Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Índios, quem são eles?

 

01/04/2009

Autor e Coautor(es)
Lívia Raposo Bardy
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e direitos
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e educação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Os alunos poderão aprender com estas aulas sobre o índio, sua forma de vida e, sobretudo, fazer reflexões sobre a importância da Pluralidade Cultural e do respeito a esta pluralidade.
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidades de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para a efetuação destas aulas.
Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.

Motivação:

Sugerimos que, estando todos os alunos sentados em uma roda ou meia lua, no Laboratório de Informática, o professor mostre a imagem a seguir (Fig. 1) e pergunte sobre o que eles pensam quando vêem a figura em questão. 
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1757/imagens/Indio2.jpg

Figura 1- Imagem de um índio.
Disponível em: http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/Indio2.jpg Acesso em: 05. Mar. 2009.

É importante que o professor ouça atentamente o que os alunos dizem sobre o índio. Destacamos que, se, por ventura, comentários enviesados, preconceituosos ocorrerem, o professor deverá observar se eles foram modificados no decorrer das aulas.

Atividade 1


No Laboratório de Informática, estando os alunos organizados em duplas ou trios (conforme o número de computadores disponíveis na escola), o professor deverá dizer aos alunos que os comentários feitos sobre os índios foram opiniões, impressões, mas que agora  eles poderão conhecer melhor o que é um índio brasileiro através de um vídeo de aproximadamente 17 (dezessete) minutos que foi produzido por eles (índios).

Recurso:

 Quem são eles? [Índios no Brasil]

 

Link do Recurso no site do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/18475/me001195.wmv

O Recurso é um vídeo, um episódio do programa “Índios no Brasil”, da TV Escola (Fig. 2), que mostra a visão e o conhecimento da sociedade em relação aos índios no Brasil, além de apresentar também algumas tribos indígenas.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1757/imagens/f007344.jpg

  Figura 2 - Imagem do Logo da TV Escola 

 

Atividade 2

Após assistirem o vídeo, é importante que discussões sejam feitas com os alunos, de forma a favorecer o confrontamento sobre as idéias não adequadas (ou preconceituosas) que, por ventura, tenham surgido durante a aula, bem como àquelas mostradas no próprio vídeo.

Para guiar estas discussões, elencamos algumas questões abaixo para auxiliar o professor:

- No que o índio (Fig. 3) é diferente do homem que não é índio (Fig. 4). Neste momento o professor poderá listar na lousa, com ajuda dos alunos, estas diferenças, tais como: modo de se vestir, tipo de comida, religião e etc.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1757/imagens/indi.jpg
 

Figura 3 – Imagem de uma criança indígena Brasileira
Disponível em:  http://amigosdeoracao.files.wordpress.com/2008/12/36834.jpg 

Acesso em: 27. Mar. 2009.
 

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1757/imagens/crianca.jpg

 

Figura 4 – Imagem de uma criança Brasileira
Disponível em: http://www.buscatematica.net/imagens/crianca-2.jpg

Acesso em: 27. Mar. 2009.


- Estas diferenças o fazem ser melhor ou pior que o homem que não é da etnia indígena, por exemplo? (É importante que o professor converse com os alunos sobre o respeito às diferenças, e que a forma como os índios vivem  é apenas diferente do que o homem de outras raças, mas que nem por isso é melhor ou pior, apenas diferente!).
- Você se surpreendeu com algo que viu no vídeo? Por quê?
- Você acha que o índio tem direito de estudar, ter uma formação profissional, trabalhar em empregos comuns ao homem não indígena?
- Por que você acha que alguns descendentes indígenas negaram ser índios?

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1757/imagens/site_indio1.jpg

Figura 5 – Imagem do site Índios On-Line 

Disponível em: http://www.indiosonline.org.br/ Acesso em: 19. Mar. 2009. 
   

Atividade 3

Ainda em grupos, os alunos deverão fazer pesquisas na internet (Fig. 5) e livros sobre a vida do índio, tanto aueles que ainda vivem em tribos, como os que não vivem mais em tribos para que possam conhecer um pouco mais sobre a vida deles e perceber então as diferenças que há entre suas vidas e a nossa (dos brasileiros), por exemplo.
Abaixo sugerimos alguns sites para a realização desta pesquisa.

http://www.funai.gov.br/indios/conteudo.htm  

http://www.indiosonline.org.br/  

http://www.tg3.com.br/indios/ 

 

Atividade 4

Com o objetivo de finalizar as discussões ocorridas durante a aula e também para socializar as pesquisas feitas na atividade anterior, cada grupo (dupla ou trio), deverá preparar um relatório escrito sobre o que pesquisou e preparar uma apresentação ao professor e aos demais grupos.

Para esta apresentação, os alunos poderão utilizar softwares como o Power Point, para fazer suas apresentações utilizando textos e imagens, letras de músicas, compostas por eles (ou não), enfim que façam suas apresentações de forma criativa, lúdica, interativa (Fig. 6).

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1757/imagens/vestido_indio.jpg

Figura 6 - Crianças com vestimenta indígena

Disponível em: http://www.escolapirilampo.com.br/wp-content/uploads/2007/06/indio.jpg Acesso em: 13. Mar. 2009.

