01/04/2009
Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Pluralidade e direitos |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Pluralidade e educação |
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
Motivação:
Sugerimos que, estando todos os alunos sentados em uma roda ou meia lua, no Laboratório de Informática, o professor mostre a imagem a seguir (Fig. 1) e pergunte sobre o que eles pensam quando vêem a figura em questão.
Figura 1- Imagem de um índio.
Disponível em: http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/Indio2.jpg Acesso em: 05. Mar. 2009.
É importante que o professor ouça atentamente o que os alunos dizem sobre o índio. Destacamos que, se, por ventura, comentários enviesados, preconceituosos ocorrerem, o professor deverá observar se eles foram modificados no decorrer das aulas.
Atividade 1
No Laboratório de Informática, estando os alunos organizados em duplas ou trios (conforme o número de computadores disponíveis na escola), o professor deverá dizer aos alunos que os comentários feitos sobre os índios foram opiniões, impressões, mas que agora eles poderão conhecer melhor o que é um índio brasileiro através de um vídeo de aproximadamente 17 (dezessete) minutos que foi produzido por eles (índios).
Recurso:
Quem são eles? [Índios no Brasil]
Link do Recurso no site do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/18475/me001195.wmv
O Recurso é um vídeo, um episódio do programa “Índios no Brasil”, da TV Escola (Fig. 2), que mostra a visão e o conhecimento da sociedade em relação aos índios no Brasil, além de apresentar também algumas tribos indígenas.
Figura 2 - Imagem do Logo da TV Escola
Atividade 2
Após assistirem o vídeo, é importante que discussões sejam feitas com os alunos, de forma a favorecer o confrontamento sobre as idéias não adequadas (ou preconceituosas) que, por ventura, tenham surgido durante a aula, bem como àquelas mostradas no próprio vídeo.
Para guiar estas discussões, elencamos algumas questões abaixo para auxiliar o professor:
- No que o índio (Fig. 3) é diferente do homem que não é índio (Fig. 4). Neste momento o professor poderá listar na lousa, com ajuda dos alunos, estas diferenças, tais como: modo de se vestir, tipo de comida, religião e etc.
Figura 3 – Imagem de uma criança indígena Brasileira
Disponível em: http://amigosdeoracao.files.wordpress.com/2008/12/36834.jpg
Acesso em: 27. Mar. 2009.
Figura 4 – Imagem de uma criança Brasileira
Disponível em: http://www.buscatematica.net/imagens/crianca-2.jpg
Acesso em: 27. Mar. 2009.
- Estas diferenças o fazem ser melhor ou pior que o homem que não é da etnia indígena, por exemplo? (É importante que o professor converse com os alunos sobre o respeito às diferenças, e que a forma como os índios vivem é apenas diferente do que o homem de outras raças, mas que nem por isso é melhor ou pior, apenas diferente!).
- Você se surpreendeu com algo que viu no vídeo? Por quê?
- Você acha que o índio tem direito de estudar, ter uma formação profissional, trabalhar em empregos comuns ao homem não indígena?
- Por que você acha que alguns descendentes indígenas negaram ser índios?
Figura 5 – Imagem do site Índios On-Line
Disponível em: http://www.indiosonline.org.br/ Acesso em: 19. Mar. 2009.
Atividade 3
Ainda em grupos, os alunos deverão fazer pesquisas na internet (Fig. 5) e livros sobre a vida do índio, tanto aueles que ainda vivem em tribos, como os que não vivem mais em tribos para que possam conhecer um pouco mais sobre a vida deles e perceber então as diferenças que há entre suas vidas e a nossa (dos brasileiros), por exemplo.
Abaixo sugerimos alguns sites para a realização desta pesquisa.
http://www.funai.gov.br/indios/conteudo.htm
http://www.indiosonline.org.br/
Atividade 4
Com o objetivo de finalizar as discussões ocorridas durante a aula e também para socializar as pesquisas feitas na atividade anterior, cada grupo (dupla ou trio), deverá preparar um relatório escrito sobre o que pesquisou e preparar uma apresentação ao professor e aos demais grupos.
