Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O estudo dos triângulos por meio de uma WebQuest e um Software Computacional (Parte 02)

 

22/01/2010

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

Raquel Fernandes Gonçalves Machado

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Edilamar Ferreira

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

ANTOMAR ARAUJO FERREIRA

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Maísa Gonçalves da Silva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Marcia Aparecida Mendes

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Gislaine Saraiva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Matemática Grandezas e medidas
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Matemática Geometria
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
* Explorar os tipos de triângulos existentes utilizando construção de alguns triângulos.

*Tenha capacidade de criar relações do conteúdo com outros conteúdos da matemática e no seu cotidiano.

*Comparar triângulos através da observação de figuras geométricas.

*Estabelecer relações entre triângulos observando seus lados e ângulos.

*Desenvolver um raciocínio geométrico diante de uma situação-problema, bem como a capacidade de observação e representação geométrica.

*Representar triângulos, identificando os nomes e características dos mesmos. *Explorar a navegação na internet, usando uma WebQuest.

*Explorar a utilização de um software computacional.

Duração das atividades
2 horas/aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para realização da atividade proposta o professor diagnosticará a que ponto os alunos desenvolveram suas capacidades motoras, habilidades de representar figuras planas tanto no computador como no papel, bem como se os alunos têm a capacidade de identificar diferentes triângulos bem como suas características, após o diagnostico os alunos que apresentarem defasagem na aprendizagem desses assuntos deverão fazer um trabalho paralelo sob a orientação do professor para que possam recuperar o que não haviam compreendido.

Como far-se-á uso de um software é importante também, verificar se os alunos tem condições de trabalhar com a ferramenta computacional envolvida. Com base nas necessidades apresentadas o professor poderá fazer opção por explorar os recursos disponíveis no software antes de aplicar a atividade.

Estratégias e recursos da aula

Neste momento da aula a turma estará explorando atividade proposta, a proposta tem como base a revisão dos conteúdos e o questionamento sobre a aprendizagem dos mesmos, através de pesquisas na internet visando o processo de desenvolvimento do  aluno até a conclusão da atividade, que segue:

 Tarefa - Processo


1º Etapa: Formem grupos de 4 alunos;
 
2º Etapa: Utilizando o software CABRI e o Word
2 alunos constroem os triângulos (escaleno, isósceles e eqüilátero) utilizando o software enquanto os outros 2 alunos do mesmo grupo digitam no Word, o processo que está sendo desenvolvido para a conclusão da atividade;
Caso haja dificuldade nos conceitos de triângulos escalenos, isósceles e eqüilátero, as suas definições podem ser pesquisadas na internet, e caso sejam deve ser descrito pelos alunos que fazem o papel de relatores.
 
3º Etapa: Utilizando o software CABRI e o Word
Em seguida, o grupo deve fazer um revezamento na construção dos triângulos e do relatório, fazendo uma troca entre as duplas.
Neste momento a construção e de tipos de triângulos quanto aos ângulos (retângulo, obtusângulo e acutângulo), enquanto outra dupla digita o processo da atividade no Word;
 
4º Etapa: Realizem uma pesquisa na Internet sobre triângulos e comparem com as construções efetuadas pelo grupo, confirmando ou não se as construções foram realizadas corretamente ou não. Agora o grupo deverá montar um consolidado do que aprenderam sobre os triângulos explorados na atividade anterior, muito cuidado, pois não é uma copia da internet, mas sim um consolidado das idéias do grupo;
 
5º Etapa: Faça uma revisão do conteúdo triângulos, medidas, ângulos, lados, nomes, etc., devendo ser armazenado tudo em um arquivo, o qual será entregue ao professor;
 
6º Etapa: Elaborem um questionário ou teste sobre o aprendizado. Elabore possíveis questões as quais poderiam ser utilizadas em um teste ou prova a ser aplicada.

