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Música – Jogos de Mãos: resgate, ampliação e composição – aula 13

 

03/05/2010

Autor e Coautor(es)
Kátia Regina Figueiredo Romão
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Débora Ferreira Santos Braga e Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e educação
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Vivenciar a pulsação e a subdivisão rítmica em jogos musicais por meio do canto e do movimento corporal.

Resgatar e ampliar o repertório de jogos de mãos e brinquedos cantados.

Adequar gestos de mãos para brincadeiras tradicionais.

Aprender sobre o processo de transmissão dos jogos musicais.

Realizar o(s) jogo(s) proposto(s) em aula.

Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O hábito do canto nas aulas de música.

Associação do estímulo sonoro ao movimento corporal livre ou não.

Gestual pertencente a jogos de mãos.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

Os jogos de mãos fazem parte do repertório de brincadeiras da infância comum a quase todos os países e culturas, apresentando características similares no que diz respeito a temas, personagens, finalizações, gestos e formas de transmissão. Violeta Hemsy de Gainza, educadora musical argentina, aponta sua importância para a formação da criança e para o desenvolvimento de habilidades motoras, linguísticas e mentais, além de favorecerem o lado social e afetivo da criança. Quanto ao processo de musicalização, constituem importante ferramenta para o desenvolvimento do senso rítmico e do pulso musical, ao possibilitar a incorporação de padrões musicais por meio do canto e do movimento, de forma natural.

Ver:

GAINZA, Violeta Hemsy. Juegos de Manos: 75 rimas y canciones tradicionales com manos y otros gestos. Buenos Aires: Guadalupe, 1996.

http://www.violetadegainza.com.ar/

Caro(a) professor(a), chegamos ao segundo momento da coleção de aulas “Jogos de Mãos” e partiremos para a adaptação de brincadeiras tradicionais, transformando-as em jogos de mãos. Para tal, é necessário que os alunos já estejam familiarizados com alguns jogos e gestuais diversos (ver da aula 1 à aula 5), pois assim terão repertório para sugestão.

Nessa aula, os alunos deverão adaptar a brincadeira “Aram Psam Psam” para o gestual de mãos dos jogos “150” e “Adoleta”, divulgados nas aulas 1 e 2 desta coleção.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=8929

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9578

 

Atividade 1

Proponha a realização da brincadeira “Aram Psam Psam”, como é praticada tradicionalmente. Veja a aula anterior a esta (brincadeira recolhida do livro “Música na escola: Jogos e brincadeiras musicais. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Educação/Conservatório Brasileiro de Música, 2002. 72 p., Il. Série Didática.”).

 

“Aram Psam Psam”

Aram Psam Psam

Aram Psam Psam

Guli Guli Guli Guli Guli

Ram Psam Psam

Aram Aram

Guli Guli Guli Guli Guli

Ram Psam Psam

Ouça uma outra versão melódica da canção no link abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=BMHOe4k4Igk  

Como brincar?

Os alunos formam uma roda, em pé, ou podem ficar sentados de perna cruzada. A música se inicia e gestos são feitos a cada momento da música. Trechos cantados:

Aram Psam Psam – As duas mãos estão em forma de pinça (as pontas dos dedos estão juntas). Quando a música se inicia, uma mão agarra a outra, revezando. Os movimentos realizados seguem a pulsação.

Aram Psam Psam – Movimento igual ao anterior.

Guli Guli Guli Guli Guli – Mãos fechadas em movimento circular. Enquanto uma está por baixo, no círculo do movimento, a outra está por cima.

Ram Psam Psam - As duas mãos estão em forma de pinça (as pontas dos dedos estão juntas). Uma mão agarra a outra, revezando. Os movimentos realizados seguem a pulsação.

Aram – Os braços são abertos em círculo, na frente do rosto.

Aram - Movimento igual ao anterior.

Guli Guli Guli Guli Guli – Mãos fechadas em movimento circular. Enquanto uma está por baixo, no círculo do movimento, a outra está por cima.

Ram Psam Psam - As duas mãos estão em forma de pinça (as pontas dos dedos estão juntas). Uma mão agarra a outra, revezando. Os movimentos realizados seguem a pulsação.

Dica 

1) Varie o andamento e a tonalidade a cada execução.

 

Atividade 2

Faça um rápido debate sobre as brincadeiras adaptadas para jogos de mãos nas últimas aulas dessa coleção – “Corre Cotia” e “Bambu Quiabu”, e proponha a adaptação da brincadeira “Aram Psam Psam” para o jogo de mãos “150”.

Como brincar?

Organize os alunos em duplas, um de frente para o outro. A música de “Aram Psam Psam” é iniciada e as duplas iniciam o movimento de mãos juntas e paralelas, para cima e para baixo, marcando a pulsação (o movimento começa no primeiro tempo do primeiro compasso) até a música terminar.

