04/05/2010
Débora Ferreira Santos Braga e Claudia Helena Azevedo Alvarenga
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Pluralidade e educação |
Vivenciar a pulsação e a subdivisão rítmica em jogos musicais por meio do canto e do movimento corporal.
Resgatar e ampliar o repertório de jogos de mãos e brinquedos cantados.
Adequar gestos de mãos para brincadeiras tradicionais.
Aprender sobre o processo de transmissão dos jogos musicais.
Realizar o(s) jogo(s) proposto(s) em aula.
O hábito do canto nas aulas de música.
Associação do estímulo sonoro ao movimento corporal livre ou não.
Gestual pertencente a jogos de mãos.
Introdução
Os jogos de mãos fazem parte do repertório de brincadeiras da infância comum a quase todos os países e culturas, apresentando características similares no que diz respeito a temas, personagens, finalizações, gestos e formas de transmissão. Violeta Hemsy de Gainza, educadora musical argentina, aponta sua importância para a formação da criança e para o desenvolvimento de habilidades motoras, linguísticas e mentais, além de favorecerem o lado social e afetivo da criança. Quanto ao processo de musicalização, constituem importante ferramenta para o desenvolvimento do senso rítmico e do pulso musical, ao possibilitar a incorporação de padrões musicais por meio do canto e do movimento, de forma natural.
Ver:
GAINZA, Violeta Hemsy. Juegos de Manos: 75 rimas y canciones tradicionales com manos y otros gestos. Buenos Aires: Guadalupe, 1996.
http://www.violetadegainza.com.ar/
Caro(a) professor(a), chegamos ao segundo momento da coleção de aulas “Jogos de Mãos” e partiremos para a adaptação de brincadeiras tradicionais, transformando-as em jogos de mãos. Para tal, é necessário que os alunos já estejam familiarizados com alguns jogos e gestuais diversos (ver da aula 1 à aula 5), pois assim terão repertório para sugestão.
Nessa aula, os alunos deverão adaptar a brincadeira "Aram Psam Psam" para o gestual de mãos do jogo “Batom”, divulgado nas aulas 4 e 5 desta coleção.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9582
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9818
Atividade 1
Proponha uma revisão da brincadeira “Aram Psam Psam” adaptada para o gestual de mãos dos jogos “150” e “Adoleta”, propostos na aula 13.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18092
“Aram Psam Psam” adaptada para o jogo de mãos “150”
Como brincar?
Os alunos serão organizados em duplas, um de frente para o outro. A música de “Aram Psam Psam” é iniciada e as duplas iniciam o movimento de mãos juntas e paralelas, para cima e para baixo, marcando a pulsação (o movimento começa no primeiro tempo do primeiro compasso) até a música terminar.
Dicas
1) Varie o andamento e a tonalidade a cada repetição da brincadeira. Lembre-se de escolher um tom que seja adequado à extensão das vozes infantis.
2) Troque as duplas a cada rodada.
“Aram Psam Psam” adaptada para o jogo de mãos “Adoleta”
Como brincar?
Organize a turma em uma grande roda. Todos devem estender os braços para os lados, na altura da cintura, e encostar suas mãos nas mãos de quem está dos dois lados. As mãos estão abertas, de modo que o dorso da mão direita de cada aluno fique apoiado em cima da palma da mão esquerda de quem está ao seu lado direito. Esta arrumação deve ser mantida por toda a roda, pois, assim que a música de “Aram Psam Psam” iniciar, desloca-se a mão direita de forma a bater com a palma na mão direita de quem está ao seu lado esquerdo, e assim por diante, numa espécie de reação em cadeia. As mãos batem umas nas outras de acordo com a pulsação da música, até a música terminar.
Observação:
Você pode estabelecer um objetivo de eliminação para a brincadeira: ao final da canção, na última palavra “psam”, quem estiver para receber o tapa não deve deixar o outro bater. Caso isso aconteça, o “perdedor” deverá se retirar da roda. A brincadeira segue até que todos sejam eliminados e se estabeleça um “vencedor”.
Dicas
1) Selecione alguns alunos para marcar a pulsação em instrumentos de percussão (clavas, agogôs, caxixis, pandeiros, cocos, pandeirolas, tantans etc), durante a execução da música.
2) Varie o andamento e/ou a tonalidade a cada rodada.
Atividade 2
Proponha a adaptação da brincadeira “Aram Psam Psam” para o gestual simplificado do jogo de mãos “Batom”, sugerido na aula 5 desta coleção:
Padrão rítmico de acompanhamento das mãos para o jogo “Batom”:
Gestual de mãos simplificado:
A ordem dos gestos para o padrão rítmico de acompanhamento de mãos é: 1) mão direita na coxa direita (primeira semínima); 2) mão esquerda na coxa esquerda (segunda semínima); 3) palmas (colcheias e última semínima).