Outra sugestão é a de que eles poderiam fazer cartazes (pelo menos 2 cada grupo) e fixar na sala de aula como se fosse uma "Feira da Pluralidade". Cada grupo deveria explicar aos colegas o que o seus cartazes significam. Caso eles se sintam à vontade, poderão confeccionar adornos indígenas (com papéis etc.) e utilizá-los durante a apresentação. Assim, estariam enriquecendo ainda mais suas apresentações, bem como aliando as artes com os assuntos até então discutidos.

 

Sugestões:

1) O professor poderá trabalhar com os alunos sobre a vida dos índios de outros lugares. Poderá falar, por exemplo, da vida do índio norte-americano, para que os alunos saibam que o índio é um povo, uma etnia que existe em todo o mundo. Abaixo encontra-se alguns sites que versam sobre este assunto.

http://www.zetatalk.com/portugal/w55.htm 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Povos_amer%C3%ADndios

 

2) No site Portal do Professor existem algumas aulas que abordam o tema da Pluralidade Cultural e que poderão auxiliar o professor na preparação destas e de futuras aulas.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=988

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1395  

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Quem são eles? [Índios no Brasil] Vídeo
Recursos Complementares
Internet.
Avaliação
O professor deverá avaliar os alunos em todos os momentos das atividades propostas. Espera-se que ao final das aulas os alunos cheguem à conclusão de que os índios são apenas um povo culturalmente diferente.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 12 classificações

  • Cinco estrelas 8/12 - 66.67%
  • Quatro estrelas 3/12 - 25%
  • Três estrelas 1/12 - 8.33%
  • Duas estrelas 0/12 - 0%
  • Uma estrela 0/12 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • carlos césar b lima, COLÉGIO MADRE CLELIA , Tocantins - disse:
    carloscbl2013@gmail.com

    01/05/2014

    Quatro estrelas

    muito bom, se poder deem mais sugestões.


  • Pedro Carlos F. Nepomuceno, Pedagogo , Amazonas - disse:
    sgtnepo@ig.com.br

    26/08/2012

    Cinco estrelas

    Gostei muito da matéria de voces, continuem divulgando as culturas indigenas.


  • Deise Semim, UEMS , Mato Grosso do Sul - disse:
    deise.semim@hotmail.com

    17/03/2012

    Quatro estrelas

    Excelente em imagem e em discussão.


  • Prof. Ms. José Justino Porto, Colégio Estadual Visconde de Mauá , Goiás - disse:
    jjtininho@hotmail.com

    29/09/2010

    Cinco estrelas

    Não pude assistir as aulas devido a baixa velocidade da minha internt. Porem, moramos num país continental onde cada unidade da federação tem seus habitos e costumes diferentes (pluralidade cultural). Sou historiador, geografo e sociologo, tb. sou mestre em Ciencias da Religião pela PUC-GO, moro em GYN. Sou professor da rede publica estadual. Parabéns por essa iniciativa de divulgar nas escolas a pluralidade ou diversidade cultural brasileira.


  • ANTONIA NETA PEREIRA BRITO, EM 1 E 2 GR PROF JOAQUIM L PIMENTA , Rio Grande do Norte - disse:
    lightneta@hotmail.com.br

    02/04/2010

    Três estrelas

    A AULA FOI BOA.GOSTARIA DE TER ACESSO A UMAS DICAS DE AULAS DE INGLES.


  • Helena da Silva Conceição, E.M. HEITOR DANTAS , Rio de Janeiro - disse:
    helenasc@oi.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei a sugestão. São dois aprendizados o interagir com a tecnologia e o conteúdo propósto sobre a diversidade.


  • Elma Lopes Sousa Guidine de Oliveira, Secretaria Municipal de Educação de IPATINGA , Minas Gerais - disse:
    elmaguidine@veloxmail.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente. Deus abençoe cada professor(a) que assessar e que possamos fazer acontecer na vida de cada aluno algo novo em 2010. Estamos iniciando o Ano Escolar com Aula Inaufural com o Professor Daniel MunduruKu e acreditamos que sera um marco para o nosso ano 2010. Abraços. Elma Guidine


  • LEONICE EDNA, EEPG DOM ANTONIO CAMPELO , Mato Grosso - disse:
    leoniceazl@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    AS AULAS SÃO DE FUNDAMENTAL IMPORTANCIA PARA A CONSTRUÇÃO CULTURAL DE NOSSOS ALUNOS, PRINCIPALMENTE DENTRO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA ONDE OS PROFESSORES SENTEM A NECESSIDADE DE MAIS RECURSOS PARA ASSIM DESENVOLVER OS TRABALHOS PEDAGÓGICOS. GOSTEI MUITO POIS FACILITA A APRENDIZAGEM. PROF[ LEONICE EDNA


  • Sueli da Cunha, I.E. DEP LUIZ PINTO , Rio de Janeiro - disse:
    sueli.dacunha@uol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Descobri o mapa da mina. Excelente. Procuro por Racismo na escola. Grata! Su


  • CHARLES, COLÉGIO , Ceará - disse:
    charlesaraujovasconcelos@yahho.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    ESTAS AULAS SÃO ESSENCIAIS PARA MOTIVAR OS ALUNOS A PESQUISAR E BUSCAR MAIORES INFORMAÇÕES SOBRE A CULTURA INDÍGENA.


  • Jose Olinto de Oliveira, COL EST DEPUTADO JOSÉ ALVES DE ASSIS , Goiás - disse:
    zooitaoliveira@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei de ver a aula


  • Leidma Q. Costa, Esc. Est. Luiz Carlos Ceconello , Mato Grosso - disse:
    leidmaqcosta@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Exelente idéia


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.