Para esta apresentação, os alunos poderão utilizar softwares como o Power Point, para fazer suas apresentações utilizando textos e imagens, letras de músicas, compostas por eles (ou não), enfim que façam suas apresentações de forma criativa, lúdica, interativa (Fig. 6).
Figura 6 - Crianças com vestimenta indígena
Disponível em: http://www.escolapirilampo.com.br/wp-content/uploads/2007/06/indio.jpg Acesso em: 13. Mar. 2009.
Outra sugestão é a de que eles poderiam fazer cartazes (pelo menos 2 cada grupo) e fixar na sala de aula como se fosse uma "Feira da Pluralidade". Cada grupo deveria explicar aos colegas o que o seus cartazes significam. Caso eles se sintam à vontade, poderão confeccionar adornos indígenas (com papéis etc.) e utilizá-los durante a apresentação. Assim, estariam enriquecendo ainda mais suas apresentações, bem como aliando as artes com os assuntos até então discutidos.
Sugestões:
1) O professor poderá trabalhar com os alunos sobre a vida dos índios de outros lugares. Poderá falar, por exemplo, da vida do índio norte-americano, para que os alunos saibam que o índio é um povo, uma etnia que existe em todo o mundo. Abaixo encontra-se alguns sites que versam sobre este assunto.
http://www.zetatalk.com/portugal/w55.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Povos_amer%C3%ADndios
2) No site Portal do Professor existem algumas aulas que abordam o tema da Pluralidade Cultural e que poderão auxiliar o professor na preparação destas e de futuras aulas.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=988
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1395
Nome | Tipo |
---|---|
Quem são eles? [Índios no Brasil] | Vídeo |
Quatro estrelas 12 classificações
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01/05/2014
Quatro estrelasmuito bom, se poder deem mais sugestões.
26/08/2012
Cinco estrelasGostei muito da matéria de voces, continuem divulgando as culturas indigenas.
17/03/2012
Quatro estrelasExcelente em imagem e em discussão.
29/09/2010
Cinco estrelasNão pude assistir as aulas devido a baixa velocidade da minha internt. Porem, moramos num país continental onde cada unidade da federação tem seus habitos e costumes diferentes (pluralidade cultural). Sou historiador, geografo e sociologo, tb. sou mestre em Ciencias da Religião pela PUC-GO, moro em GYN. Sou professor da rede publica estadual. Parabéns por essa iniciativa de divulgar nas escolas a pluralidade ou diversidade cultural brasileira.
02/04/2010
Três estrelasA AULA FOI BOA.GOSTARIA DE TER ACESSO A UMAS DICAS DE AULAS DE INGLES.
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei a sugestão. São dois aprendizados o interagir com a tecnologia e o conteúdo propósto sobre a diversidade.
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente. Deus abençoe cada professor(a) que assessar e que possamos fazer acontecer na vida de cada aluno algo novo em 2010. Estamos iniciando o Ano Escolar com Aula Inaufural com o Professor Daniel MunduruKu e acreditamos que sera um marco para o nosso ano 2010. Abraços. Elma Guidine
24/03/2010
Quatro estrelasAS AULAS SÃO DE FUNDAMENTAL IMPORTANCIA PARA A CONSTRUÇÃO CULTURAL DE NOSSOS ALUNOS, PRINCIPALMENTE DENTRO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA ONDE OS PROFESSORES SENTEM A NECESSIDADE DE MAIS RECURSOS PARA ASSIM DESENVOLVER OS TRABALHOS PEDAGÓGICOS. GOSTEI MUITO POIS FACILITA A APRENDIZAGEM. PROF[ LEONICE EDNA
24/03/2010
Cinco estrelasDescobri o mapa da mina. Excelente. Procuro por Racismo na escola. Grata! Su
24/03/2010
Cinco estrelasESTAS AULAS SÃO ESSENCIAIS PARA MOTIVAR OS ALUNOS A PESQUISAR E BUSCAR MAIORES INFORMAÇÕES SOBRE A CULTURA INDÍGENA.
24/03/2010
Cinco estrelasGostei de ver a aula
24/03/2010
Cinco estrelasExelente idéia