Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Matemática e o Meio Ambiente

 

20/12/2009

Autor e Coautor(es)
RAQUEL CANAZZA DE MACEDO
imagem do usuário

DOURADOS - MS EE PRES TANCREDO NEVES

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Aplicar a Matemática em situações cotidianas faz a diferença para os alunos perceberem que o componente curricular não originou apenas da sala de aula, mas também da necessidade do cotidiano social. Desse modo, o aluno poderá: aplicar de forma concreta alguns conceitos matemáticos melhorando sua compreensão e apreensão; ter seu interesse pela Matemática despertado ante sua aplicabilidade e desenvolver a criatividade, através da criação de novos produtos e embalagens.

Duração das atividades
contedo do 4 bimestre
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 Despertar a conscientização a respeito do Meio Ambiente e da importância da sua preservação, assim como da necessi¬dade do reaproveitamento do lixo por meio da reciclagem.
 Mostrar que a reciclagem traz inúmeros benefícios para a sociedade, reduzindo o volume de lixo enviado aos aterros sanitá¬rios e ajudando a manter a cidade limpa, além de promover economia de matéria-prima.
 Levar o aluno a reciclar em oficinas de materiais recicláveis, as sucatas encontra¬das no meio em que vive.
 Utilizar o material reciclado no dia-a-dia
 Analisar, por meio de ferramentas matemáticas, a reciclagem de lixo.
 Os alunos conheçam ou tenham vivenciado algum tipo de contato com embalagens, saibam o que é reciclagem e compreendam a diferença entre tabela e gráfico.
 Também devem saber resolver operações simples de adição, subtração, multiplicação e divisão; representação e conversão de pesos e medidas.

Estratégias e recursos da aula

Este projeto foi elaborado objetivando a contextualização do tema “Valores e Quantidades”, e serão desenvolvidos com os alunos do 6º ano, onde os alunos não só irão trabalhar a matemática com a quantidade envolvendo o sistema métrico decimal e também os valores da conscientização com o meio ambiente.
O trabalho será dividido em seis etapas:
1º Etapa
A primeira etapa contar um pouco da historia do sistema métrico decimal
http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/jorgeasantos/matematicaconcursos010.asp

2º Etapa
A segunda etapa será trabalhada na sala de aula com o conteúdo sistema métrico decimal de medidas de comprimento onde o aluno terá a noção que sistema métrico decimal, a unidade fundamental para medir comprimentos é o metro, cuja abreviação é m, nas mediadas de superfície terá a noção que no sistema métrico decimal, a unidade fundamental para medir superfícies é o metro quadrado, cuja representação é m2. Onde aprendera que metro quadrado é a medida da superfície de um quadrado de um metro de lado. Como na medida de comprimento, na área também temos os múltiplos e os submúltiplos, na medida de volume terá a noção do sistema métrico decimal, a unidade fundamental para medir volume que é o metro cúbico, cuja abreviatura é m3. Onde aprendera que o metro cúbico (m3) é o volume ocupado por um cubo de 1 m de aresta. Como nas medidas de comprimento e de área, no volume também temos os múltiplos e os submúltiplos, já na capacidade terão a noção de que a unidade fundamental para medir capacidade de um sólido é o litro, cuja abreviação é l,e veremos que o Pesos e Medidas, o litro é, aproximadamente, o volume equivalente a um decímetro cúbico e a medida de massa Segundo o Sistema internacional de unidades (SI), a medida da massa é o quilograma (kg). A unidade de medida de massa - o quilograma - encontra-se intimamente atrelada ao quilograma-padrão.
Assim os alunos irão trabalhar com as formas corretas de comparação, de modo que o aluno saiba identificar qual unidade irá usar de acordo com determinada situação. E perceba as relações entre o sistema métrico decimal de medidas (múltiplos, unidade fundamental e seus submúltiplos).

3º Etapa

A terceira etapa do projeto será com a reciclagem do material recolhido pelos alunos. E partindo do desenvolvimento de uma consciência e do valor ambiental quanto à necessidade com responsabilidade, reconhecendo-a como recurso não-renovável e que pertence a todos. Garrafa pet, rolinho de papel higiênico, caixa de pasta de dente, lata óleo e embalagens de leite viram peças para o estudo do sistema de unidades de medida. Já tampinhas de refrigerante podem se transformar em jogos de raciocínio lógico, enfim, tudo pode ser reutilizado.
Pedir para os alunos que tragam embalagens vazias e limpas de produtos alimentícios e de limpeza que usam em casa. E conversar com os alunos, refletindo, sobre o uso das embalagens nas nossas vidas e promover uma interpretação dos rótulos dos produtos que trouxeram de casa. Iniciar esse diálogo fazendo-lhes algumas perguntas:
1. Suas famílias costumam ler o rótulo das embalagens? Quem faz, como e quando ocorre?
2. É importante ler os rótulos das embalagens?
3. As embalagens que vocês trouxeram são recicláveis? Sim ou não? Por quê?
Trabalhando também o símbolo abaixo com seus alunos eles vêm nas embalagens informando quando estas são recicláveis ou não.


