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Música – Jogos de Mãos: resgate, ampliação e composição – aula 14

 

04/05/2010

Autor e Coautor(es)
Kátia Regina Figueiredo Romão
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Débora Ferreira Santos Braga e Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e educação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Vivenciar a pulsação e a subdivisão rítmica em jogos musicais por meio do canto e do movimento corporal.

Resgatar e ampliar o repertório de jogos de mãos e brinquedos cantados.

Adequar gestos de mãos para brincadeiras tradicionais.

Aprender sobre o processo de transmissão dos jogos musicais.

Realizar o(s) jogo(s) proposto(s) em aula.

Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O hábito do canto nas aulas de música.

Associação do estímulo sonoro ao movimento corporal livre ou não.

Gestual pertencente a jogos de mãos.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

Os jogos de mãos fazem parte do repertório de brincadeiras da infância comum a quase todos os países e culturas, apresentando características similares no que diz respeito a temas, personagens, finalizações, gestos e formas de transmissão. Violeta Hemsy de Gainza, educadora musical argentina, aponta sua importância para a formação da criança e para o desenvolvimento de habilidades motoras, linguísticas e mentais, além de favorecerem o lado social e afetivo da criança. Quanto ao processo de musicalização, constituem importante ferramenta para o desenvolvimento do senso rítmico e do pulso musical, ao possibilitar a incorporação de padrões musicais por meio do canto e do movimento, de forma natural.

Ver:

GAINZA, Violeta Hemsy. Juegos de Manos: 75 rimas y canciones tradicionales com manos y otros gestos. Buenos Aires: Guadalupe, 1996.

http://www.violetadegainza.com.ar/

Caro(a) professor(a), chegamos ao segundo momento da coleção de aulas “Jogos de Mãos” e partiremos para a adaptação de brincadeiras tradicionais, transformando-as em jogos de mãos. Para tal, é necessário que os alunos já estejam familiarizados com alguns jogos e gestuais diversos (ver da aula 1 à aula 5), pois assim terão repertório para sugestão.

Nessa aula, os alunos deverão adaptar a brincadeira "Aram Psam Psam" para o gestual de mãos do jogo “Batom”, divulgado nas aulas 4 e 5 desta coleção.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9582

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9818

 

Atividade 1

Proponha uma revisão da brincadeira “Aram Psam Psam” adaptada para o gestual de mãos dos jogos “150” e “Adoleta”, propostos na aula 13.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18092 

 

“Aram Psam Psam” adaptada para o jogo de mãos “150”

 

Como brincar?

Os alunos serão organizados em duplas, um de frente para o outro. A música de “Aram Psam Psam” é iniciada e as duplas iniciam o movimento de mãos juntas e paralelas, para cima e para baixo, marcando a pulsação (o movimento começa no primeiro tempo do primeiro compasso) até a música terminar.

Dicas

1) Varie o andamento e a tonalidade a cada repetição da brincadeira. Lembre-se de escolher um tom que seja adequado à extensão das vozes infantis.

2) Troque as duplas a cada rodada.   

 

“Aram Psam Psam” adaptada para o jogo de mãos “Adoleta”

 

Como brincar?

Organize a turma em uma grande roda. Todos devem estender os braços para os lados, na altura da cintura, e encostar suas mãos nas mãos de quem está dos dois lados.  As mãos estão abertas, de modo que o dorso da mão direita de cada aluno fique apoiado em cima da palma da mão esquerda de quem está ao seu lado direito. Esta arrumação deve ser mantida por toda a roda, pois, assim que a música de “Aram Psam Psam” iniciar, desloca-se a mão direita de forma a bater com a palma na mão direita de quem está ao seu lado esquerdo, e assim por diante, numa espécie de reação em cadeia. As mãos batem umas nas outras de acordo com a pulsação da música, até a música terminar.

Observação:

Você pode estabelecer um objetivo de eliminação para a brincadeira: ao final da canção, na última palavra “psam”, quem estiver para receber o tapa não deve deixar o outro bater. Caso isso aconteça, o “perdedor” deverá se retirar da roda. A brincadeira segue até que todos sejam eliminados e se estabeleça um “vencedor”.   

 

Dicas

1) Selecione alguns alunos para marcar a pulsação em instrumentos de percussão (clavas, agogôs, caxixis, pandeiros, cocos, pandeirolas, tantans etc), durante a execução da música.

2) Varie o andamento e/ou a tonalidade a cada rodada.

 

Atividade 2

Proponha a adaptação da brincadeira “Aram Psam Psam” para o gestual simplificado do jogo de mãos “Batom”, sugerido na aula 5 desta coleção:

Padrão rítmico de acompanhamento das mãos para o jogo “Batom”:

 

Gestual de mãos simplificado:

A ordem dos gestos para o padrão rítmico de acompanhamento de mãos é: 1) mão direita na coxa direita (primeira semínima); 2) mão esquerda na coxa esquerda (segunda semínima); 3) palmas (colcheias e última semínima).

 

Como brincar?

Organize os alunos em roda, sem dar as mãos. A música de “Aram Psam Psam” se inicia e a turma começa a realizar o novo padrão rítmico e o novo gestual de mãos, até a música terminar.

