20/12/2009
Maria de Fátima dos Santos Galvão
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
As diagonais de um polígono.
Polígonos.
Professor inicie sobre a parte teórica dos polígonos, mencionando o elemento vértice de um polígono. Sugere-se a figura de um polígono confeccionado com o material E.V.A. Fig. 1
Exemplo:
Fig. 1
Após mencionar e representar os vértices da figura acrescente para o aluno que um segmento com extremidades em dois vértices não – consecutivos é chamado de diagonal do polígono. Fig. 2
Fig. 2
Professor vamos agora levar os alunos a participarem de uma atividade em grupos.
As etapas seriam organizadas das seguintes formas:
• A turma seria dividida em seis grupos e cada grupo receberia uma figura de um polígono do material E.V.A. Fig. 3
Fig. 3
• Cada grupo de alunos se apresentaria na frente da sala, sendo que deveriam dizer o nome do polígono dado, traçariam suas diagonais, indicariam quantas são e anotações observadas no traçar das diagonais do seu polígono;
• As figuras ficariam organizadas e completas da seguinte forma; Fig. 4
Fig. 4
• Os grupos professor poderiam trocar entre a turma seus polígonos, onde todos observariam as diagonais traçadas dos demais polígonos e demais conclusões observadas;
• Os grupos que mais bem se apresentarem poderão ser organizadores de painéis e exposição dos trabalhos da turma e quem sabe poderão ser organizadores de outras propostas com novos conteúdos didáticos.
Professor, sugerimos os recursos do software gratuito Geogebra.
http://www.geogebra.org/cms/index.php?option=com_content&task=blogcategory&id=71&Itemid=55
Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, os indicadores para a avaliação poderão ser:
• Os alunos reconheceram o elemento vértice das figuras?
• Os alunos souberam conceituar e identificar as diagonais dos polígonos apresentados?
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
31/03/2011
Cinco estrelasAmiguinha, achei bastante interessante essa forma de abordar diagonais de um polígono. Pretendo utilizar nas minhas próximas aulas. Parabéns!!! Até breve!