4. O que vem escrito nos rótulos das embalagens que vocês trouxeram?
5. Os alimentos e/ou produtos que estão nas embalagens, contribuem para nossa saúde? De que modo?
6. Quais ingredientes compõem os alimentos contidos nas embalagens
4º Etapa
A quarta etapa será na sala de tecnologia (STE) da escola
1º Com alguns jogos educativos aonde os alunos irão aprender como medir tudo e também poder comentar o que aprendeu com esta aula. Esse endereço encon tra-se no
Site:http://revistaescola.abril.com.br/matematica/fundamentos/como-medir-tudo-ha-428115.shtml

Como medir tudo o que há


O CORPO COMO MEDIDA PADRÃO SAGRADO


VALE QUANTO PESA ESPECIALISTA EM PASSOS

GRÃO DO SAPATO
Todos os desenhos
Ilustração: Carlo Giovani

2º Esse objeto de aprendizagem faz parte de um programa da Secretaria de Educação à Distância: a Rede Interativa Virtual de Educação (RIVED), e encontra-se disponível no endereço:
Site: www.nec.prudente.unesp.br/NEC/RIVED/Objetos.php


3º Aprendendo algumas técnicas de reciclagens que é encontrado no endereço:
Site: http://www.fabricadebrinquedos.com.br


Site: http://www.mypix.com.br/site/pixblog/coisas-pra-fazer-com-rolo-de-papel-higienico/


Sites:http://www.elo7.com/productSearch.do?command=showUserProducts&webCode=19717&albumWebCode=19158


4º Vídeo sobre Respeito ao Meio Ambiente
http://www.youtube.com/watch?v=_zxhH0yY0xw
http://www.youtube.com/watch?v=YMFyAIZIiw8&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=Z9N1FX0Bmn4
http://www.youtube.com/watch?v=FfbSxW3wPUQ&NR=1
5º Etapa
A quinta etapa é trabalhar com alunos alguns exercícios tanto na sala de aula quanto na sala de tecnologia
1º Sala de aula com alguns exercícios
EXERCÍCIOS DE MEDIDA DE COPRIMENTO

1) Transforme em metros:

a) 7 Km
b) 3,4 km
c) 8,16 km
d) 4 dam
e) 6,8 hm
f) 0,3 km


PERÍMETRO DE UM POLÍGONO

2) Os lados de um triângulo medem 4 cm, 3cm e 5 cm. Qual é o seu perímetro?
3) Um quadrado tem 7 cm de lado. Qual o seu perímetro?
4) Um retângulo tem 4 cm de base e 2,5 cm de altura. Qual o seu perímetro?
5) Um retângulo tem 10 de base e sua altura mede a metade da base. Qual o perímetro desse retângulo?
6) O perímetro de um quadrado mede 20 cm. Calcule a medida do lado do quadrado.
7) Calcule a medida do lado de um triângulo equilátero cujo perímetro mede 18 m
8) O perímetro de um losango mede 30 cm. Calculo a medida do lado do losango.
CIRCUNFERÊNCIA

1) O raio de uma circunferência mede 4cm.Quanto mede o seu diâmetro?
2) O raio de uma circunferência mede 2,5 cm. Quanto medo o seu diâmetro?
3) O raio de uma circunferência mede 3cm. Quanto medo o seu diâmetro?
4) O raio de uma circunferência mede 5,5 cm. Quanto medo o seu diâmetro?
5) O raio de uma circunferência mede 12,56 cm. Quanto medo o seu diâmetro?

COMPRIMENTO DA CIRCUNFERÊNCIA

EXERCÍCIOS

1) O raio de uma circunferência mede 4 cm.Quanto mede o seu comprimento?
2) O raio de uma circunferência mede 2,5 cm. Quanto medo o seu comprimento?
3) O diâmetro de uma circunferência mede 3 cm. Quanto mede o seu comprimento
4) O comprimento de uma circunferência mede 18,84 cm. Quanto mede o raio?
5) O comprimento de uma circunferência mede 12,56 m . Quanto mede o raio


EXERCICIO DE MEDIDAS DE SUPERFÍCIE

1) Transfome em m²

a) 7 km²
b) 8 dam²
c) 6,41 km²
d) 5,3 hm
e) 87,20 dm²
f) 44,93 cm²

ÁREAS DAS PRINCIPAIS FIGURAS PLANAS

ÁREA DO QUADRADO
EXERCÍCIOS

1) Qual é a área de um azulejo quadrado de 15 cm de lado?
2) O perímetro de um quadrado mede 20 cm. Calcule a área do quadrado.
3) O perímetro de um quadrado mede 14 m. Calcule a área do quadrado..

