources04/drugs/index.cfm
2. http://learn.genetics.utah.edu/content/addiction/
3. http://www.bbc.co.uk/health/conditions/mental_health/drugs_use.shtml
4. http://kidshealth.org/teen/drug_alcohol/
5. http://www.drugabuse.gov/ScienceofAddiction/
6. http://www.public.coe.edu/~mbaker/baker/drugs/d&b.htm
7. http://www.homedrugtestingkit.com/drug_info.html
8. http://passyourdrugtest.com/timetable.htm
Figura 2 - Imagem do Site genetics.utah.edu
Durante a atividade, o professor deverá passar pelas duplas, orientando os alunos na pesquisa dos tópicos, para que anotem as informações relevantes que encontrarem, exercitando a estratégia de leitura scanning, que se refere a busca de informações específicas no texto, a partir da análise das palavras-chave que nele encontram, relacionadas às questões propostas. Os alunos poderão também sel ecionar imagens que considerarem relevantes neste momento.
Após as pesquisas é importante uma breve discussão sobre o tema, de forma a socializar as informações entre todos, e também para que o professor possa corrigir concepções errôneas, que porventura ainda existam.
ATIVIDADE 2
Como continuidade da atividade anterior, o professor proporá que as duplas organizem as informações encontradas na pesquisa, criando uma apresentação na forma de slides (Power Point) a ser exibida posteriormente para a turma.
Maiores detalhes sobre como utilizar o Power Point para criar apresentações podem ser encontradas em (Fig. 3)
RECURSO
Power Point
http://www.slideshare.net/dimmisue/aprender-a-fazer-slides-com-o-power-point
Figura 3 – Imagem do Recurso
Os textos poderão ser curtos, mas deverão conter informações relevantes sobre os tópicos pesquisados na atividade anterior. Neste momento, o professor orientará as duplas quanto à organização do texto. Dicionários em inglês-português poderão ser usados neste momento.
O objetivo da criação da apresentação é desenvolver a oralidade dos alunos, pois ela deverá ser apresentada posteriormente para a turma em Inglês ou em Português. Também é um meio para que possam ampliar sua perspectiva acerca do tema, a partir do contraste de opiniões com os outros membros do grupo e da turma.
ATIVIDADE 3
Os grupos apresentarão para a turma, preferencialmente em Inglês, os slides que produziram, ou seja, as informações que coletaram sobre o tema.
Ao final deste momento, para encerrar as atividades destas aulas, o professor promoverá um debate em aula aberta (Fig. 4) em Inglês ou em Português com base na seguintes questões norteadoras:
1. Should drugs use be legalized? / O uso de drogas deve ser legalizado?
2. What is the difference between drugs and remedies? / O que diferencia drogas de remédios?
3. How can drugs affect health? / Como as drogas afetam a saúde?
4. What are drugs’ psychological effects? / Quais os efeitos psicológicos das drogas?
5. Should drugs be legalized? Why? / As drogas devem ser legalizadas? Por quê?
Figura 4 – Alunos debatendo em aula aberta
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/7380/imagens/alunos_debate.jpg Acesso em: 04 de novembro de 2009.
Sugestões
1. Entrevistar pessoas da comunidade sobre o que pensam sobre o tema drogas, elaborando vídeos a serem apresentados na escola e postados no Youtube.
2. Em colaboração com o professor de Biologia ou Ciências promover palestras sobre o tema drogas.
1. Dicionário português-inglês
Recurso
Dictionary. com - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=1&tamanhoPagina=25&categoria=3&outrosPaises=false
2. Aula "DROGAS: Tô fora!" publicada no Portal do Professor
Recurso
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9742
O professor deverá avaliar, durante o processo, se o aluno foi capaz de utilizar as estratégias adequadas para a leitura e criação dos textos em Inglês e Português, internalizando (aprendendo) vocabulário relativo ao tema.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!