Como brincar?
Organize os alunos em roda, sem dar as mãos. A música de “Aram Psam Psam” se inicia e a turma começa a realizar o novo padrão rítmico e o novo gestual de mãos, até a música terminar.
Observação:
O padrão rítmico do acompanhamento de mãos é quaternário, e portanto será repetido a cada dois compassos da canção. Vale lembrar que o gestual de mãos inicia-se de maneira tética (ou seja, na cabeça do primeiro tempo).
Dicas
1) Varie o andamento e a tonalidade a cada execução. Lembre-se de escolher tons adequados às vozes infantis.
2) Mescle os gestos originais da brincadeira com o gestual de mãos proposto. Para isso, você poderá desenvolver inúmeras possibilidades, junto ao grupo. Como exemplo, sugerimos: mantenha o gestual de mãos proposto. No trecho cantado “Aram... Aram”, utilize os gestos originais (braços que se abrem em círculo na frente do rosto). A seguir, volte com o gestual de mãos.
3) Você pode estabelecer um objetivo de eliminação para a brincadeira, como nos jogos apresentados em aulas anteriores. Combine com os alunos que, ao final da canção, na última palavra “psam”, ninguém deverá bater palma. Quem bater, deverá sair da roda. O jogo prossegue até que se estabeleça um “vencedor”.
Atividade 3
Proponha a adaptação da brincadeira “Aram Psam Psam” para o gestual de mãos da versão mais conhecida do jogo de mãos “Batom”, sugerido na aula 5 desta coleção.
Padrão rítmico e gestual do jogo:
Legenda a partir da notação desenvolvida por Violeta Hemsy de Gainza para os gestos dos jogos de mãos (Ver: GAINZA, Violeta Hemsy. Juegos de Manos: 75 rimas y canciones tradicionales com manos y otros gestos. Buenos Aires: Guadalupe, 1996):
- mão esquerda de um aluno, virada para baixo, desce e bate na palma da mão direita do outro da dupla, que está virada para cima. Ao mesmo tempo, a mão direita, virada para cima, sobe e bate na palma da mão esquerda do colega da dupla, que está virada para baixo.
- os dois alunos da dupla batem as palmas de suas mãos, paralelas e verticais, umas contra as outras, simultaneamente. Os dedos estão apontados para cima.
Como brincar?
Com a turma organizada em duplas, a música de “Aram Psam Psam” se inicia e os alunos realizam o gestual de mãos proposto (iniciado no primeiro tempo do compasso), até a música terminar.
Observação:
O padrão rítmico de acompanhamento de mãos do jogo “Batom” é quaternário e será repetido a cada dois compassos da canção da brincadeira “Aram Psam Psam”.
Dicas
1) Varie o andamento e a tonalidade a cada execução.
2) Proponha variações quanto à execução dos gestos de mãos. Sugerimos uma mudança no trecho “Aram... Aram”: no lugar do padrão rítmico de mãos proposto, repita, nos dois primeiros tempos de cada compasso (e coincidindo com a sílaba “ram”), o gesto referente ao símbolo . No compasso seguinte, o padrão rítmico de acompanhamento de mãos retorna de maneira tética. Você também pode mesclar o gestual de mãos com o gestual original da brincadeira “Aram Psam”, como sugerido em atividades anteriores.
3) Como na atividade 2, você pode estabelecer um objetivo de eliminação para a brincadeira: ao final da canção, na última palavra “psam”, ninguém deverá bater palma. Quem bater, deverá deixar a dupla para que outro entre no seu lugar.
Recursos da aula:
Sugerimos a utilização de um instrumento harmônico para a execução da canção da brincadeira, como: piano, violão, teclado, acordeon, cavaquinho, e instrumentos de percussão para as atividades propostas acima.
Textos acadêmicos: 1) SOUZA, Fernanda de. O brinquedo popular e o ensino de música na escola. Revista da ABEM, Porto Alegre, V.19, p. 75-81, mar.2008. http://www.abemeducacaomusical.org.br/Masters/revista19/revista19_artigo8.pdf
2)“A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL” http://www.revistacefac.com.br/revista82/artigo01.pdf
3) SILVA, Gabriela Flor Visnadi e. Um estudo sobre brincadeiras cantadas da infância: jogos de mãos apresentados por crianças de Florianópolis. Trabalho de Conclusão de Curso. Florianópolis, Universidade do Estado de Santa Catarina, 2004. Disponível em: http://pages.udesc.br/~c7apice/arquivos/download/TCC%20Gabriela%20Flor.pdf |
Texto sobre Brincadeira de Roda: |
Projeto Lenga La Lenga: jogos de mãos e copos |
Vídeo do jogo "Batom" |
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