AREA DO RETANGULO
EXERCÍCIOS

1) Um campo de futebol tem 90 m de comprimento por 60m de largura. Qual é a área desse campo?
2) Calcule a área de um retângulo cuja base mede 6 cm e a altura é igual à terça parte da base.
3) A altura de um retângulo é 2 cm e o seu perímetro 18 cm. Qual a área desse retângulo?

2º Sala de tecnologia
http://como-emagrecer.com/calcular-peso-ideal.html
http://www.indicemasaco rporal.org/pt/indice-massa-corporal.php
http://www.somatematica.com.br/soexercicios/medidasc.php
http://www.liceumonteirolobato.com.br/portal/ef2/ar/professores/debora/AT_8e9.pdf
3o Na sala de aula
Algumas reciclagens que serão apresentadas na feira multicultura da escola.

Recursos Complementares

• Lápis;
• Borracha;
• Canetas;
• Canetinhas;
• Pincel atômico;
• Papel pardo;
• Jornal;
• Papel sulfite;
• Quadro negro;
• Giz branco e colorido;
• Fita crepe;
• Fita larga;
• Máquina fotográfica
• Papel camurça
• E.V.A;

Avaliação

A avaliação foi realizada durante toda a realização das atividades, acompanhando o desempenho individual e coletivo dos alunos, identificando o envolvimento, a cooperação, o interesse, o desenvolvimento de habilidades, criatividade e ampliação do conhecimento dos alunos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 7 classificações

  • Cinco estrelas 5/7 - 71.43%
  • Quatro estrelas 2/7 - 28.57%
  • Três estrelas 0/7 - 0%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Alessandra, E.E.Rodrigues Alves , Mato Grosso do Sul - disse:
    halessandram@hotmail.com

    29/07/2013

    Cinco estrelas

    Parabéns minha amiga pelo projeto ficou ótimo, gostei, vou estar utilizando ele. Abraços.


  • Aline campos de Sousa, Centro de Ensino Luso Rocha , Maranhão - disse:
    Allynne.Campos@hotmail.com

    22/03/2012

    Quatro estrelas

    Que não acontecese só no 4° bimestre mas sim durante todo o periodo de aula ate o ano acabar


  • Celso Gonçalves de Souza, EM JOAO BATISTA PACHECO , Mato Grosso do Sul - disse:
    celsopretuca@hotmail.com

    02/06/2011

    Quatro estrelas

    Parabéns Raquel, sua aula foi criativa e explorou vários recursos importantes para o aprendizado dos alunos.


  • Márcia Horkaten, Colégio Estadual Gregório Teixeira - Ensino Fundamental e Médio. , Paraná - disse:
    mhorkaten@gmail.com

    15/10/2010

    Cinco estrelas

    Raquel, adorei a sua aula, pois tem todos os passos bem explicados, sugestões de sites, atividades, enfim bem completo. A conscientização do respeito ao Meio Ambiente e da importância de sua preservação, bem como, a necessidade de reciclar o lixo produzido diariamente, faz da aula, a ponte que liga os conhecimentos matemáticos e sua aplicação em situações cotidianas de cada cidadão. Obrigada pela sugestão.


  • Maria Roberta, CERE-JOSE MARIA SANTOS FERREIRA GOMES , Ceará - disse:
    robertaanjopinto@hotmail.com

    07/06/2010

    Cinco estrelas

    Bem criativa


  • Pedro Oliveira de Melo, ESCOLA MUNICIPAL DURVAL SOUZA BAGANO , Bahia - disse:
    pedrooliveirademelo@hotimail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Sou professor a 17 anos, atualmente estou exercendo a função de diretor. diante deste posso afirma, que em todos estes anos de trabalho com bons professores de matematica, coordenadores, e diversos colegas, nunca presencie um projeto tão bem elaborado, fundamentado metodologicamente, criativo, de facil entendimento, de conteudos e estrategias bem definidas, como este. parabens.


  • Valmir Campos Gil, ESC.EST.JACY DUTRA , Amazonas - disse:
    valmircamposgil@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Olá colega sua sugestão e preparação desta aula está muito bem preparada e ditaticamente organizada, até porque além de seguir todos os passos e orientações ainda é dada outras fontes para melhores esclarecimentos de estrategias na organização de aulas e praticas pedagogicas.Isso vai nos ajudar bastante.Porque ensinar e passar informações atraves de projetos é algo extremamente eficaz.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.