Dicas

1) Varie o andamento e a tonalidade a cada repetição da brincadeira. Lembre-se de escolher um tom que seja adequado à extensão das vozes infantis.

2) Proponha variações quanto aos gestos ou quanto ao objetivo da brincadeira, como:

 a) A brincadeira ocorre da maneira como foi citada anteriormente, com mudança nos trechos cantados “Aram... Aram...”: em vez dos movimentos de mãos marcarem a pulsação, marcam apenas o primeiro tempo do compasso, que acaba coincidindo com a sílaba “ram”. No trecho cantado a seguir, voltam a marcar a pulsação.

b) Mescle os gestos originais da brincadeira com o gestual de mãos proposto. Para isso, você poderá desenvolver inúmeras possibilidades. Como exemplo, sugerimos: mantenha o gestual de mãos proposto. No trecho cantado “Aram... Aram”, utilize os gestos originais (braços que se abrem em círculo na frente do rosto). A seguir, volte com o gestual de mãos.

c) Você pode estabelecer um objetivo de eliminação para a brincadeira, como nos jogos apresentados em aulas anteriores. Combine com os alunos que, ao final da canção, na última palavra “psam”, quem estiver com as mãos por baixo, na dupla, não deve deixar o outro bater. Caso o outro participante consiga bater as mãos, ele será o “vencedor” e irá formar dupla com outra pessoa para um novo jogo.

 

Atividade 3

Adapte a brincadeira “Aram Psam Psam” para o gestual de mãos do jogo “Adoleta”.

Como brincar?

A turma ficará disposta em uma grande roda. Todos devem estender os braços para os lados, na altura da cintura, e encostar suas mãos nas mãos de quem está dos dois lados. As mãos estão abertas, de modo que o dorso da mão direita de cada aluno fique apoiado em cima da palma da mão esquerda de quem está ao seu lado direito. Esta arrumação deve ser mantida por toda a roda, pois, assim que a música de “Aram Psam Psam” iniciar, desloca-se a mão direita de forma a bater com a palma na mão direita de quem está ao seu lado esquerdo, e assim por diante, numa espécie de reação em cadeia. As mãos batem umas nas outras de acordo com a pulsação da música, até a música terminar. Observação: Da mesma maneira que na atividade 2, você pode estabelecer um objetivo de eliminação para a brincadeira: ao final da canção, na última palavra “psam”, quem estiver para receber o tapa não deve deixar o outro bater. Caso isso aconteça, o “perdedor” deverá se retirar da roda. A brincadeira segue até que todos sejam eliminados e se estabeleça um “vencedor”.    

Dicas

1) Selecione alguns alunos para marcar a pulsação em instrumentos de percussão (clavas, agogôs, caxixis, pandeiros, cocos, pandeirolas, tantans etc), durante a execução da música.

2) Varie o andamento e a tonalidade a cada rodada, podendo conjugar ou não as duas mudanças propostas.   

 

Recursos da Aula

Sugerimos o uso de um instrumento harmônico para o momento de execução da música da brincadeira: piano, teclado, violão, cavaquinho ou acordeon.  O professor poderá utilizar também instrumentos de percussão para as atividades propostas acima.

Recursos Complementares

Textos acadêmicos: 

1) SOUZA, Fernanda de. O brinquedo popular e o ensino de música na escola. Revista da ABEM, Porto Alegre, V.19, p. 75-81, mar.2008.

  http://www.abemeducacaomusical.org.br/Masters/revista19/revista19_artigo8.pdf   

 

2) “A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL”

 http://www.revistacefac.com.br/revista82/artigo01.pdf 

 

3) SILVA, Gabriela Flor Visnadi e. Um estudo sobre brincadeiras cantadas da infância: jogos de mãos apresentados por crianças de Florianópolis. Trabalho de Conclusão de Curso. Florianópolis, Universidade do Estado de Santa Catarina, 2004.

Disponível em: http://pages.udesc.br/~c7apice/arquivos/download/TCC%20Gabriela%20Flor.pdf 

 

Texto sobre Brincadeira de Roda:

http://www.fundaj.gov.br/notitia/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicationCode=16&pageCode=299&textCode=7582&date=currentDate 

 

Imagem (foto) da brincadeira “Adoleta”

http://www.faberludens.com.br/pt-br/node/230 

 

Projeto Lenga La Lenga: jogos de mãos e copos

http://www.lengalalenga.com.br/ 

Avaliação
O(a) professor(a), ao longo da aula, deverá observar se os alunos realizaram as três versões propostas para a brincadeira “Aram Psam Psam” e se cooperaram para um bom rendimento das atividades.
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