Para executar as atividades farão uso de uma WebQuest, que nesta aula é apenas a ferramenta utilizada para realização das tarefas. Caso o professor considere complexa sua utilização, ou seu link de acesso esteja indisponível o mesmo não será privado de explorar a estratégia, pois a mesma é independente da WebQuest desde que outros recursos sejam buscados e acrescentados pelo professor, como novos links de acesso vinculados ao assunto, livros e revistas que tratem da temática abordada, bem como a possibilidade de liberdade de pesquisa e opinião dos alunos envolvidos.
 

Passado esse primeiro momento de familiarização da proposta, oriente os alunos a passarem por todas as páginas da WebQuest, lendo todas elas e respondendo as perguntas que lhe são feitas.

undefined

undefined

As respostas dessas perguntas podem ser feitas ou em um editor de texto ou no próprio caderno, respeitando as limitações tecnológicas dos alunos envolvidos. Na página do processo desta WebQuest os autores definem que as repostas estejam compreendidas em um editor de texto, mas caso não seja possível o professor deve intervir e orientar os alunos para essa diferenciação na realização da atividade.


Para facilitar a vida do professor que não possuir um navegador para cada aluno e mesmo assim queira realizar a atividade com seu s alunos através de pesquisas em livros retiramos o processo na integra da WebQuest.

Processo

1º Etapa: Formem grupos de 4 alunos;

2º Etapa: Utilizando o software CABRI e o Word, 2 alunos constroem os triângulos (escaleno, isósceles e eqüilátero), outros 2 do mesmo grupo digitam no Word, o processo que está sendo desenvolvido para a conclusão da atividade;

3º Etapa: Em seguida, as duplas podem se revezar e construir outros tipos de triângulos quanto aos ângulos (retângulo, obtusângulo e acutângulo), enquanto outra dupla digita o processo da atividade no Word;

4º Etapa: Realizem uma pesquisa na Internet sobre triângulos e comparem com as construções efetuadas pelo grupo;

5º Etapa: Faça uma revisão do conteúdo triângulos, medidas, ângulos, lados, nomes, etc., devendo ser armazenado tudo em disquete;

6º Etapa: Elaborem um questionário ou teste sobre o aprendizado.  

Recursos a serem utilizados:

Sites:

URL: http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/geometria/geo-poli.htm

URL: http://www.ficharionline.com/matematica/pagina_exibe.php?pagina=071571

URL: http://www.bibvirt.futuro.usp.br/textos/exatas/matematica/tc2000/m4_41_vb.pdf

Softwares: Word e CABRI.


O processo é o local onde a atividade a qual os alunos devem realizar esta compreendida, onde a atividade é explicada com detalhes. Para realizar essas atividades os alunos deverão seguir o roteiro descrito no processo, que define como os alunos deverão proceder para realizar a atividade, ou seja, define as orientações que normalmente o professor passaria a turma.

O professor observará a turma atentando-se ao desempenho dos alunos: identificando facilidades e dificuldades dos grupos, organizações para executar a atividade, se estão acompanhando ou não as instruções, se conseguem concluir ou não a proposta.

Após a conclusão da exploração e busca das respostas das questões os alunos passarão a estruturar o trabalho escrito a ser entregue ao professor, contendo as pesquisas e respostas das perguntas. O trabalho deverá ser entregue impresso para avaliação e o grupo montará uma exposição para a apresentação oral.

A avaliação da apresentação do trabalho tanto oral como escrito podem ser feitas a partir dos parâmetros os quais a própria WebQuest trás. Caso o professor decida que não seja esta avaliação a ser usada é importante que o aluno seja apresentado a real forma para que tenha noção dos critérios a serem utilizados.

Recursos Complementares
Avaliação
Os alunos serão avaliados durante todas as aulas que se segue a atividade, será considerado como critérios de avaliação o envolvimento, respeito às opiniões do colega da dupla e realização das atividades.

Ao final das atividades da WebQuest terão de entregar um trabalho escrito e da apresentação oral. Os critérios de avaliação do trabalho escrito e da apresentação foram apresentados aos alunos em uma das páginas da WebQuest.

O desempenho final do aluno será obtido a partir das medias das duas avaliações, portanto será a media entre as avaliações da primeira e segunda parte da aula.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.