04/05/2010
Débora Ferreira Santos Braga e Claudia Helena Azevedo Alvarenga
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Pluralidade e educação |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Vivenciar a pulsação e a subdivisão rítmica em jogos musicais por meio do canto e do movimento corporal.
Resgatar e ampliar o repertório de jogos de mãos e brinquedos cantados.
Aprender sobre o processo de transmissão dos jogos musicais.
Realizar o jogo proposto em aula.
O hábito do canto nas aulas de música.
Associação do estímulo sonoro ao movimento corporal livre ou não.
Introdução
Os jogos de mãos fazem parte do repertório de brincadeiras da infância comum a quase todos os países e culturas, apresentando características similares no que diz respeito a temas, personagens, finalizações, gestos e formas de transmissão. Violeta Hemsy de Gainza, educadora musical argentina, aponta sua importância para a formação da criança e para o desenvolvimento de habilidades motoras, linguísticas e mentais, além de favorecerem o lado social e afetivo da criança. Quanto ao processo de musicalização, constituem importante ferramenta para o desenvolvimento do senso rítmico e do pulso musical, ao possibilitar a incorporação de padrões musicais por meio do canto e do movimento, de forma natural.
Ver:
GAINZA, Violeta Hemsy. Juegos de Manos: 75 rimas y canciones tradicionales com manos y otros gestos. Buenos Aires: Guadalupe, 1996.
http://www.violetadegainza.com.ar/
Caro(a) professor(a), chegamos ao segundo momento da coleção de aulas “Jogos de Mãos” e partiremos para a adaptação de brincadeiras tradicionais, transformando-as em jogos de mãos. Para tal, é necessário que os alunos já estejam familiarizados com alguns jogos e gestuais diversos (ver da aula 1 à aula 5), pois assim terão repertório para sugestão.
Atividade 1
Como nas aulas 6 e 9 desta coleção (Ver: Aula 6 - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13257 e Aula 9 - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18047), os alunos deverão selecionar mais uma brincadeira que será adaptada para o gestual de mãos. Sugerimos a retomada dos questionários previstos para a aula 1, para que, a partir da lista de jogos selecionados, seja feita nova votação para a escolha da terceira brincadeira a ser transformada - a transformação ocorrerá apenas em relação à forma de brincar, pois a música cantada é mantida.
Observação:
Você pode recorrer à pré-seleção de jogos realizada na aula 9 (naquele momento, uma lista de jogos não praticados com gestual de mãos foi elaborada). No entanto, achamos interessante a elaboração de uma nova lista pois, mesmo que as respostas dadas nos questionários sejam imutáveis, novas sugestões podem surgir ao longo das aulas, ampliando o repertório de brincadeiras daquele grupo.
Caso a prática dos questionários seja inviável, faça suas próprias sugestões. Como terceira brincadeira a ser transformada, sugerimos “Aram Psam Psam” (brincadeira recolhida do livro “Música na escola: Jogos e brincadeiras musicais. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Educação/Conservatório Brasileiro de Música, 2002. 72 p., Il. Série Didática.”).
Atividade 2
Inicie um rápido processo de memorização com a turma, colocando a letra de “Aram Psam Psam” na lousa (quadro).
“Aram Psam Psam”
Aram Psam Psam
Aram Psam Psam
Guli Guli Guli Guli Guli
Ram Psam Psam
Aram Aram
Guli Guli Guli Guli Guli
Ram Psam Psam
Ouça uma outra versão melódica da canção no link abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=BMHOe4k4Igk
Propomos os seguintes passos:
1) Leitura – faça a leitura do texto com a turma (lembre-se de que os alunos estão na fase de alfabetização). Varie a dinâmica, selecionando trechos que podem ser lidos por grupos diferentes ou mesmo selecionando palavras isoladas que podem ser lidas por toda a turma. Explique à turma que a canção da brincadeira não está escrita em português e que deriva de uma canção israelita (segundo informações do livro).
