Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CAMPO MAGNÉTICO DE ÍMÃS E MAGNETOS - OS ÍMÃS NATURAIS

 

10/05/2010

Autor e Coautor(es)
DANIEL RODRIGUES VENTURA
imagem do usuário

VICOSA - MG COL DE APLICACAO DA UFV - COLUNI

Edson Luis Nunes; José Marcelo Gomes; Isnard Domingos Ferraz

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Física Oscilações, ondas, óptica e radiação
Ensino Médio Física Equipamentos elétricos e telecomunicações
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Terra e universo
Ensino Médio Física Universo, terra e vida
Educação Profissional Informação e Comunicação Técnico em Geodésia e Cartografia
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Visões de mundo
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Caracterizar o campo de materiais ferromagnéticos.


Conhecer os ímãs permanentes.

Entender como se dá a atração e repulsão entre ímãs .

Testar que materiais são atraidos pelos ímãs

Entender a orientação do campo magnético.

Duração das atividades
1 aula (50 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de ter trabalhado conceitos prévios , porém noções de força e de campo podem facilitar a compreensão.

Estratégias e recursos da aula

A. O que é atração magnética?

Motivação inicial

O professor pode iniciar falando dos ímãs de geladeira e apresentar a irreverente animação:
Briga na geladeira - animaçoes com imãs.    do site (http://www.youtube.com/watch?v=Y-xUDPLR_5o)

Figura 1 . Placa luminosa do TAXI que é presa à lataria do carro por meio de um ímã. 

O professor  fornece aos alunos alguns ímãs permanentes com seu pólos iguais coloridos com tinta guache.

Figura 2. Imã e seus pólos.

Experimentação da força magnética entre os ímãs

  1. Os alunos, brincando com pequenos ímãs, verificarão que nem sempre ocorre atração entre as partes.
  2. Os alunos verificam como é a interação entre pólos de mesma cor.
  3. Os alunos aproximam pólos de cores diferentes e observam o que acontece.
  4.  Professor questiona e induz os alunos a chegarem no nome que se dá a cada uma das partes do ímã.


Figura 3. Quando o ímã da figura 2 é cortado ao meio não teremos dois pólos separados, mas dois novos ímãs.

  1.  Pode ser mostrada nesta atividade que um ímã longo, no formato de bastão  ao ser  quebrado ao meio não será divididos em dois pólos , mas dará origem a dois outros  ímãs e assim sucessivamente e que nunca teremos polos magnéticos separados.
  2.  Mostre que o  ímã interage com outro, mesmo estando separados por uma placa de madeira ou um vidro, isto é , que o campo magnético pode agir através dos corpos.

 B. O que é atraído por ímãs.

Aproxime o ímã dos seguintes sólidos e registre a frente os que são atraídos por ele:

Material

Atrai

Não atrai

borracha

clipes de aço

régua de alumínio

régua de plástico

pregos

fio de cobre

C. Entenda como funcionam os ímãs

Nesta altura da aula, já está aguçada a curiosidade do aluno, para direcionar o estudo sobre os ímãs permanentes apresente o texto do link a seguir, que descreve o comportamento dos materiais ferromagnéticos.
 http://www.colegioweb.com.br/fisica/o-que-e-eletromagnetismo 

Assim o aluno poderá justificar melhor a atração magnética de alguns materiais.

 Para finalizar apresente o filme explicativo sobre o mesmo assunto, que pode ser acessado em:
 http://www.youtube.com/watch?v=AsjxHKN6ZPQ&feature=player_embedded#!  

 

Recursos Complementares

 

 

Avaliação

Ao final o aluno devera ser capaz de explicar:

  • Como ocorre a atração e repulsão entre ímãs. 
  • Como se denominam os pólos de um ímã.
  • Quais materiais são atraídos pelos ímãs.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.