17/05/2010
Andréa Vassalo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
- Realizar uma produção de texto, em duplas, de um conto de fadas, tendo como exemplo um conto original.
- Produzir textos sobre conto de fadas, acrescentando ou suprimindo elementos da narrativa original.
- Trabalhar a linguagem oral, apresentando a história produzida para a professora e os colegas.
Momento 1
1.O professor fará a leitura do conto de fadas Branca de Neve e os Sete Anões.
2. Após a leitura, os alunos deverão realizar a reprodução oral, coletiva, da história reinventando situações novas, como por exemplo:
- possuir menos anões;
- a branca de neve queimada pelo sol da floresta;
- a princesa envenenada por uma cobra;
- a bruxa transformada em lagartixa.
3. A seguir deverá ser feita a reescrita no quadro, pela professora, após todas as sugestões dadas e posterior cópia dos alunos observando a estrutura do gênero.
Momento 2
1. Sentados em círculo, o professor contará um conto de fadas conhecido pelos alunos. Sugestão: A Bela e a Fera.
2. A seguir, o professor perguntará se os alunos conhecem outra versão da história e fará o registro das respostas no quadro.
3. O professor entregará, aos alunos, o conto A Bela e a Fera em folha separada e pedirá que a leiam silenciosamente.
4. Após realizarem a leitura silenciosa, o professor pedirá que alguns alunos façam a leitura oral do conto.
5. Em duplas, os alunos irão escrever, com as suas palavras, o conto de fadas A Bela e a Fera.
a) Para realizarem a reescrita, os alunos deverão suprimir ou acrescentar algum elemento da narrativa original, modificando, em parte, a sua verdadeira história.
Exemplos: acrescentar uma fada madrinha, uma bruxa...; substituir a fera por um sapo; o castelo por uma choupana.
6. Antes de realizarem a reescrita dos textos, os alunos deverão observar, com o auxílio do professor, se:
* Há divisão em parágrafos?
* As falas das personagens estão em parágrafos distintos, iniciados por travessão?
* Há uma sequência lógica entre os parágrafos? (início, meio e fim)
* A letra maiúscula foi usada adequadamente?
* Houve modificação de parte da história, suprimindo ou acrescentando elementos da mesma?
7. Após a correção e reescrita dos contos, os alunos poderão ilustrá-los.
8. Ao final do trabalho, os alunos deverão apresentar, para o professor para os demais colegas da sala, os contos produzidos e logo após será realizado uma exposição dos mesmos no corredor da escola.
Para enriquecer sua aula: www.disney.com.br/cinema/ratatouille
Ao final de toda a atividade proposta o professor avaliará se os alunos:
- realizaram uma produção de texto, em duplas, de um conto de fadas, tendo como exemplo um conto original;
- produziram textos sobre conto de fadas, acrescentando ou suprimindo elementos da narrativa original;
- trabalharam a linguagem oral, apresentando a história produzida para a professora e os colegas.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
10/11/2010
Cinco estrelasAchei muito pratica as orientações para trabalhar conto de fadas. Valeu. Muito obrigada pela dica.