2) Cantar a música – cante com a turma algumas vezes. Explicite os momentos de repetição de partes cantadas (se possível, indique no texto, através de chaves ou colchetes, os trechos a serem repetidos). Varie o andamento e a tonalidade a cada execução. A música está escrita em Fá maior, mas pode ser executada em outras tonalidades, desde que adequadas às vozes infantis.
Observação:
Sugerimos, para a execução da música, o uso de algum instrumento harmônico, como: piano, teclado, violão, acordeon ou cavaquinho.
3) Música e acompanhamento com palmas:
a) Sugira que a música seja cantada e que a turma bata palmas marcando a pulsação. Varie quanto às palmas (palmas graves, agudas) e quanto ao andamento e tonalidade a cada repetição.
b) Sugira que a música seja cantada e que a turma bata palmas seguindo o ritmo do que é cantado (melodia). Varie quanto às palmas (palmas graves, agudas) e quanto ao andamento a cada repetição.
c) Proponha uma fusão das atividades acima propostas: um grupo canta a música, marcando a pulsação com palmas; o outro canta a música, batendo no ritmo da melodia. Use de palavras facilitadoras, como a referência à batida do coração ou ao som de um relógio, para o grupo que deverá manter o pulso.
4) Música e acompanhamento com instrumentos de percussão - Proponha os mesmos passos do item 3, apenas mudando os recursos sonoros. Use clavas, caxixis, pandeiros, cocos, agogôs, pandeirolas, tantans, entre outros instrumentos.
Observação:
A ordem de execução dos passos “a”, “b” e “c” pode ser modificada.
Atividade 3
Proponha a realização da brincadeira, da maneira como é praticada tradicionalmente.
Como brincar?
Os alunos formam uma roda, em pé, ou podem ficar sentados de perna cruzada. A música se inicia e gestos são feitos a cada momento da música. Trechos cantados:
Aram Psam Psam – As duas mãos estão em forma de pinça (as pontas dos dedos estão juntas). Quando a música se inicia, uma mão agarra a outra, revezando. Os movimentos realizados seguem a pulsação.
Aram Psam Psam – Movimento igual ao anterior.
Guli Guli Guli Guli Guli – Mãos fechadas em movimento circular. Enquanto uma está por baixo, no círculo do movimento, a outra está por cima.
Ram Psam Psam - As duas mãos estão em forma de pinça (as pontas dos dedos estão juntas). Uma mão agarra a outra, revezando. Os movimentos realizados seguem a pulsação.
Aram – Os braços são abertos em círculo, na frente do rosto.
Aram - Movimento igual ao anterior.
Guli Guli Guli Guli Guli – Mãos fechadas em movimento circular. Enquanto uma está por baixo, no círculo do movimento, a outra está por cima.
Ram Psam Psam - As duas mãos estão em forma de pinça (as pontas dos dedos estão juntas). Uma mão agarra a outra, revezando. Os movimentos realizados seguem a pulsação.
Dicas
1) Varie o andamento e a tonalidade a cada execução.
2) Proponha variações quanto às execuções:
a) Todos cantam e realizam os movimentos;
b) Divida a turma em dois grupos: um canta e o outro realiza os movimentos. Faça a troca posteriormente;
c) Todos realizam os movimentos e não cantam. Você toca a melodia e o acompanhamento em algum instrumento harmônico.
3) Selecione alguns alunos para marcar a pulsação em instrumentos de percussão como clavas, caxixis, pandeiros, cocos, pandeirolas, tantans, enquanto a brincadeira acontece.
Recursos da Aula
Sugerimos o uso de um instrumento harmônico para o momento de execução da música da brincadeira: piano, teclado, violão, cavaquinho ou acordeon. O professor poderá utilizar também instrumentos de percussão para as atividades propostas acima.
Textos acadêmicos: 1) SOUZA, Fernanda de. O brinquedo popular e o ensino de música na escola. Revista da ABEM, Porto Alegre, V.19, p. 75-81, mar.2008. http://www.abemeducacaomusical.org.br/Masters/revista19/revista19_artigo8.pdf
2) “A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL” |
Texto sobre Brincadeira de Roda: |
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
23/02/2011
Cinco estrelasAchei genial,estava procurando atividades criativas como estas.