Observação:

O padrão rítmico do acompanhamento de mãos é quaternário, e portanto será repetido a cada dois compassos da canção. Vale lembrar que o gestual de mãos inicia-se de maneira tética (ou seja, na cabeça do primeiro tempo).   

Dicas 

1) Varie o andamento e a tonalidade a cada execução. Lembre-se de escolher tons adequados às vozes infantis.

2) Mescle os gestos originais da brincadeira com o gestual de mãos proposto. Para isso, você poderá desenvolver inúmeras possibilidades, junto ao grupo. Como exemplo, sugerimos: mantenha o gestual de mãos proposto. No trecho cantado “Aram... Aram”, utilize os gestos originais (braços que se abrem em círculo na frente do rosto). A seguir, volte com o gestual de mãos.

3) Você pode estabelecer um objetivo de eliminação para a brincadeira, como nos jogos apresentados em aulas anteriores. Combine com os alunos que, ao final da canção, na última palavra “psam”, ninguém deverá bater palma. Quem bater, deverá sair da roda. O jogo prossegue até que se estabeleça um “vencedor”.

 

Atividade 3

Proponha a adaptação da brincadeira “Aram Psam Psam” para o gestual de mãos da versão mais conhecida do jogo de mãos “Batom”, sugerido na aula 5 desta coleção.

 Padrão rítmico e gestual do jogo:

 

Legenda a partir da notação desenvolvida por Violeta Hemsy de Gainza para os gestos dos jogos de mãos (Ver: GAINZA, Violeta Hemsy. Juegos de Manos: 75 rimas y canciones tradicionales com manos y otros gestos. Buenos Aires: Guadalupe, 1996):

 - mão esquerda de um aluno, virada para baixo, desce e bate na palma da mão direita do outro da dupla, que está virada para cima. Ao mesmo tempo, a mão direita, virada para cima, sobe e bate na palma da mão esquerda do colega da dupla, que está virada para baixo.   

 - os dois alunos da dupla batem as palmas de suas mãos, paralelas e verticais, umas contra as outras, simultaneamente. Os dedos estão apontados para cima.   

 

- bater palma   

 

Como brincar?

Com a turma organizada em duplas, a música de “Aram Psam Psam” se inicia e os alunos realizam o gestual de mãos proposto (iniciado no primeiro tempo do compasso), até a música terminar.

Observação:

O padrão rítmico de acompanhamento de mãos do jogo “Batom” é quaternário e será repetido a cada dois compassos da canção da brincadeira “Aram Psam Psam”.   

Dicas

1) Varie o andamento e a tonalidade a cada execução.

2) Proponha variações quanto à execução dos gestos de mãos. Sugerimos uma mudança no trecho “Aram... Aram”: no lugar do padrão rítmico de mãos proposto, repita, nos dois primeiros tempos de cada compasso (e coincidindo com a sílaba “ram”), o gesto referente ao símbolo . No compasso seguinte, o padrão rítmico de acompanhamento de mãos retorna de maneira tética. Você também pode mesclar o gestual de mãos com o gestual original da brincadeira “Aram Psam”, como sugerido em atividades anteriores.

3) Como na atividade 2, você pode estabelecer um objetivo de eliminação para a brincadeira:  ao final da canção, na última palavra “psam”, ninguém deverá bater palma. Quem bater, deverá deixar a dupla para que outro entre no seu lugar.     

 

Recursos da aula:

Sugerimos a utilização de um instrumento harmônico para a execução da canção da brincadeira, como: piano, violão, teclado, acordeon, cavaquinho, e instrumentos de percussão para as atividades propostas acima.

 

Recursos Complementares

Textos acadêmicos:

1) SOUZA, Fernanda de. O brinquedo popular e o ensino de música na escola. Revista da ABEM, Porto Alegre, V.19, p. 75-81, mar.2008.  

http://www.abemeducacaomusical.org.br/Masters/revista19/revista19_artigo8.pdf    

2)“A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL”

http://www.revistacefac.com.br/revista82/artigo01.pdf    

3) SILVA, Gabriela Flor Visnadi e. Um estudo sobre brincadeiras cantadas da infância: jogos de mãos apresentados por crianças de Florianópolis. Trabalho de Conclusão de Curso. Florianópolis, Universidade do Estado de Santa Catarina, 2004.

Disponível em: http://pages.udesc.br/~c7apice/arquivos/download/TCC%20Gabriela%20Flor.pdf 

Texto sobre Brincadeira de Roda:

http://www.fundaj.gov.br/notitia/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicationCode=16&pageCode=299&textCode=7582&date=currentDate   

Projeto Lenga La Lenga: jogos de mãos e copos

http://www.lengalalenga.com.br/ 

Vídeo do jogo "Batom"

http://lengalalenga.blogspot.com/2007/07/vdeo-batom.html  

http://www.youtube.com/watch?v=5SdoVBHMtXo  

Avaliação
O(a) professor(a) deverá observar se os alunos realizaram as versões propostas para a brincadeira “Aram Psam Psam” e cooperaram para um bom rendimento das atividades.
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