21/01/2010
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Radiciação |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Operações |
- Compreender o significado de raiz quadrada.
- Calcular raiz quadrada de um número natural.
- Cálculo da área de quadrado
Material necessário:
Quadradinhos de papel sulfite ou de cartolina, que tenham, no máximo, 2 cm de lado.
Desenvolvimento da aula:
· Divida a turma em grupos de no máximo 4 alunos.
· Entregue para cada grupo uma quantidade de quadradinhos e peça que separem 16 deles. Em seguida, solicite que montem um quadrado com as peças.
Feito isto, levantar algumas questões tais como:
- Qual é a área deste quadrado, considerando como unidade o quadradinho?
- Qual é a medida do lado do quadrado, considerando como unidade o comprimento do lado do quadradinho?
Peça para montar um quadrado com 36 quadradinhos e a seguir pergunte qual é a medida do lado dele.
Questione os alunos:
É possível montar um quadrado com 9 quadradinhos, isto é, com área igual a 9 unidades? Se for, qual será a medida do lado dele?
Peça aos alunos que imaginem alguns quadrados. Caso seja necessário, utilize o material.
Imagine:
- um quadrado com área igual a 49 cm2 e descubra a medida do seu lado.
- um quadrado com área igual a 64 cm2 e descubra a medida do lado.
Professor, indique dois alunos para responder, perguntando como descobriram os resultados.
Neste momento, estimule-os a perceber que estão procurando um número correspondente ao comprimento do lado do quadrado, que multiplicado por ele mesmo resulta 64, que é a área do quadrado.
Neste caso, determinar o comprimento do lado do quadrado consiste em descobrir o número que elevado ao quadrado resulta 64. Então, se perceber que a turma já está conseguindo responder corretamente as perguntas sem precisar manusear os quadradinhos, diga-lhes que ao responder estas perguntas, ous seja, encontrar a medida do lado do quadrado, conhecendo a área ou procurando um número que elevado ao quadrado resulta o número dado, eles estão efetuando uma operação chamada radiciação.
Em linguagem matemática estas perguntas podem ser escritas usando símbolos assim:
Portanto, este símbolo é a representação simplificada da pergunta:
“Qual é o número que multiplicado por ele mesmo, ou elevado ao quadrado, resulta 64?"
E a forma de se ler é: “raiz quadrada de 64”.
A partir daí continuar as perguntas, variando entre:
“Qual é a medida do lado do quadrado ...”.
“Qual é o número que elevado ao quadrado resulta ...”.
“Qual é a raiz quadrada de ...”.
Escreva o símbolo da raiz no quadro já para começar a familiarizar com a escrita na linguagem matemática, ficando, inicialmente restrito aos números quadrados perfeitos. Quando notar que os alunos já estão bem ágeis para responder, comece a explorar números cuja raiz não seja inteira perguntando qual é a raiz quadrada de 20, por exemplo, ou se é possível construir um quadrado com 20 quadradinhos.
Neste momento proponha que os alunos façam estimativas da raiz quadrada, ao invés de calcular por fatoração.
Dê um tempo para eles procurarem e até mesmo se for preciso retornar aos quadradinhos do início da aula para compreenderem realmente que o comprimento da lado está entre 4 e 5.
Para finalizar peça que um grupo formule perguntas a outro grupo, que deverá responder e um terceiro avaliar as respostas, que pode ser oral ou escrita, de acordo com o tempo restante da aula.
http://www.colegioweb.com.br/matematica-infantil/raiz-quadrada-exata-de-um-numero-natural
http://aprovadonovestibular.com/raiz-quadrada-exercicios-com-resposta-e-calculo.html
A atividade final proposta na aula já é uma avaliação, que também é feita no decorrer da aula, observando o que os alunos fazem e as respostas dadas aos questionamentos.
Quatro estrelas 4 classificações
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01/05/2011
Cinco estrelasGostei muito da sugestão da atividade, vou fazer essa aula com meus alunos do 9ano.Maravilhoso saber que podemos dar significado a uma simbologia que para os alunos compreenderem demora muito se apresentado só no abstrato.
01/04/2011
Quatro estrelasGostei muito da aula, simples mas muito eficiente.
28/03/2011
Quatro estrelasgostei muito da sugestão,simples e prática.
09/01/2011
Cinco estrelasA aula é muito simples, porém perfeita. Faço sugestão de usar no lugar dos quadradinhos de papel o material dourado.