Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


DIAGONAIS DE UM POLÍGONO

 

20/12/2009

Autor e Coautor(es)
Vania Maria Rocha Gomes
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Maria de Fátima dos Santos Galvão

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

As diagonais de um polígono.

Duração das atividades
2 tempos de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Polígonos.

Estratégias e recursos da aula

Professor inicie sobre a parte teórica dos polígonos, mencionando o elemento vértice de um polígono. Sugere-se a figura de um polígono confeccionado com o material E.V.A. Fig. 1

Exemplo:
Fig. 1

 

Após mencionar e representar os vértices da figura acrescente para o aluno que um segmento com extremidades em dois vértices não – consecutivos é chamado de diagonal do polígono. Fig. 2
Fig. 2

Professor vamos agora levar os alunos a participarem de uma atividade em grupos.


As etapas seriam organizadas das seguintes formas:


• A turma seria dividida em seis grupos e cada grupo receberia uma figura de um polígono do material E.V.A. Fig. 3
Fig. 3

• Cada grupo de alunos se apresentaria na frente da sala, sendo que deveriam dizer o nome do polígono dado, traçariam suas diagonais, indicariam quantas são e anotações observadas no traçar das diagonais do seu polígono;


• As figuras ficariam organizadas e completas da seguinte forma; Fig. 4
Fig. 4

 

• Os grupos professor poderiam trocar entre a turma seus polígonos, onde todos observariam as diagonais traçadas dos demais polígonos e demais conclusões observadas;


• Os grupos que mais bem se apresentarem poderão ser organizadores de painéis e exposição dos trabalhos da turma e quem sabe poderão ser organizadores de outras propostas com novos conteúdos didáticos.

Recursos Complementares

Professor, sugerimos os recursos do software gratuito Geogebra.

http://www.geogebra.org/cms/index.php?option=com_content&task=blogcategory&id=71&Itemid=55

Avaliação

Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, os indicadores para a avaliação poderão ser:


• Os alunos reconheceram o elemento vértice das figuras?


• Os alunos souberam conceituar e identificar as diagonais dos polígonos apresentados?

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • José Gilson de Souza Benigno, Secretaria Municipal de Educação de FORTALEZA , Ceará - disse:
    gilsonbenigno@oi.com.br

    31/03/2011

    Cinco estrelas

    Amiguinha, achei bastante interessante essa forma de abordar diagonais de um polígono. Pretendo utilizar nas minhas próximas aulas. Parabéns!!! Até breve!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.